quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Reunião com agricultores: linha de crédito para agricultura familiar

(Foto: Divulgação)
Aproximadamente 50 agricultores familiares de São João da Barra receberam explicações sobre procedimentos de acesso à linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para custeio e investimento em suas propriedades rurais. Uma reunião para tratar do assunto aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, na Subprefeitura, em Sabonete.

“O primeiro passo é agendar na Emater uma visita técnica para verificação da produção e estrutura da propriedade, quantos integrantes vivem da agricultura familiar, cultura a ser implantada, entre outros”, informou o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, ressaltando que, após a visita técnica, acontece a elaboração pela Emater do Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será entregue ao Banco do Brasil.

O DAP relata capacidade de pagamento e produção do agricultor, servindo de subsídio para o Banco do Brasil estudar o valor do limite de crédito. De posse desse resultado o agricultor familiar encaminha à Emater para elaboração do projeto, que retorna ao Banco do Brasil para analise de toda documentação, liberação do crédito e valor das parcelas.

Há 20 anos na agricultura Familiar, Claudinei Ribeiro Azevedo, residente em Sabonete, foi um dos beneficiados pela linha de crédito do Pronaf. “Comprei um caminhão para transporte de abacaxi, quiabo, maxixe, entre outras verduras de produção própria e não tenho mais as despesas com o frete”, comentou, relatando que sem a linha de crédito seria impossível comprar o caminhão.

A reunião contou com a presença do gerente do Banco do Brasil, Glauco Cabral, e do supervisor da Emater em São João da Barra, Felipe Pereira. Participaram ainda o presidente da Cooperativa em Agropecuária de São João da Barra, Elias Pereira, e o presidente da Associação de Produtores da Vila da Terra, Manoel Toledo, além de agricultores familiares do município.