sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Reunião discute parceria ambiental, em São João da Barra

(Foto: Ascom | Divulgação)
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Alex Firme, recebeu na manhã desta quinta-feira, 02, representantes do Porto do Açu. Na pauta, estava o restabelecimento do relacionamento entre o poder executivo e a iniciativa privada, visando a resolução de parcerias ambientais em diferentes pontos do município. O encontro ocorreu no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona, onde acontecerá a próxima reunião, dia 09, às 9h.

Segundo Alex, esse primeiro momento foi fundamental para dialogar questões socioambientais e apresentar projetos e programas na busca de parcerias. “Entre as ações apresentadas estão projetos de educação ambiental e programas de distribuição de mudas nativas frutíferas e não frutíferas e de resgate da história ambiental do município”, relacionou.

O coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social do Porto do Açu, Caio Cunha, ressaltou a importância da reunião para estreitar o relacionamento e retomar assuntos essenciais no estabelecimento de parcerias, em ações e projetos, que possam gerar renda para a comunidade de São João da Barra, integrando cada vez mais o complexo portuário à sociedade sanjoanense. 

Na oportunidade, foi apresentado pelo Porto um estudo de diagnóstico sobre o processo erosivo do Rio Paraíba do Sul, no Dique do Viana, mostrando o trecho bastante comprometido. “Em função desses dados, foi feito no período da tarde, com o apoio da Defesa Civil, um levantamento fotográfico aéreo e terrestre para identificação de outros pontos de risco e vulnerabilidade do Dique – de Barcelos a São João da Barra – para futuras intervenções”, complementou Alex.

O coordenador do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, Plínio Berto, o coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, e o subcoordenador de Defesa Civil, Wellington Barreto, participaram da reunião. Representando o Porto do Açu, estavam o gerente de Sustentabilidade, João Teixeira, e a coordenadora de Responsabilidade Social, Gleide Gomes. A subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joiciara Pedra, e a coordenadora geral de Meio Ambiente, Marcelle Terra, também marcaram presença.







fonte: ascom SJB