quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

FIRJAN leva empresários para conhecer as instalações de empresa no Porto do Açu

(Foto: Silvana Rust)
Trinta e oito empresários de diversos setores de Campos e Macaé visitaram, nesta terça-feira (14), o Complexo Industrial do Porto do Açu, que fica no município de São João da Barra. Além de conhecer o empreendimento, a comitiva, organizada pelo Sistema FIRJAN, esteve visitando também as instalações da empresa Edson Chouest,, instalada no Porto. O objetivo da visita foi promover novas oportunidades de negócio para os empresários da região Norte do estado

O grupo foi recebido pelo coordenador de Relações Institucionais do Porto do Açu, Caio Cunha. “Todo ano o Porto do Açu recebe os empresários da região e, a cada visita, temos novas instalações e projetos a apresentar. Considero estes encontros altamente produtivos. É uma forma que temos de mostrar aos visitantes as nossas demandas e avanços e, ao mesmo tempo, tê-los como disseminadores do desenvolvimento do Complexo Portuário”, disse ele.

O grupo esteve no Terminal de Minério de Ferro (Ferroport) e no Terminal Multicargas (T-MULT). A comitiva também pôde conhecer as formas de contratação e como fazer parte do catálogo de fornecedores do empreendimento. Na Edson Chouest, os visitantes puderam saber mais sobre o funcionamento da empresa americana e visitar a área de operação. Dois dos 16 berços da base de apoio offshore já estão funcionando.

“Ver essa mudança do Porto do Açu é muito interessante. Já vim cinco vezes ao empreendimento e gosto de acompanhar essa evolução. Me importo em saber o que vem crescendo na nossa região e vejo a possibilidade de nós, empresários, nos adaptarmos às demandas do complexo.”, disse o coordenador do Núcleo de Jovens Empresários da Representação Regional da FIRJAN no Norte Fluminense, Frederico Vieira de Freitas.

Para o empresário do ramo offshore e membro da comissão de empresários da FIRJAN em Macaé, Evandro Esteves, a visita dá acesso à informações importantes que ajudam na tomada de decisões dos empresários. “Vimos a dimensão deste empreendimento e já saímos daqui estudando possibilidades de, no futuro, implantar uma unidade de nossa empresa aqui”.

O Porto do Açu iniciou 2017 com um número recorde de movimentações de embarcações. No mês de janeiro foram registradas 129 embarcações nos dois terminais do empreendimento (T1- offshore e T2 – onshore). O montante é o maior já registrado no Porto do Açu, e representa 12 embarcações a mais do que o registrado no último recorde, em outubro do ano passado. Entre as embarcações que passaram pelos terminais estão navios tipo Capesize, SuezMax, PSV e plataformas, além de comboios formados por rebocadores e barcaças, entre outros.

O ano de 2016 também foi expressivo em relação ao número de embarcações movimentadas. Ao longo de todo o ano passado, o Porto do Açu recebeu um total de 966 embarcações comerciais. O número é mais de quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior (209). O acompanhamento da movimentação é realizado desde o final de 2014, quando o empreendimento começou a operar.







Fonte: Ascom