sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Boneca do Waldir de volta a Grussaí


Depois de um intervalo de dez carnavais, a Boneca do Waldir, do medico campista Waldir Simões, voltará para as ruas em Grussaí. O tradicional bloco será a principal atração deste sábado (25) no Carnaval de São João da Barra.

Apesar do nome, a Boneca do Waldir não foi criada por Waldir Simões, mas pelo seu irmão, Walter Simões, fundador também do Boi Piranha, um bloco que durou apenas três anos, no final da década de 1970. “O problema era que o pessoal bebia muita cachaça na época. Então, o boi tomava um rumo, muitos foliões iam para outro lado, ficava uma bagunça. Meu irmão teve a ideia de criar uma boneca gigante, porque pelo menos ela ficaria centralizada, com todo mundo em volta”, conta Waldir, que passou a coordenar o bloco por acaso. “No terceiro ano da boneca, que inicialmente se chamava Gorina, devido ao fato dos foliões gostarem de tomar um goró, meu irmão teve um aborrecimento, porque tinha muita gente entrando na casa dele durante os preparativos. Na hora do bloco sair, ele não estava lá. O pessoal, que estava esperando, começou a falar que eu colocaria a boneca na rua, e eu realmente coloquei. Daí em diante, ficou com o meu nome”.

Um fenômeno de massa desde a criação, a Boneca do Waldir desfilou de forma ininterrupta até o Carnaval de 2006, quando parou de ser realizada devido a uma fatalidade. Um carro desgovernado atravessou o bloco, atropelando diversas pessoas. “Eu não culpo ninguém. Era um ano de eleição, tinha candidatos fazendo campanha. Choveu, faltou luz. Estava dando tudo errado, só faltou cair um raio no meio do bloco naquele dia. Isso tudo se somou com o acidente. Felizmente, não morreu ninguém. Pessoas ficaram machucadas, inclusive amigos meus, o que só fui saber depois. Na época, fiquei muito chateado. O bloco estava no auge, tinha três trios elétricos montados. Uma loucura”, lamenta Waldir.

A ideia de voltar com a boneca surgiu da atual prefeita de SJB, Carla Machado, que teve que convencer Waldir a levar o bloco para a rua. Inicialmente, ele resistiu, mas logo deixou seu lado folião falar mais alto. “A boneca nunca desapareceu. Eu falo que ela estava na UTI. Quando a Carla me procurou, batemos um papo, eu pensei em não voltar, mas ela me convenceu. Ou seja, ela tirou a boneca da UTI e vamos colocá-la na rua. Digo que a Boneca do Waldir é o maior cartório de São João da Barra, pois foi onde muitos casais se encontraram e depois vieram a se casar, enquanto outros se separaram ali”, brinca o organizador.

Este ano, haverá uma novidade: a estreia da Filha da Boneca do Waldir, outra gigante de mais de três metros, feita por um artista de Campos, conhecido como Jony. A concentração esta marcada para as 14h, na avenida Liberdade, na esquina com a rua das Flores. A expectativa é de que 15 a 20 mil pessoas participem do bloco, que deverá ter cerca de quatro horas de duração, terminando em frente ao Grussaí Praia Clube. Durante o percurso, uma banda de marchinhas e sambas animará os foliões. O bloco será encerrado com apresentação da banda sanjoanense TB-6. Com tudo pronto para a festa, fica a orientação de Waldir: “Durante os últimos anos, muita gente pediu o retorno da boneca. Ela voltou. Então, vamos nos divertir, mas com responsabilidade. Não à violência e, se beber, não dirija”.





Fonte: Folha da Manhã