quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Conscientização ambiental no litoral sanjoanense para o correto uso da faixa de areia

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma campanha educativa integrada, de conscientização ambiental, para o correto uso da faixa de areia, com panfletagem, colocação de placas e interdição de acesso dos veículos à orla marítima marcará o início da Operação Orla Segura - Verão 2017, no próximo sábado, às 8h, em frente ao Polo Gastronômico, em Grussaí, litoral de São João da Barra.

“A atuação será na orla e nas imediações da lagoa de Grussaí. Se algum veículo estiver estacionado ou transitando na faixa de areia, o condutor será acionado e convidado a retirá-lo do local, caso contrário, estará sujeito a penalizações na forma da lei”, ressaltou o secretário de Transporte e Trânsito, Julinho Peixoto.

Em reunião, com a presença da prefeita Carla Machado, no início da semana, ficou definida que a ação integrada será desenvolvida pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Projeto Tamar, Corpo de Bombeiro e Polícia Militar.

O objetivo é promover a segurança de banhistas e ajudar a proteger o meio ambiente, por meio do ordenamento do gerenciamento costeiro. “Nossa intenção é fazer prevalecer às leis ambientais visando evitar o trânsito de veículos e fiscalizar as ocupações desordenadas na orla”, disse o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme.

Salva vidas – Do Pontal de Atafona à praia do Açu, a coordenadoria de Defesa Civil de São João da Barra disponibiliza 60 salva-vidas em 15 pontos de atuação, englobando também as lagoas de Grussaí, Iquipari e Açu. Coordenado pelo Corpo de Bombeiros, o serviço de salvamento será efetuado serviço de salvamento em três postos fixos: Balneário de Atafona, primeira passarela de Grussaí e em frente ao Polo Gastronômico.

– Vamos disponibilizar o telefone 199 para emergências e utilizar uma lancha inflável, um Jet ski e um ultraleve para monitoramento de toda orla marítima, além de um barco de alumínio para a orla fluvial – destacou o coordenador municipal de Defesa Civil, Adriano Assis, informando que será reativado o Projeto Apoio ao Cadeirante na passarela do Polo Gastronômico, utilizando cadeiras anfíbias, com o intuito de facilitar o acesso de cadeirantes à praia e ao banho de mar.





Fonte: Ascom