segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Saúde de São João da Barra disponibiliza serviço de Ouvidoria

(Foto: Divulgação | Ascom)
Objetivo é, por meio do contado com o cidadão, aperfeiçoar a qualidade dos serviços.

Usuários da rede municipal de Saúde de São da Barra têm à disposição um canal de comunicação e interação com o setor. Funcionando das 9h às 12h e das 13h às 17h, no prédio da Policlínica, a Ouvidoria Geral de Saúde tem por objetivo, por meio do contato direto com o cidadão, aperfeiçoar a qualidade dos serviços e prezar pela transparência da gestão.

O ouvidor Ralph Braz destaca que o setor atua para atender a todos, seja o usuário ou o gestor da rede municipal de Saúde, e que a opinião da população é muito importante.


– É um canal democrático entre o cidadão e a gestão pública de Saúde, que recebe manifestações diversas sobre as ações e serviços desenvolvidos por seus profissionais. O atendimento é realizado por profissionais comprometidos com o respeito e a ética profissional – destacou.

Em caso de reclamação, denúncia, elogio, sugestões, Braz pede que procurem a Ouvidoria da Saúde. “Para a sua segurança será mantido o sigilo das informações”.

O ouvidor exerce um ofício cada vez mais presente nas instituições públicas, atuando na mediação dos interesses do cidadão junto às instituições públicas. Sua função é, primordialmente, promover a realização dos direitos dos cidadãos. Ou seja, o ouvidor deverá atuar como porta-voz do cidadão, agindo sempre contra a usurpação de direitos ou abuso de poder; contra erros ou omissões; negligências; decisões injustas, tornando a administração pública mais eficiente e transparente, e, seus agentes, mais responsáveis em suas decisões.


As competências da ouvidoria e as atribuições do(a) ouvidor (a), dentre outras: receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios, informações, denúncias e representações; responder ao interessado acerca das manifestações apresentadas; acompanhar as providências adotadas até a obtenção da solução que o caso requer; sugerir a adoção de medidas visando o aperfeiçoamento na prestação do serviço público; organizar e interpretar as informações colhidas das áreas técnicas sobre assuntos de sua competência; estimular as ações de democracia participativa; e apoiar as ações de transparência, tanto na modalidade ativa quanto na passiva.

O que a ouvidoria faz

- Receber manifestações dos cidadãos, interpretá-las e buscar soluções para o caso, visando o aprimoramento do processo de prestação do serviço público;

- Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados;

- Buscar a satisfação do cidadão que utiliza os serviços públicos;

- Informar adequadamente a direção da organização sobre os indicativos de satisfação dos usuários;

- Funcionar como instrumento de interação entre a organização e a sociedade;

-Privilegiar a visão do cidadão como sujeito de direitos. Prezar por sua autonomia, instrumentalizando-o para que seja o promotor da resolução de seu problema;

-Informar os cidadãos que trazem suas demandas específicas, quais são os órgãos que devem ser acionados, quais são suas responsabilidades e de que forma a resposta poderá ser cobrada.






Fonte: Ascom SJB