quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Maternidade da Santa Casa será reativada nesta quinta

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Apesar dos graves problemas deixados na área da Saúde, pela má administração do governo passado, as gestantes sanjoanenses terão dias de paz e tranquilidade na 3ª gestão da prefeita Carla Machado, que reativará a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, nesta quinta-feira, dia 12, às 7h. 

– Com 12 dias de governo conseguimos retornar os serviços que oferecerão dignidade às famílias no momento do nascimento, com um centro cirúrgico equipado dentro dos padrões pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde, onde as gestantes não precisarão mais se locomover a outros municípios para efetuar esses serviços de parto – informou o secretário de Saúde, Godofredo de Sá. 

Segundo a subsecretária de Saúde, Keth Fernandes, outro serviço importante disponibilizado é o pré-natal de baixo risco, desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde e em todos os PSFs (Programa Saúde da Família), e o pré-natal de alto risco, no Félix de Sá.

“Desde o início do ano, já foram cadastradas 23 gestantes que estão iniciando o pré-natal nestes locais, recebendo a Caderneta da Gestante, contendo dados explicativos, e serão anotados passo a passo do acompanhamento de toda gravidez, por uma enfermeira ou um médico da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa”, explicou Keth.

Após o nascimento cada gestante ganhará um kit maternidade contendo bolsa, colcha, fralda, entre outros itens e a criança receberá um certificado de cidadão sanjoanense assinado pela prefeita Carla Machado e pelo secretário de Saúde Godofredo de Sá, além de uma Caderneta da Criança, com orientações sobre vacinação, teste do pezinho, desenvolvimento, alimentação, entre outros. 

No início da semana a prefeita Carla Machado se reuniu com os obstetras - Leonardo Sá e Fernando Azevedo, anestesista - Rogério Coutinho, secretário de Saúde - Godofredo de Sá, subsecretária de Saúde – Keth Fernandes, farmacêutica – Lucíntia Aquino e as coordenadoras de Atenção Especial, Contrato e Convênio – Laura Monteiro e Meirielly Correia, para traçar as últimas coordenadas de reativação da maternidade. 

No encontro ficou estipulado que o atendimento da Maternidade será de livre demanda de urgência e emergência para casos de parto ou qualquer intercorrência específica da gravidez, num plantão diário com dois médicos obstetras, um pediatra, um anestesista, um técnico de enfermagem, um enfermeiro, um técnico de centro cirúrgico e uma enfermeira responsável. 

Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, Pedro da Silva Chagas, a reativação dos serviços da Maternidade foi uma vitória alcançada em poucos dias de governo da prefeita Carla Machado. “Estamos sentindo boa vontade da atual administração e vamos continuar conversando com o intuito de tentar, em breve, reativar também outros serviços importantes de saúde”, ressaltou.








Fonte: Ascom