quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Carla Machado visita Porto do Açu

(Fotos: Ascom | Divulgação)
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve na manhã desta quarta-feira, 01, no Porto do Açu, considerado um dos maiores empreendimentos logísticos do país e que cobre uma área de 90 km² no quinto distrito do município. O objetivo foi conhecer a evolução do empreendimento, discutir parcerias e buscar soluções de empregabilidade para os sanjoanenses. O vice-prefeito Alexandre Rosa, integrantes do estafe administrativo e vereadores acompanharam a visita.

– Precisamos preparar cada vez mais a mão de obra local, como fizemos no passado, oferecendo cursos profissionalizantes, técnicos e bolsas universitárias aos nossos munícipes. Temos que trabalhar em conjunto com a iniciativa privada, visando qualificar e preparar a população para as oportunidades de emprego que surgirão nas empresas que atuam no Porto do Açu – declarou Carla, ressaltando a importância do empreendimento no desenvolvimento do município.

– É uma satisfação para nós do Porto do Açu apresentar ao novo governo de São João da Barra a evolução do empreendimento e aprofundar parcerias, porque, certamente, a nossa busca é a mesma: desenvolvimento e geração de renda para o município e toda a região Norte Fluminense – afirmou o diretor de Regulação e Sustentabilidade do Porto do Açu, Eduardo Xavier.


Atualmente em operação, o Porto possui 17 km de cais projetados e até 20,53m de profundidade, com capacidade para receber futuramente até 47 embarcações simultaneamente, incluindo navios de grande porte, como Capesize e Very Large Crude Carrier (VLCCs), que transportam até 320 mil toneladas de carga. Está localizado a aproximadamente 150 km da Bacia de Campos, onde quase 80% do petróleo brasileiro é produzido. Em operação deste outubro de 2014, já é o 7º maior Porto do Brasil em movimentação de carga e no ano passado recebeu 966 navios.

No encontro, uma agenda de prioridades foi criada para resolução de questões que envolvem transporte nas vias públicas, regularização de terrenos, projetos sociais, desenvolvimento comercial, manejo do Caruara, distribuição de água industrial, plano diretor e incentivos fiscais.

"A importância desse tipo de encontro está em estreitar o nosso relacionamento para a condução de agendas comuns que propiciem uma integração e uma sinergia entre o Porto, o município e as comunidades adjacentes ao empreendimento. Este é o ponto de partida para o desenvolvimento de muitos trabalhos em conjunto", disse Caio Cunha, coordenador de Relações Institucionais do Porto do Açu.

O diretor de operações do Porto do Açu, Ideraldo Goulart, e o coordenador de Relações Institucionais do Porto, Caio Cunha, participaram do encontro. Representando o IFF, estavam o reitor Jefferson Azevedo, o diretor do Polo de Inovação, Rodrigo Martins, e o diretor do Campus São João da Barra, Valdeir Júlio. O gerente regional da Firjan Luiz Mário Concebida, o presidente do Conselho Regional da Firjan, Fernando Aguiar, o secretário executivo da ABESPetro, Gilson Freitas Coelho, e o inspetor administrativo do CREAS, Alexandre Pacheco, também estavam presentes.






Fonte: Ascom SJB