domingo, 21 de junho de 2026

“Fale-me de Petrópolis” aborda a literatura como trajetória e missão em sua 64ª edição


O projeto "Fale-me de Petrópolis" chega à sua 64ª edição e será realizado no dia 25 de junho de 2026, quinta-feira, às 14h30. O Museu Imperial receberá como convidada a escritora Catarina Maul para mais um encontro, que acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial.

O tema desta edição será “Literatura como trajetória e missão”, abordando a literatura como instrumento de transformação e expressão cultural. A palestra apresentará reflexões sobre o papel da literatura na formação cultural, na preservação da memória e na transformação social, destacando sua importância como ferramenta de desenvolvimento humano e fortalecimento da identidade cultural.


Catarina Maul é escritora, editora do Bem Cultural, produtora e gestora cultural, representante da Literatura no Conselho Municipal de Cultura, coordenadora do Ponto de Cultura Confraria da Poesia Informal e produtora executiva do Coral dos Anjos. Sua atuação se destaca pelo incentivo à leitura, à produção literária e ao fortalecimento das iniciativas culturais em Petrópolis.

O "Fale-me de Petrópolis" é gratuito e aberto ao público.


SERVIÇO

Evento: Fale-me de Petrópolis 64ª Edição

Local: Biblioteca do Museu Imperial.

Data: 25/06/26 (quinta-feira).

Horário: 14h30.

Tema: Literatura como trajetória e missão

Convidada: Catarina Maul

Público-alvo: Interessados em geral, pesquisadores, professores, alunos do ensino médio e superior, historiadores, turismólogos, membros das academias locais, escritores e profissionais do campo literário e museal.

Investimento: Gratuito.

Aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia.

Capacidade: Aproximadamente 50 pessoas.

Museu Imperial

Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis RJ

Tel: +55 (24) 3521-4455


Funcionamento:

De terça a domingo

Palácio: 10h 18h

Jardins: 7h 18h

Pavilhão das Viaturas: 10h 18h

Loja: 10h 18h

Ingressos para visitação ao Palácio:
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)

Contatos:

Núcleo de Comunicação Museu Imperial/Ibram/MinC

Tel: +55 (24) 3521-4455

Cel: +55 (24) 98142-0066


I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso



Com o objetivo de valorizar e difundir o cinema local, Campos recebe, nesta segunda-feira (22), às 18h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, a I Mostra de Curtas-Metragens Campistas. O evento contará com as presenças de realizadores, artistas, estudantes e amantes da sétima arte, em uma noite de celebração da cultura campista. A entrada é gratuita e aberta ao público, com convites disponíveis AQUI. O evento tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Na programação estarão produções de diferentes gêneros e temáticas, evidenciando a diversidade criativa dos realizadores locais. A expectativa é que a mostra incentive novas produções, amplie a formação de público e fortaleça a presença do cinema local no cenário cultural da região.

Segundo a organização, o evento também pretende aproximar a comunidade do fazer cinematográfico, fortalecendo a identidade cultural da cidade por meio da arte e da narrativa audiovisual. "Outra questão importante é aproximar o público do município das histórias, perspectivas e experiências que compõem a identidade cultural campista", comenta Jhonattan Reis, um dos organizadores da mostra.

A iniciativa busca dar visibilidade aos curtas-metragens produzidos em Campos e/ou por cineastas do município, contribuindo para o fortalecimento do cenário audiovisual local e, também, para a promoção do encontro entre o público e obras que vêm construindo o cinema campista nos últimos anos.


Corpo em estado de decomposição é encontrado dentro de residência em Atafona

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

Um homem foi encontrado morto na manhã deste domingo (21) dentro de uma residência na Rua João Alberto Barbosa, em Atafona, distrito de São João da Barra. O corpo sobre uma cama e já apresentava estado de decomposição.

A ocorrência foi registrada após um familiar relatar que não conseguia contato com a vítima desde a última sexta-feira (19). Ao chegar ao imóvel, a pessoa entrou na residência com a ajuda de um vizinho e encontrou o homem sem sinais de vida.

A área foi isolada para o trabalho da perícia. Após os procedimentos, o corpo foi removido pelo rabecão e encaminhado para os exames de praxe. O caso foi registrado na 145ª DP da cidade, que investigará as circunstâncias da morte.


Campanha de adoção em Campos convida população a dar um novo lar a cães e gatos



O Programa Municipal de Adoção, vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Vigilância Ambiental de Campos, celebra um número importante com 2.521 pets adotados, entre cães e gatos. O órgão segue incentivando a adoção responsável de animais, ajudando os bichanos a encontrarem um novo lar, seja por meio do Canil Público Municipal, em feiras (parcerias público-privadas), ou eventos volantes, como o Morar com Saúde e Prefeitura em Ação.

Atualmente, o Canil conta com 15 cães e 13 gatos disponíveis para adoção. O espaço, que funciona na sede do CCZ, está aberto diariamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. As adoções são realizadas de maneira responsável, assegurando que os novos tutores recebam os animais já tratados, vacinados e castrados, ou com agendamento para castração.

“Mais do que acolher um animal, adotar representa um ato de amor e responsabilidade. Cada adoção abre espaço para que outros cães e gatos em situação de vulnerabilidade possam ser resgatados e receber cuidados, contribuindo para o bem-estar animal e para a saúde pública do município”, reforçou o responsável técnico pelo Canil do CCZ, o veterinário Marcelo Maeda.

Além das adoções realizadas na sede do CCZ, a Prefeitura de Campos promove continuamente eventos volantes de adoção em diversas ações municipais, como os programas Morar com Saúde e Prefeitura em Ação, ampliando o acesso da população aos animais disponíveis. O trabalho também conta com a participação em eventos promovidos pela iniciativa privada ao longo de todo o ano, fortalecendo a conscientização sobre a guarda responsável e aumentando as oportunidades de adoção.

“Nossas feiras de adoção são momentos especiais de encontro entre pessoas e pets. Cada adoção responsável libera espaço no canil, permitindo que a equipe recolha mais animais abandonados das ruas, salvando ainda mais vidas e promovendo uma cidade mais humana e equilibrada”, finalizou.

ADOTE UM PET – Quem quiser levar um animalzinho para casa deve ter idade mínima de 18 anos e apresentar originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o adotante se compromete a cuidar bem do animal.


Cardoso Moreira inaugura centro especializado em atendimento a crianças autistas


A Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira realiza, no próximo dia 23 de junho, às 18h, a inauguração do Centro de Neurodesenvolvimento Integrado, localizado na Rua Dr. Salo Brand, no bairro das Palmeiras (antiga Magnolândia).

O novo equipamento público representa um importante investimento na área da saúde, oferecendo um espaço especializado, moderno e acolhedor para o atendimento de crianças e famílias, fortalecendo as ações de inclusão, acompanhamento e cuidado com o desenvolvimento infantil.

A entrega do Centro de Neurodesenvolvimento Integrado simboliza mais um avanço da rede municipal de saúde e o compromisso da administração municipal em ampliar a qualidade dos serviços prestados à população.

A cerimônia de inauguração será aberta ao público, e toda a comunidade está convidada a conhecer esse novo espaço, que chega para transformar o cuidado especializado em Cardoso Moreira.

Serviço:
Evento: Inauguração do Centro de Neurodesenvolvimento Integrado
Data: 23 de junho
Horário: 18h
Local: Rua Dr. Salo Brand, bairro das Palmeiras (antiga Magnolândia), Cardoso Moreira/RJ


Abertura do 2º Circuito Junino agia o Centro Histórico de Campos


O clima de arraiá chegou ao Centro de Campos nesta sexta-feira (19). A festa começou antes do jogo do Brasil e a abertura da 2ª edição do Circuito Junino animou quem passava pelo Boulevard Francisco de Paula Carneiro (Calçadão), com muita dança, forró de serra, animação e energia boa no embalo da apresentação do Grupo Junino Chico Chega Mas Não Entra.

A iniciativa cultural é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), compondo o projeto “Viva+o Centro”, visando a revitalização do centro da cidade. Após a apresentação da quadrilha que levantou o público, a programação contou ainda com aulão de forró.

“A CDL está empenhada em várias ações no sentido de promover a revitalização do Centro Histórico de Campos. O Circuito Junino é apenas uma delas. Agora, com a parceria da Prefeitura, que também está realizando ações nesse sentido, estamos animados para virar essa chave de uma vez por todas na área central da cidade”, destacou o presidente da CDL, Fábio Paes.


A iniciativa da CDL Campos, de levar o Circuito Junino ao Calçadão do Centro, conta com o respaldo de diversas entidades como a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e a Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa). A abertura do circuito contou com a presença do subsecretário de Turismo de Campos, Edvar Júnior.

“A CDL enxergou muito bem em trazer esse movimento para o Centro. Está sensacional. O Calçadão está cada vez com mais vida. Quando a CDL fala ‘Viva+o Centro’, é isso. Viver um centro com movimento, com festa. Estamos muito felizes”, comentou Edvar.

O Circuito Junino volta nas próximas três sextas-feiras, sempre às 15h. No dia 26 de junho, a festa será na rua João Pessoa. Já no dia 3 de julho, na rua Santos Dumont. Por fim, o clima de arraía chega à rua Sete de Setembro, em 10 de julho.


sábado, 20 de junho de 2026

Inverno chega neste domingo (21), com passagem de frente fria


Foto: Marco Oddone

Chegou aquela época do ano em que os petropolitanos tiram os cobertores extras do armário, reforçam as camadas de roupas e buscam formas de se proteger das baixas temperaturas da Serra.

O inverno de 2026 começa, oficialmente, neste domingo (21), às 5h24, horário de Brasília, marcando o início da estação mais fria do ano, sob a influência do fenômeno El Niño.


De acordo com o Climatempo, para os primeiros dias do inverno, a previsão é de passagem de uma intensa frente fria pelo Brasil, que poderá trazer mais chuva para diversas áreas do Centro-Oeste e do interior da região Sudeste do Brasil, mantendo as condições atípicas de junho de 2026. Historicamente junho é um mês de predomínio de dias secos, com muito sol, pouca ou nenhuma chuva na maior parte do país.

Frio menos rigoroso em Petrópolis

Apesar disso, para a próxima semana, a previsão para Petrópolis é de dias mais quentes, com o aparecimento do sol acompanhado de chuva em partes dos dias. As temperaturas devem variar entre 12°C a 23°C. De quinta-feira (25) em diante, as temperaturas baixam e ficam entre 12°C e 13°C.


Chuvas dentro do esperado no outono

De março a junho deste ano, os acumulados pluviométricos em Petrópolis ficaram em torno de 310mm, índice próximo do esperado para o outono, que foi de 300mm para os três meses.


Prognóstico Climático de Inverno

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na quinta-feira (18), o Prognóstico Climático de Inverno. Nele é apontado que nesta época do ano, que segue até 22 de setembro, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, com redução de visibilidade. O famoso “ruço” conhecido pelos petropolitanos.

Essas condições favorecem a ocorrência e a propagação de queimadas e incêndios florestais, além de contribuírem para o agravamento de doenças respiratórias e outros impactos à saúde da população.

A temperatura registrada pelos termômetros representa apenas o valor medido do ar. Já a sensação térmica corresponde à forma como o corpo percebe aquela temperatura. Ela pode ser influenciada por diversos fatores, como vento, umidade, exposição ao sol e até mesmo pelas roupas utilizadas.

Por exemplo, um ambiente com 15°C e ventos intensos pode ser percebido pelo organismo como muito mais frio do que outro ambiente com a mesma temperatura, mas sem vento. Isso ocorre porque o vento acelera a perda de calor da superfície do corpo.


Polícia Militar divulga esquema especial de policiamento para Bauernfest em Petrópolis


A Secretaria de Estado de Polícia Militar vai empregar cerca de 1.200 policiais militares para garantir a segurança dos visitantes à 37ª Bauernfest, a conhecida Festa do Colono Alemão, que acontece entre 19 de junho a 5 de julho, na cidade de Petrópolis. O esquema de policiamento vai contar com pelo menos 70 policiais militares por dia, com viaturas e motos, do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), além de unidades de policiamento especializado.

O reforço estará mais concentrado em toda extensão do evento, que tem como sede o Palácio de Cristal, localizado na Praça da Rua Alfredo Pachá. Na área externa do palácio, uma esquadra do Regimento de Polícia Montada (RPMont) será empregada para dar apoio ao ordenamento do grande fluxo de público.


O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi deslocado para a cidade serrana, disponibilizando ferramentas tecnológicas, como câmeras com softwares de leitura de placas e de reconhecimento facial, além de centralizar o monitoramento por drones. Além da localização de veículos com restrição e pessoas com pendências com a Justiça, as câmeras também serão utilizadas para localização de pessoas perdidas em pontos de grande aglomeração.

Durante os 17 dias de duração do evento, as estradas que dão acesso a Petrópolis contarão com apoio de policiais militares do Comando de Polícia de Trânsito (CPTRan) e do RECOM (Ronda Especiais e Controle de Multidão).


Começa a 37ª Bauernfest no Palácio de Cristal em Petrópolis


Considerada a segunda maior festa germânica do país, a 37° Bauernfest teve início, nessa sexta-feira (19), e contará com diversas atrações ao longo dos 17 dias de evento com programações diversas por toda a Cidade Imperial.

O coordenador da literatura e mestre em história da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), professor Bruno Tamamcoldi Muniz comenta que o nome da festa celebra o historiador Gustavo Ernesto Bauer, um dos fundadores do Clube 29 de Junho e criador da Casa do Colono, guardião da memória germânica local. “O termo Bauer significa 'agricultor' em alemão, o que conecta a festa diretamente à essência dos trabalhadores rurais", disse.


Bruno conta que, desde o início do século XX, os filhos e netos dos pioneiros germânicos já mantinham viva a chama de suas origens. No bairro Fazenda Inglesa, pequenas quermesses organizadas em casas e barracões eram o cenário de reencontros embalados por músicas, danças e os sabores afetivos da culinária germânica. “Em 1983 que essa iniciativa familiar ganhou um novo propósito: transformar-se em uma festa pública, capaz de difundir a história e as tradições dos colonos para toda Petrópolis. Nascia ali, com duração de três dias, o primeiro Festival Germânico”.

Sobre o local escolhido para a estreia, o professor explica que foram escolhidos os arredores do Palácio de Cristal, que foi construído inicialmente para abrigar as exposições agrícolas e a sua bela praça, onde está fincado o cruzeiro que demarca a chegada dos pioneiros. “Aquele já era o ponto de encontro habitual das famílias alemãs para piqueniques, jogos e brincadeiras de final de semana, mas havia ali outra conexão afetiva profunda”.


O professor explica que o ponto já era conhecido como a Praça da Confluência, por se tratar de um ponto de encontro geográfico entre os rios Quitandinha e Palatinado, servindo de alusão à Praça de Koblenz, localizada no oeste alemão, onde os Rios Reno e Mosela se cruzam na Alemanha.

É contado por Bruno que, em 1990, por conta de uma parceria estratégica entre o Clube 29 de Junho, os idealizadores da festa e a Prefeitura, o evento foi profissionalizado, onde houve um crescimento exponencial que moldou o festival ao formato que é conhecido nos dias atuais. “A Bauernfest é uma celebração que possui uma identidade marcante, que se renova a cada ano para encantar novos visitantes e abraçar seu público fiel, consolidando-se como um pilar essencial do calendário turístico e cultural do estado e do país”.

O professor conclui ressaltando como a celebração de Petrópolis impõe-se pela escala da sua autenticidade, não nascendo de um plano de marketing ou de uma atração criada para o turismo de massa, mas sim, sendo criada de maneira orgânica dos quintais da Fazenda Inglesa e da memória afetiva de famílias que transformaram a dor da imigração em orgulho comunitário. “Não se trata apenas de chopp, gastronomia e turismo, e veja, são importantes, mas, trata-se de honrar o solo, os rios e o legado de Gustavo Ernesto Bauer e tantos outros”, concluiu.




Grupo IMNE comunica decisão sobre contrato de prestação de serviços ao SUS de Oncologia


O Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia Ltda. (Grupo IMNE), CNPJ: 29251097/0001-97, informa à população de Campos dos Goytacazes e região que comunicou formalmente à Secretaria Municipal de Saúde sua decisão de não prorrogar o Contrato nº 005C/2024, atualmente vigente para a prestação de serviços complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS), cujo término ocorrerá em 23 de agosto de 2026.

A comunicação foi realizada em 26 de março de 2026, com antecedência superior aos 120 dias previstos contratualmente, cumprindo integralmente as obrigações estabelecidas no contrato firmado com o Município.

Atendimento continuará normalmente até o término do contrato

O Grupo IMNE esclarece que todos os atendimentos atualmente prestados aos pacientes do SUS continuam e continuarão sendo realizados normalmente até o dia 23 de agosto de 2026, sem qualquer interrupção dos serviços contratados.

A decisão comunicada refere-se exclusivamente à não renovação do contrato após a data estabelecida para o seu término, não afetando a assistência prestada durante sua vigência.

Motivos da decisão

A decisão foi tomada após anos de diálogo com os gestores municipais, estaduais e federais sobre as dificuldades econômicas enfrentadas pelas instituições privadas que prestam serviços ao SUS.

  • Entre os fatores que motivaram a medida estão:A defasagem histórica da tabela de remuneração do SUS, sem reajustes compatíveis com a elevação dos custos operacionais;
  • O aumento contínuo das despesas com medicamentos, insumos hospitalares e mão de obra;
  • O impacto financeiro decorrente da implementação do piso salarial nacional da enfermagem, pelo qual o Grupo IMNE não recebe qualquer complemento apesar de estar prestando serviço ao SUS;
  • Empresa proprietária do imóvel onde são prestados os serviços de oncologia notificou/formalizou a solicitação de reintegração do prédio;
  • A ausência de medidas concretas capazes de assegurar a sustentabilidade da prestação dos serviços.

Conforme informado na notificação encaminhada ao Município, essas preocupações vêm sendo apresentadas às autoridades de saúde desde o ano de 2023, por meio de reuniões e ofícios institucionais, sem que qualquer providência tenha sido adotada pelo Poder Público.

Garantia da continuidade da assistência aos pacientes

Na mesma comunicação, o Grupo IMNE solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde elabore e implemente, com a antecedência necessária, um plano de contingência para o encaminhamento dos pacientes atualmente assistidos pela instituição, garantindo a continuidade dos tratamentos na rede pública ou junto a outros prestadores credenciados ao SUS.

A instituição destacou que o Município de Campos dos Goytacazes e a Região Norte Fluminense dispõem de alternativas para absorção da demanda atualmente atendida pelo Grupo IMNE, informação corroborada pela Secretária Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro em ofício recente, endereçado à Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. No caso da assistência oncológica, a região dispõe de outras três instituições habilitadas como Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e conveniadas ao SUS: a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, o Hospital Escola Álvaro Alvim e o Hospital São João Batista (Macaé)

Compromisso com a população

O Grupo IMNE reafirma seu compromisso histórico com a saúde da população de Campos dos Goytacazes e de toda a Região Norte Fluminense.

Durante todo o período restante de vigência contratual, a instituição continuará prestando seus serviços com a qualidade, a responsabilidade e a dedicação que sempre marcaram sua atuação.

O objetivo da comunicação antecipada foi justamente permitir que o Poder Público tenha tempo suficiente para planejar a transição dos pacientes de forma organizada, segura e sem prejuízos à continuidade da assistência em saúde.

Campos dos Goytacazes, 19 de junho de 2026.

Instituto de Medicina Nuclear e Endocrinologia Ltda. (IMNE)