quarta-feira, 24 de junho de 2026

Pela primeira vez, um cão compõe a mesa de honra da Câmara do Rio


Um cachorro integrou a mesa de honra de uma solenidade oficial da Câmara do Rio pela primeira vez na história. O cão Leão, resgatado ferido sob um viaduto em São Conrado em 2024, participou nesta quarta-feira (24) da cerimônia de uma entrega da Medalha São Francisco de Assis e recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento.

A solenidade, proposta pelo vereador Flávio Valle (PSD), homenageou os médicos-veterinários Aysha Tawfic e João Vitor Siqueira Rude, reconhecidos pelo trabalho desenvolvido no cuidado e resgate de animais.

A presença de Leão simbolizou o trabalho dos profissionais homenageados. Resgatado em estado grave e sem conseguir andar, o animal foi tratado pela veterinária Aysha Tawfic e posteriormente adotado pela servidora pública Giselle, sua atual tutora.

Durante a cerimônia, Aysha destacou a emoção de reencontrar Leão em um momento de celebração. Segundo ela, o animal chegou à clínica em condições extremamente debilitadas e precisou de atendimento intensivo para sobreviver. A veterinária também ressaltou a importância de iniciativas de acolhimento e adoção responsável.

Autor da homenagem, o vereador Flávio Valle ressaltou a atuação dos profissionais homenageados e a relevância do trabalho desenvolvido em defesa dos animais: “o cuidado com os animais, sejam domésticos ou silvestres, é essencial para a sociedade, porque salva vidas e preserva o equilíbrio ambiental.”

Em seu discurso, João Vitor Siqueira Rude chamou atenção para a importância da preservação da fauna silvestre e sua relação com as políticas públicas ambientais. O veterinário afirmou que a proteção desses animais contribui diretamente para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a conservação das áreas verdes.

Além de integrar a mesa de honra, Leão recebeu uma homenagem pelo exemplo de superação e pelo vínculo construído com sua tutora. A cerimônia também destacou a adoção responsável como instrumento de transformação na vida dos animais resgatados.


Prefeitura de Petrópolis revitaliza chafarizes em três praças da cidade

Foto: Luiz Conti


A Prefeitura concluiu a revitalização dos chafarizes das praças da Liberdade, Matriz de Cascatinha e Visconde de Mauá (Praça da Águia). Os serviços foram executados pela Comdep e os equipamentos, que receberam manutenção completa, já estão funcionando normalmente.



Os serviços incluíram a reforma das bombas e dos bicos, além da lavagem, pintura e manutenção geral das estruturas. “Esses chafarizes são elementos importantes da paisagem urbana e merecem atenção permanente. Nossas equipes realizaram um trabalho completo para devolver o funcionamento e a beleza desses espaços tão frequentados pela população”, afirmou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, ressaltando ainda o empenho das equipes na execução dos serviços.


No Bosque do Imperador, a Comdep também está executando serviços de manutenção após o espaço ter sido recentemente alvo de vandalismo, mesmo após obras de revitalização. A Praça da Inconfidência também está no cronograma de ações e receberá o mesmo tipo de intervenção, dentro do trabalho contínuo de cuidado e preservação dos espaços públicos do município.


Nova lei fortalece a transparência no atendimento às demandas da causa animal


A Lei nº 9.298/26, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, determina a divulgação semanal, no Portal da Transparência da Prefeitura de Petrópolis, da listagem de demandas e denúncias recebidas pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal (COBEA).

A publicação deverá informar a data em que a denúncia ou solicitação foi protocolada, bem como as providências adotadas pelo órgão responsável. A medida busca garantir maior transparência nos atendimentos relacionados a casos de abandono, maus-tratos e outras demandas ligadas à causa animal.

A nova legislação permitirá que cidadãos, denunciantes, órgãos de controle e a sociedade em geral acompanhem de forma mais efetiva o andamento das ocorrências registradas junto à COBEA, fortalecendo a fiscalização e o controle social sobre os serviços prestados.

“A transparência é uma ferramenta fundamental para garantir eficiência, confiança e respeito às demandas da população. Com essa medida, ampliamos o acesso à informação e fortalecemos a proteção animal em nosso município”, destacou a vereadora Gilda Beatriz.

Com a Lei nº 9.298/26, Petrópolis avança na promoção da transparência pública e reforça o compromisso com a causa animal, garantindo mais visibilidade às ações realizadas pelo poder público em defesa do bem-estar dos animais.


Prefeito de Quissamã aperta a mão de três pré-candidatos a governador em menos de uma semana


Em época de Copa do Mundo, o prefeito de Quissamã, Marcelo Batista (PP), está vestindo todas as camisas da política fluminense. Em menos de uma semana, ele apertou a mão de três pré-candidatos ao governo do estado.

O político do interior fluminense esteve com Eduardo Paes (PSD), André Português (Republicanos) e Douglas Ruas (PL).

Na semana passada, o prefeito recebeu em Quissamã a visita de Paes e do deputado federal Pedro Paulo (PSD). Os três chegaram a posar juntos para uma foto. Na mesma semana, André Português também passou pelo município e garantiu seu retrato ao lado de Marcelo Batista.


Por fim, nesta segunda (22), Marcelo foi ao Centro para participar da reunião com Douglas Ruas (PL) — que, segundo o presidente da Alerj, reuniu mais de 50 prefeitos da Baixada Fluminense e do interior. Neste encontro, não teve foto, mas o prefeito de Quissamã é visto entre os presentes nos registros feitos por quem estava lá.

Nos corredores da Prefeitura de Quissamã, já rola o bolão para descobrir quem será o próximo pré-candidato a “ter o apoio” de Marcelo; Anthony Garotinho (Republicanos) é a principal aposta.




terça-feira, 23 de junho de 2026

Primeiro fim de semana da 37ª Bauernfest registra mais de 400 ônibus e vans de turismo



A 37ª Bauernfest Festa do Colono Alemão começou com uma grande movimentação de visitantes. Neste primeiro fim de semana da Festa (19 e 21 de junho), 404 ônibus e vans de turismo passaram pelos pontos de adesivação instalados pela Prefeitura nos acessos do Bingen, Quitandinha e Retiro. O número consolida a Bauernfest como um dos principais eventos turísticos do calendário da cidade e do estado.

A operação organizada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), garante o ordenamento do fluxo de veículos durante a Festa. Os ônibus e vans são direcionados para pontos específicos de desembarque e estacionamento, permitindo que os visitantes tenham acesso facilitado ao Centro Histórico. A estratégia busca evitar a concentração de veículos de turismo nas áreas mais movimentadas da cidade e garantir melhores condições de circulação para moradores e turistas.


Ocupação hoteleira demonstra o grande fluxo de turistas

O movimento registrado nas ruas também foi percebido na rede de hospedagem. De acordo com levantamento realizado pelo Disque Turismo, durante o primeiro fim de semana da Festa, a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 73,67%. No primeiro distrito, a ocupação chegou a 78,18%. Já nos demais distritos, incluindo Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse, a média foi de 69,16%.

“A Bauernfest tem uma importância que vai muito além da programação cultural. A Festa gera circulação de pessoas, fortalece a rede de hospedagem, movimenta os empreendimentos locais e cria um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico. Ver a cidade recebendo visitantes e registrando bons índices de ocupação é um resultado que beneficia todo o município”, destacou o secretário de Turismo, Nei Carvalho.


Segurança Festa segura para todos

No primeiro fim de semana da Bauernfest também não foi registrada nenhuma ocorrência grave pelas equipes de segurança - Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM), reforçando que o título que Petrópolis conquistou por dois anos consecutivos de Cidade Mais Segura do Estado.


Equipes da Secretaria de Direitos e Políticas para as Mulheres também promovem ações de sensibilização durante o primeiro fim de semana da Bauernfest. Foram distribuídos materiais informativos sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e informações sobre a rede de apoio e acolhimento de Petrópolis para mulheres vítimas de violência.

A 37ª Bauernfest vai até 05 de julho e a programação completa está no site da Prefeitura ( petropolis.rj.gov.br ).


TCE-RJ prevê arranjos florais, espumante e vinho branco em contrato de bufê de R$ 5,9 milhões



O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) prepara uma licitação estimada em R$ 5,9 milhões para serviços de bufê e infraestrutura de apoio para eventos institucionais — e o detalhamento da contratação revela que nem tudo serão flores nas recepções oficiais.

O termo de referência informa que a futura contratada será responsável não apenas pelo fornecimento de alimentos e bebidas. O documento destaca expressamente a preocupação do TCE-RJ com a manutenção da decoração, ao prever responsabilidades relacionadas ao “bom estado de conservação dos itens de infraestrutura” e ao “perfeito estado dos arranjos florais durante a recepção”.

A contratação contempla quatro modalidades distintas de ornamentação floral para eventos oficiais do tribunal, reforçando a preocupação estética nas solenidades promovidas pela Corte.

Os outros protagonistas das recepções do TCE-RJ

Entre os itens previstos no cardápio institucional aparecem bebidas tradicionalmente associadas a eventos protocolares. O Anexo A, que detalha os serviços de bufê, prevê o fornecimento de espumante e vinho branco em determinadas modalidades de recepção, além de outras bebidas destinadas aos convidados.

O objeto da contratação prevê a realização de “recepções oficiais, de interesse institucional, e correlatos no âmbito do TCE-RJ”, abrangendo “o fornecimento de alimentos, bebidas, equipamentos, materiais de apoio, pessoal qualificado, e demais recursos necessários”.

O pregão eletrônico tem valor global estimado em R$ 5.925.738,10 para um contrato com vigência inicial de 24 meses, podendo ser prorrogado até o limite de dez anos previsto na Lei de Licitações.

Na prática, o TCE-RJ se prepara para contratar uma estrutura completa de eventos, com recepcionistas, mestres de cerimônia, garçons, copeiros, mobiliário, decoração floral, alimentos e bebidas para atender a encontros institucionais, homenagens, seminários e solenidades promovidas pela Corte de Contas.

Enquanto isso, o governo do estado assina renegociação de uma dívida de R$ 210 bilhões só com a União

A publicação da licitação ocorre justamente no momento em que o Estado do Rio de Janeiro tenta reorganizar sua situação fiscal por meio da adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), formalizada na manhã desta segunda-feira (22), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador em exercício Ricardo Couto.

O acordo permitirá a renegociação de uma dívida superior a R$ 210 bilhões, reduzindo as parcelas mensais pagas à União de aproximadamente R$ 490 milhões para cerca de R$ 113 milhões nos primeiros anos.

Em contrapartida, o estado assumiu compromissos de austeridade fiscal e de ampliação dos investimentos em áreas consideradas prioritárias, como educação, saúde e segurança pública .

O próprio governo estadual estima que o novo regime exigirá a aplicação de cerca de R$ 900 milhões em áreas sociais ainda em 2026 e mais de R$ 2 bilhões em 2027.

Nesse contexto, a abertura de uma licitação de R$ 5,9 milhões para serviços de bufê, recepções oficiais, arranjos florais, espumante e vinho branco tende a chamar atenção pelo contraste entre o discurso de recuperação fiscal e as despesas previstas para eventos institucionais.


segunda-feira, 22 de junho de 2026

Thiago Rangel tem liberdade negada pelo STF após novas provas da PF


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão do deputado estadual Thiago Rangel (Avante), detido desde maio sob suspeita de liderar um esquema de desvios de recursos na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada após a Polícia Federal apresentar novos elementos da investigação, incluindo mensagens consideradas intimidatórias enviadas à atual secretária da pasta e diálogos que apontariam o planejamento de ações contra adversários políticos.

A decisão reforça o entendimento já adotado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou pela continuidade da prisão preventiva diante da gravidade dos fatos investigados e dos riscos de interferência no andamento do processo.

Mensagens à secretária

Segundo a investigação, Thiago Rangel procurou a secretária estadual de Educação, Luciana Calaça, pouco depois de sua nomeação para o cargo. As mensagens foram enviadas na véspera da operação que resultou em sua prisão.

De acordo com a PF, o parlamentar demonstrou insatisfação com mudanças promovidas na estrutura da secretaria, especialmente após a substituição de indicados políticos em diretorias regionais.

Em uma das mensagens citadas pela investigação, Rangel afirma que determinadas decisões tomadas pela pasta “não vão ficar assim” e que “quem fez errou muito”. A Polícia Federal interpreta o conteúdo como uma tentativa de intimidação à gestora.

Luciana Calaça manteve as alterações administrativas e posteriormente prestou depoimento aos investigadores.

Suspeitas de controle político

As apurações também apontam que o deputado exerceria influência direta sobre setores da Secretaria de Educação. Em áudios obtidos pela PF, atribuídos a Thiago Rangel, ele determina que informações sobre uma regional de ensino fossem repassadas diretamente a ele.

A investigação sustenta que o parlamentar mantinha forte controle sobre estruturas da pasta e sobre nomeações ligadas à sua base política.

Conversas sobre ataques

Outro ponto que pesou na decisão do STF foram diálogos recuperados pela Polícia Federal envolvendo o deputado e seu assessor Fábio Azevedo.

Em uma conversa de 2021, quando Rangel ainda era vereador em Campos dos Goytacazes, os investigadores identificaram mensagens relacionadas a um crítico de sua atuação política. Em outro diálogo, há referências à organização de uma ação para intimidar uma pessoa considerada adversária do grupo.

Para a PF e para a PGR, esse conjunto de elementos reforça o risco de continuidade de condutas ilícitas e de constrangimento de testemunhas ou envolvidos na investigação.

Esquema na Educação

Thiago Rangel foi preso no início de maio durante uma operação da Polícia Federal que apura supostos desvios de recursos destinados a obras em escolas estaduais.

Segundo os investigadores, contratos para reformas em unidades de ensino localizadas em áreas de influência política do deputado teriam sido direcionados a empresas ligadas ao grupo investigado.

O caso envolve suspeitas relacionadas a obras realizadas por meio de um sistema que, de acordo com as investigações, movimentou mais de R$ 1 bilhão com baixa transparência.

Decisão unânime

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela manutenção da prisão preventiva. O entendimento foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, integrantes da Primeira Turma do STF.

A Procuradoria-Geral da República sustentou que permanecem presentes os requisitos para a prisão cautelar, especialmente diante da gravidade das acusações e dos riscos apontados pela investigação.
O que diz a defesa

A defesa de Thiago Rangel afirma que as mensagens foram analisadas de forma isolada e fora de contexto. Segundo os advogados, o conteúdo não contém ameaças explícitas ou implícitas contra qualquer pessoa.

Os defensores sustentam que as conversas tinham caráter exclusivamente político e refletiam apenas um desabafo diante de mudanças administrativas promovidas na Secretaria de Educação.

A defesa também reafirma a inocência do parlamentar e que todos os fatos serão esclarecidos ao longo do processo judicial.




Mãe denuncia agressão contra filho com TEA durante culto religioso na Segunda Igreja Batista


Os responsáveis por um jovem com Transtorno do Espectro Autista denunciaram um suposto caso de agressão nas dependências da Segunda Igreja Batista (SIB), no Centro de Campos, na noite do último domingo (21). Os responsáveis pela vítima foram às redes sociais para denunciar o caso.

A mãe da vítima relatou na publicação que foi ao culto de domingo da SIB após receber o convite de uma amiga.

Em relato à Polícia Civil, ela informou que durante o culto, algumas pessoas passaram a mexer com seu filho, tentando tirar seu boné e fazendo zombarias. Em certo momento, ela ouviu gritos, correu ao local e encontrou o filho caído, sendo agredido. O jovem tinha ferimentos na boca e no pé.

A motivação da agressão é desconhecida. O boletim de ocorrência foi registrado na 134ª DP (Centro), onde o caso é investigado.

A equipe de reportagem buscou contato com representantes da Segunda Igreja Batista, e pediu um posicionamento sobre o caso e aguarda um retorno para atualização da matéria.

Confira a nota na íntegra:

“A Segunda Igreja Batista de Campos vem manifestar-se a respeito dos supostos fatos ocorridos em 21 de junho de 2026.

Informamos que o caso já está sendo tratado, simultaneamente, pelo Departamento Jurídico de nossa Comunidade e pelas autoridades competentes, a quem cabe a apuração dos fatos.

Atuamos com seriedade e prudência, para que, em breve, tudo seja devidamente esclarecido.

Diante da responsabilidade que nos cabe como Corpo de Cristo, solicitamos que todos se abstenham de promover juízos de valor ou pré-julgamentos acerca da conduta de qualquer um dos envolvidos. Cabe ressaltar que versões parciais, informações não verificadas e conclusões antecipadas em nada contribuem para a busca da verdade real dos fatos. Ao contrário, apenas prejudicam o andamento dos procedimentos legais e podem causar danos irreparáveis à imagem de pessoas que, ao final, podem vir a ser reconhecidas como inocentes.

Nossa Comunidade está colaborando plenamente com as autoridades. Apontar culpados antes da conclusão das investigações pode gerar consequências graves, inclusive de ordem jurídica.

Repudiamos veementemente todo e qualquer ato de violência, reafirmando nosso compromisso inegociável com a paz, o respeito, a dignidade e a segurança de todos os envolvidos.

Esclarecemos, ainda, que enquanto Segunda Igreja Batista de Campos desenvolvemos avenidas ministeriais reconhecidamente relevantes em nossa Cidade, como no Estado, no acolhimento de crianças e jovens com autismo. Com profundo senso de responsabilidade e amor ao próximo, oferecemos cursos na capacitação e preparação de voluntários e classes especiais voltadas aos pais de filhos com autismo.

Que haja responsabilidade e prudência por parte de todos enquanto as investigações estão em curso”.



Messi faz dois, se isola como maior artilheiro em Copas do Mundo



Lionel Messi parece estar obcecado em fazer um raio cair no mesmo lugar. Campeão da Copa do Mundo em 2022 com sete gols e três assistências em sete partidas, o camisa 10 balançou as redes pela quarta e quinta vez neste Mundial ao marcar os gols da vitória da Argentina por 2 a 0 contra a Áustria pela segunda rodada. Com 100% de aproveitamento no torneio, os argentinos fortalecem cada vez mais o status de favoritos ao bicampeonato.

Messi, por sua vez, segue quebrando recordes e dando sinais de que, mesmo prestes a completar 39 anos, tem muita lenha para queimar nesta Copa do Mundo. Artilheiro do torneio, o craque argentino deixou Miroslav Klose para trás e se isolou como maior goleador da história dos Mundiais. São 18 gols em 28 partidas.
.
No próximo sábado, a Argentina fecha a fase de grupos da Copa do Mundo contra a Jordânia. A Áustria pega a Argélia.


Rotina : Carreta fica presa em cruzamento e complica trânsito no Centro de Campos


Uma carreta dupla ficou entalada em um dos cruzamentos da Avenida Alberto Torres, na região central de Campos dos Goytacazes, na manhã de domingo (21). O motorista teve dificuldades para realizar a manobra e retirar o veículo de grande porte, causando impacto parcial no trânsito.

Segundo testemunhas, no momento em que a carreta ficou presa, o fluxo de veículos não era intenso. Mesmo assim, motoristas que precisaram acessar a Avenida Alberto Torres e a Rua Gil de Góis tiveram que aguardar até a liberação da via.

O episódio voltou a chamar atenção para a circulação de veículos pesados em áreas com ruas estreitas e cruzamentos da região central da cidade, incluindo pontos do Centro Histórico, onde manobras desse tipo costumam ser mais difíceis.

Após conseguir realizar a manobra, a carreta seguiu viagem e acessou a BR-101.