terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Fiperj e SJB em parceria para desenvolvimento da pesca

(Foto: Divulgação)
A prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Pesca, está retomando a parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). O objetivo é desenvolver o setor pesqueiro do município, com o oferecimento de cursos, projetos e inserção em políticas públicas.

A Fiperj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca que promove o desenvolvimento sustentável da pesca, difundindo informações e tecnologias. São João da Barra foi o primeiro município da região Norte Fluminense a entrar no programa, iniciado no ano de 2010. A parceria durou até 2014 e, agora, as articulações voltaram a acontecer.

Luis Bernabe Castillo Granados, chefe do Escritório Regional Norte Fluminense, esteve reunido na tarde de segunda-feira, 16, com o subsecretário de Pesca Glauber Toledo e o colaborador Eleilton Meireles, para acertarem a retomada dos trabalhos em conjunto devido a grande importância para o fortalecimento da cadeia pesqueira de São João da Barra.

- A pesca é uma atividade econômica muito forte no nosso município e os pescadores precisam de apoio e valorização. Com a Fiperj junto a nós, vamos ter conhecimento de políticas públicas voltadas para o setor, cursos de qualificação como os de beneficiamento e de manipulação de pescado, piscicultura, projetos para financiamento e aumento do mercado consumidor com a possibilidade de inserir o peixe na merenda escolar - explicou Glauber.

Com a retomada da parceria, São João da Barra vai voltar a ter um diagnóstico pesqueiro, fundamental para o monitoramento, controle e desenvolvimento da pesca. “Já tivemos esse diagnóstico no passado e o município apresentou dados que o colocaram no terceiro lugar como produtor pesqueiro no estado”, finalizou Bernabe.






Fonte: Ascom