quinta-feira, 25 de junho de 2026

Ministério da Justiça investiga Cazé TV por propaganda abusiva de bets


O Ministério da Justiça abriu um processo para investigar a CazéTV por suposta propaganda abusiva de apostas online, as bets. A investigação, instaurada nesta quarta-feira (24), foca na divulgação de promoções durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo de 2026.

Segundo a pasta, o canal foi notificado e informou que fará ajustes para seguir a lei. O órgão identificou transmissões que vão além da publicidade comum: as mensagens estimulavam o público a apostar imediatamente com promessas de ganhos mais altos, o que é proibido.

O ofício cita três casos nos jogos de Argentina, Inglaterra e Uruguai. Em um deles, narradores incentivavam o uso de QR Code. Em outro, o jornalista Casimiro Miguel comentou sobre o valor de uma recompensa da operadora KTO para um placar que, no fim, terminou zerado.

O documento é assinado por Daniel Amaral Nunes Carnaúba, diretor substituto do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

“Os registros audiovisuais acostados aos autos revelam, em tese, elementos que podem guardar relação com as hipóteses vedadas pela regulamentação setorial. (…) A divulgação de oportunidades promocionais vinculadas a partidas específicas, a utilização de mensagens que incentivam a realização imediata de apostas, a apresentação de odds majoradas acompanhadas de comentários destinados a reforçar a atratividade das ofertas anunciadas e a associação entre a paixão pelo futebol e a prática de apostas esportivas constituem circunstâncias que demandam análise quanto à sua compatibilidade com os princípios do jogo responsável, da transparência e da informação adequada ao consumidor”, escreveu Daniel.

As odds são os multiplicadores que indicam quanto o apostador irá receber sobre a quantia investida na plataforma. Quanto menor for a tendência pelo resultado em questão, maiores são os valores de retorno ao usuário.

Uma portaria de 2024 proíbe propagandas que sugiram ganho fácil ou estimulem a prática excessiva de jogos. O Código de Defesa do Consumidor também veda publicações que se aproveitem da falta de experiência do público ou induzam a comportamentos prejudiciais.

A Secretaria de Prêmios e Apostas confirmou que analisa o caso e já notificou os envolvidos. O órgão monitora o mercado de apostas na Copa do Mundo para garantir o cumprimento das regras de publicidade e os princípios do jogo responsável e da transparência.



Casa da Princesa Isabel vira palco de nova disputa judicial entre herdeiros da Família Imperial



Poucos meses antes da Proclamação da República, em 1889, a escadaria da Casa da Princesa Isabel, em Petrópolis, foi cenário de um dos registros mais emblemáticos da história do Brasil. Em 23 de maio daquele ano, Dom Pedro II reuniu sete integrantes da Família Imperial para uma fotografia feita por Otto Hees. A imagem tornou-se conhecida como o último retrato da família real em território brasileiro antes do exílio imposto após a mudança do regime político.

Mais de um século depois, o mesmo imóvel voltou ao centro das atenções, desta vez por causa de uma disputa judicial entre descendentes da antiga Casa Imperial. A residência histórica, localizada no Centro de Petrópolis, tornou-se objeto de uma ação de reintegração de posse que expõe divergências familiares envolvendo a Companhia Imobiliária de Petrópolis e integrantes da família Orléans e Bragança.


Segundo reportagem do jornal O Globo, a nova ação ocorre poucos dias após outro conflito patrimonial envolvendo imóveis históricos da antiga monarquia brasileira ganhar repercussão. Dom Pedro Tiago de Orléans e Bragança, herdeiro de Dom Pedro II, conseguiu na Justiça uma liminar para retornar ao Palácio do Grão-Pará, após relatar ter sido impedido de acessar o imóvel. Naquele processo, a Companhia Imobiliária de Petrópolis figurou como ré, embora tenha entre seus sócios três descendentes da Família Imperial, incluindo Pedro Carlos de Bourbon de Orléans e Bragança, pai de Pedro Tiago e diretor da empresa.

Segundo andar é alvo da disputa

Paralelamente ao caso do Palácio do Grão-Pará, outro processo tramita na 2ª Vara Cível de Petrópolis tendo como objeto a Casa da Princesa Isabel.

Desta vez, a Companhia Imobiliária de Petrópolis aparece como autora da ação de reintegração de posse, protocolada em 28 de maio. Segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, até o momento não há decisão judicial sobre o pedido.

O processo teve início após petição apresentada em 5 de maio pelo advogado Arthur Leonardo Motta de Gomes Tostes, representante da companhia. No documento, a empresa sustenta ser proprietária do imóvel situado na Avenida Koeler, nº 42, no Centro Histórico de Petrópolis, onde mantém sua sede administrativa no pavimento térreo.

A controvérsia envolve exclusivamente o segundo andar do casarão

De acordo com a ação, o espaço havia sido cedido em regime de comodato — modalidade de empréstimo gratuito — ao sócio Francisco Humberto de Bourbon de Orléans e Bragança. Após o término de seu casamento, ele deixou a residência, enquanto sua ex-esposa, Maria Cristina Schmidt Peçanha de Orléans e Bragança, e o filho do casal, Francisco Theodoro Peçanha de Orléans e Bragança, permaneceram ocupando o imóvel.


Tentativa de acordo antecedeu ação

Segundo a Companhia Imobiliária de Petrópolis, depois da saída de Francisco Humberto foram iniciadas negociações para regularizar a permanência dos ocupantes mediante contrato de locação.

A empresa afirma que propôs a celebração de um contrato de aluguel, argumentando que o comodato havia sido firmado exclusivamente em favor de Francisco Humberto e que não se estendia aos demais moradores.

Na petição, a companhia relata que buscou contato por telefone e por e-mail, mas não obteve resposta.

Posteriormente, foi encaminhada uma notificação extrajudicial, cujo prazo terminou em 18 de abril. Segundo a empresa, a ausência de manifestação levou ao ajuizamento da ação.

No processo, a Companhia sustenta que, após o encerramento do prazo da notificação, “os réus passaram a praticar esbulho possessório e exercer a posse de forma precária e resistida, ostentando flagrante má-fé, uma vez a notificação sequer foi respondida”.

Como alternativa, a empresa propõe a cobrança de aluguel mensal de R$ 2,5 mil pelo uso do imóvel. O valor, segundo a ação, é inferior à média dos aluguéis cobrados pela companhia para imóveis comerciais localizados no Centro de Petrópolis, estimada em aproximadamente R$ 4 mil.

Defesa contesta versão apresentada

Procurado pela reportagem do Globo, Francisco Theodoro de Orléans e Bragança afirmou que apresentará sua versão no curso do processo judicial.

Por escrito, declarou que “as alegações da Companhia Imobiliária de Petrópolis são unilaterais e serão tratadas nos autos, por meio da defesa técnica” na ação judicial que ainda está em andamento.

A reportagem também buscou posicionamento da Companhia Imobiliária de Petrópolis e do advogado Arthur Leonardo Motta de Gomes Tostes, mas não recebeu resposta até a última atualização do texto.


Patrimônio histórico preserva memória da monarquia

Muito além da disputa judicial, a Casa da Princesa Isabel permanece como um dos imóveis históricos mais importantes de Petrópolis.

O palácio foi adquirido pela Princesa Isabel e por seu marido, o Conde d’Eu, em 1876. Antes disso, pertenceu ao Barão do Pilar, título concedido por Dom Pedro II a José Pedro da Motta Sayão, integrante da primeira diretoria do Banco do Brasil.

O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e preserva características originais da arquitetura neoclássica do período imperial. Sua fachada mantém o tradicional tom Rosa Grão-Pará, utilizado em residências ligadas à Família Imperial.

Outro símbolo histórico do imóvel são os jardins, onde permanecem camélias brancas plantadas pela própria Princesa Isabel. As flores tornaram-se conhecidas como um dos principais símbolos do movimento abolicionista no Brasil.


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Alerj nomeou 30 servidores exonerados por Ricardo Couto: confira a lista dos deputados


Desde abril, pelo menos 30 pessoas exoneradas pelo governador em exercício Ricardo Couto foram nomeadas para cargos na Alerj. As contratações ocorreram tanto na estrutura administrativa da Casa quanto em gabinetes de 13 deputados estaduais, em sua maioria integrantes da base que dava sustentação ao governo anterior de Cláudio Castro (PL).

A lista nominal completa dos 30 servidores não foi divulgada na íntegra pelas reportagens jornalísticas, pois o levantamento feito pela imprensa cruzou dados em massa dos Diários Oficiais do Executivo e do Legislativo.

A Folha de S.Paulo e o Portal UOL revelaram os nomes dos deputados que realizaram as contratações, a divisão dos cargos e os salários dessa movimentação política na Alerj.

Onde os servidores foram alocados

Das 30 nomeações identificadas, 13 foram destinadas à estrutura administrativa interna da Alerj e as outras 17 foram distribuídas pelos gabinetes de 13 deputados estaduais:Estrutura Administrativa (13 vagas): Foram destinadas 6 pessoas para a assessoria especial de plenário, 2 para assistência da presidência, 2 para o departamento de legislação pessoal, e o restante dividido entre assuntos legislativos, consultoria de planejamento/orçamento e subsecretaria da escola do legislativo.
Gabinetes dos Deputados (17 vagas): Os funcionários foram realocados principalmente por parlamentares que integravam a base do governo anterior.


Lista de deputados que contrataram os exonerados

Os ex-comissionados do governo de Ricardo Couto foram contratados nos gabinetes dos seguintes deputados:

  • Douglas Ruas (PL) — Atual presidente da Alerj (nomeou uma assessora e um motorista de sua confiança)
  • Gustavo Tutuca (PP) — Ex-secretário de Turismo (realocou nove assessores que trabalhavam com ele na secretaria)
  • Bruno Dauaire (União Brasil)
  • Anderson Moraes (PL)
  • Dionísio Lins (PP)
  • Vitor Junior (PDT)
  • Carlos Augusto (PL)
  • Renan Jordy (PL)
  • Giselle Monteiro (PL)
  • Filipe Soares (PSDB)
  • Pedro Brazão (PSDB)
  • Rodrigo Amorim (PL)
  • Sarah Poncio (Solidariedade)
Valores dos Salários

Os vencimentos dos servidores realocados no Legislativo variam entre R$ 1.500 e R$ 8.800, dependendo do cargo ocupado.

As assessorias dos deputados e a própria Alerj informaram que as contratações seguiram estritamente critérios técnicos e de experiência na área de administração pública. O governo de Ricardo Couto não se manifestou especificamente sobre as nomeações do Legislativo, mas destacou que suas demissões visam economizar R$ 230 milhões até o fim do ano.



Com informações Folha de São Paulo

Agência dos EUA estima até 100 mil mortes após forte terremoto na Venezuela


Dois fortes terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela nesta quarta-feira (24), causando danos em prédios de Caracas, mobilização de equipes de emergência e momentos de pânico entre moradores. Os tremores também foram sentidos em diversas regiões do Norte do Brasil, na Colômbia e em ilhas do Caribe.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) divulgou uma avaliação preliminar indicando que o forte terremoto que atingiu a Venezuela pode provocar um elevado número de vítimas e causar danos de grande escala.

Segundo a agência, há probabilidade de que o desastre resulte em milhares de mortes, com uma estimativa inicial que varia entre 10 mil e 100 mil vítimas fatais.

O USGS ressalta que a projeção foi gerada por um modelo automático de estimativa de impactos e poderá ser atualizada conforme as autoridades locais divulgarem novas informações sobre a extensão dos danos e o número de vítimas.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os dois eventos sísmicos ocorreram com epicentros próximos. O tremor mais forte, de magnitude 7,5, foi registrado próximo à cidade de Montalbán, a cerca de 168 quilômetros da capital venezuelana, com profundidade de aproximadamente 13 quilômetros.

Outro terremoto, de magnitude 7,2, teve epicentro próximo à cidade de San Felipe, a cerca de 24 quilômetros do município, com profundidade de 21,9 quilômetros. Um segundo registro apontou tremor próximo à cidade de Morón, a aproximadamente 16 quilômetros de distância e 10 quilômetros de profundidade.

Em Caracas, moradores relataram fortes oscilações nos edifícios e correram para as ruas em busca de segurança. Testemunhas informaram o surgimento de rachaduras em fachadas e apartamentos, além da quebra de vidros em alguns prédios.

De acordo com relatos divulgados pela agência Reuters, caminhões do Corpo de Bombeiros foram mobilizados em diferentes áreas da capital. Vídeos compartilhados por moradores mostram danos estruturais em edifícios e movimentação intensa das equipes de emergência.

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou à televisão estatal que houve registros de prédios que desabaram na capital.

Tremor foi sentido no Brasil e em outros países

Os abalos sísmicos foram percebidos em vários pontos do Norte do Brasil, incluindo Manaus, Belém, Amapá e Roraima. Em algumas localidades, moradores deixaram prédios por precaução.

Na Colômbia, também houve relatos de tremores, enquanto réplicas continuaram sendo registradas após os terremotos principais.

Além dos danos materiais, moradores de Caracas relataram interrupções no fornecimento de energia elétrica e falhas nos serviços de internet logo após os abalos.

Alerta de tsunami foi cancelado

Após os terremotos, o sistema de alerta de tsunami dos Estados Unidos emitiu um aviso sobre a possibilidade de ondas perigosas em áreas costeiras localizadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro, incluindo Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas.

Pouco tempo depois, porém, as autoridades cancelaram o alerta, descartando riscos significativos para a região.


Pesquisa Gerg: Flávio tem 42% e Lula, 40% em eventual 2° turno


O senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem tecnicamente empatados tanto no primeiro quanto segundo turno, em pesquisa da Gerp publicada nesta quarta-feira (24).

Os dados apontam que, em um cenário de primeiro turno, Lula possui 37% das intenções de voto contra 34% de Flávio. Ronaldo Caiado aparece como terceiro colocado com 4%, seguido por Renan Santos com 3% e Romeu Zema com 3%.

Já em um eventual segundo turno, Flávio surge à frente com 42% das intenções de voto, enquanto Lula soma 40%. Como a margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais, ou para menos, o resultado trata-se de um empate técnico.



Pela primeira vez, um cão compõe a mesa de honra da Câmara do Rio


Um cachorro integrou a mesa de honra de uma solenidade oficial da Câmara do Rio pela primeira vez na história. O cão Leão, resgatado ferido sob um viaduto em São Conrado em 2024, participou nesta quarta-feira (24) da cerimônia de uma entrega da Medalha São Francisco de Assis e recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento.

A solenidade, proposta pelo vereador Flávio Valle (PSD), homenageou os médicos-veterinários Aysha Tawfic e João Vitor Siqueira Rude, reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no cuidado e resgate de animais.

A presença de Leão simbolizou o trabalho dos profissionais homenageados. Resgatado em estado grave e sem conseguir andar, o animal foi tratado pela veterinária Aysha Tawfic e posteriormente adotado pela servidora pública Giselle, sua atual tutora.

Durante a cerimônia, Aysha destacou a emoção de reencontrar Leão em um momento de celebração. Segundo ela, o animal chegou à clínica em condições extremamente debilitadas e precisou de atendimento intensivo para sobreviver. A veterinária também ressaltou a importância de iniciativas de acolhimento e adoção responsável.

Autor da homenagem, o vereador Flávio Valle ressaltou a atuação dos profissionais homenageados e a relevância do trabalho desenvolvido em defesa dos animais: “o cuidado com os animais, sejam domésticos ou silvestres, é essencial para a sociedade, porque salva vidas e preserva o equilíbrio ambiental.”

Em seu discurso, João Vitor Siqueira Rude chamou atenção para a importância da preservação da fauna silvestre e sua relação com as políticas públicas ambientais. O veterinário afirmou que a proteção desses animais contribui diretamente para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a conservação das áreas verdes.

Além de integrar a mesa de honra, Leão recebeu uma homenagem pelo exemplo de superação e pelo vínculo construído com sua tutora. A cerimônia também destacou a adoção responsável como instrumento de transformação na vida dos animais resgatados.


Prefeitura de Petrópolis revitaliza chafarizes em três praças da cidade

Foto: Luiz Conti


A Prefeitura concluiu a revitalização dos chafarizes das praças da Liberdade, Matriz de Cascatinha e Visconde de Mauá (Praça da Águia). Os serviços foram executados pela Comdep e os equipamentos, que receberam manutenção completa, já estão funcionando normalmente.



Os serviços incluíram a reforma das bombas e dos bicos, além da lavagem, pintura e manutenção geral das estruturas. “Esses chafarizes são elementos importantes da paisagem urbana e merecem atenção permanente. Nossas equipes realizaram um trabalho completo para devolver o funcionamento e a beleza desses espaços tão frequentados pela população”, afirmou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, ressaltando ainda o empenho das equipes na execução dos serviços.


No Bosque do Imperador, a Comdep também está executando serviços de manutenção após o espaço ter sido recentemente alvo de vandalismo, mesmo após obras de revitalização. A Praça da Inconfidência também está no cronograma de ações e receberá o mesmo tipo de intervenção, dentro do trabalho contínuo de cuidado e preservação dos espaços públicos do município.


Nova lei fortalece a transparência no atendimento às demandas da causa animal


A Lei nº 9.298/26, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, determina a divulgação semanal, no Portal da Transparência da Prefeitura de Petrópolis, da listagem de demandas e denúncias recebidas pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COBEA).

A publicação deverá informar a data em que a denúncia ou solicitação foi protocolada, bem como as providências adotadas pelo órgão responsável. A medida busca garantir maior transparência nos atendimentos relacionados a casos de abandono, maus-tratos e outras demandas ligadas à causa animal.

A nova legislação permitirá que cidadãos, denunciantes, órgãos de controle e a sociedade em geral acompanhem de forma mais efetiva o andamento das ocorrências registradas junto à COBEA, fortalecendo a fiscalização e o controle social sobre os serviços prestados.

“A transparência é uma ferramenta fundamental para garantir eficiência, confiança e respeito às demandas da população. Com essa medida, ampliamos o acesso à informação e fortalecemos a proteção animal em nosso município”, destacou a vereadora Gilda Beatriz.

Com a Lei nº 9.298/26, Petrópolis avança na promoção da transparência pública e reforça o compromisso com a causa animal, garantindo mais visibilidade às ações realizadas pelo poder público em defesa do bem-estar dos animais.


Prefeito de Quissamã aperta a mão de três pré-candidatos a governador em menos de uma semana


Em época de Copa do Mundo, o prefeito de Quissamã, Marcelo Batista (PP), está vestindo todas as camisas da política fluminense. Em menos de uma semana, ele apertou a mão de três pré-candidatos ao governo do estado.

O político do interior fluminense esteve com Eduardo Paes (PSD), André Português (Republicanos) e Douglas Ruas (PL).

Na semana passada, o prefeito recebeu em Quissamã a visita de Paes e do deputado federal Pedro Paulo (PSD). Os três chegaram a posar juntos para uma foto. Na mesma semana, André Português também passou pelo município e garantiu seu retrato ao lado de Marcelo Batista.


Por fim, nesta segunda (22), Marcelo foi ao Centro para participar da reunião com Douglas Ruas (PL) — que, segundo o presidente da Alerj, reuniu mais de 50 prefeitos da Baixada Fluminense e do interior. Neste encontro, não teve foto, mas o prefeito de Quissamã é visto entre os presentes nos registros feitos por quem estava lá.

Nos corredores da Prefeitura de Quissamã, já rola o bolão para descobrir quem será o próximo pré-candidato a “ter o apoio” de Marcelo; Anthony Garotinho (Republicanos) é a principal aposta.




terça-feira, 23 de junho de 2026

Primeiro fim de semana da 37ª Bauernfest registra mais de 400 ônibus e vans de turismo



A 37ª Bauernfest Festa do Colono Alemão começou com uma grande movimentação de visitantes. Neste primeiro fim de semana da Festa (19 e 21 de junho), 404 ônibus e vans de turismo passaram pelos pontos de adesivação instalados pela Prefeitura nos acessos do Bingen, Quitandinha e Retiro. O número consolida a Bauernfest como um dos principais eventos turísticos do calendário da cidade e do estado.

A operação organizada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), garante o ordenamento do fluxo de veículos durante a Festa. Os ônibus e vans são direcionados para pontos específicos de desembarque e estacionamento, permitindo que os visitantes tenham acesso facilitado ao Centro Histórico. A estratégia busca evitar a concentração de veículos de turismo nas áreas mais movimentadas da cidade e garantir melhores condições de circulação para moradores e turistas.


Ocupação hoteleira demonstra o grande fluxo de turistas

O movimento registrado nas ruas também foi percebido na rede de hospedagem. De acordo com levantamento realizado pelo Disque Turismo, durante o primeiro fim de semana da Festa, a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 73,67%. No primeiro distrito, a ocupação chegou a 78,18%. Já nos demais distritos, incluindo Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse, a média foi de 69,16%.

“A Bauernfest tem uma importância que vai muito além da programação cultural. A Festa gera circulação de pessoas, fortalece a rede de hospedagem, movimenta os empreendimentos locais e cria um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico. Ver a cidade recebendo visitantes e registrando bons índices de ocupação é um resultado que beneficia todo o município”, destacou o secretário de Turismo, Nei Carvalho.


Segurança Festa segura para todos

No primeiro fim de semana da Bauernfest também não foi registrada nenhuma ocorrência grave pelas equipes de segurança - Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM), reforçando que o título que Petrópolis conquistou por dois anos consecutivos de Cidade Mais Segura do Estado.


Equipes da Secretaria de Direitos e Políticas para as Mulheres também promovem ações de sensibilização durante o primeiro fim de semana da Bauernfest. Foram distribuídos materiais informativos sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e informações sobre a rede de apoio e acolhimento de Petrópolis para mulheres vítimas de violência.

A 37ª Bauernfest vai até 05 de julho e a programação completa está no site da Prefeitura ( petropolis.rj.gov.br ).