segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Fim de semana de sol e competição em São João da Barra

(Fotos: Ascom | Divulgação)
Quem foi a Atafona e Grussaí, litoral de São da Barra, neste sábado (28), teve mais que um dia de sol para curtir. O primeiro Campeonato de kitesurf levou mais de 30 competidores aos balneários e coloriu a orla sanjoanense. Os ventos, que não estavam tão fortes quanto o esperado, acabou comprometendo parte da competição. No entanto, a regata saiu do Pontal de Atafona até Grussaí.

Uma das organizadoras do evento, Nathália Quitete, explicou que a competição contou com a Regata Open, nas modalidades iniciante, feminina e a competição Big Air, que valoriza acrobacias aéreas.
O temor era de que o vento fraco e a mudança de rumo para leste impedissem o campeonato, mas, com muita disposição, os atletas seguiram para o Pontal de Atafona e seguiram para Grussaí em downwind, descendo no tempo estimado de uma hora e meia. 

— Nosso esporte depende do vento, da previsão e da direção dele. O vento normalmente é bem mais forte do que está agora. E é o vento que a gente gosta. A big air atrapalha porque necessita do vento forte para o salto — explicou a organizadora.

/Daniela AbreuFabiano Souza, de 40 anos, começou a praticar o kitesurf há dois anos. Ele era praticante de surf, mas se apaixonou pela nova modalidade e resolveu praticar. Com o tempo, tornou-se apto para competir.

— Eu vim em Atafona e conheci o Edmilson, que dava aula aqui, me interessei e várias pessoas, a partir de mim, também vieram e acabou crescendo exponencialmente. No início eram dez e agora já somos mais de 100 — contou o atleta.

Edipo Paes, de 29 anos, começou com o pai há nove anos. Edmilson Paes conheceu o kitesurf em Búzios e levou a ideia para Atafona, onde o vento forte quase sempre favorece o esporte.
— Nós montamos uma escola e deu nisso. Um foi trazendo o outro. Hoje, nossos alunos são professores também e já temos muitos competidores — explicou.

A comerciante Lílian oliveira foi até Atafona para passear e conhecer o Pontal e disse ter ficada admirada com o que viu.
/Daniela Abreu— De longe eu vi as pipas enormes e coloridas e não imaginei que de perto seria mais lindo. Acredito que a sensação de liberdade do esporte seja maravilhosa — admirou-se a turista.
Apesar do grande movimento nas praias, os comerciantes ainda falam em crise. Rodrigo Monteiro, 38 anos, disse que as vendas caíram bastante em relação aos outros anos. 


"Trabalho com comércio há mais de 20 anos. O movimento está muito grande, mas as pessoas não estão com muito dinheiro. Hoje a gente leva o dia todo pra vender o que vendia só pela manhã", disse. 

Estradas e praia — O movimento na BR 356, sentido São João da Barra, estava tranquilo durante a manhã de sábado, com trânsito intenso, mas sem retenções.

Por toda a orla de Grussaí turistas e veranistas aproveitaram o dia de sol com a família sob a vigilância de salva-vidas. Na faixa de areia, alguns poucos carros arriscaram burlar a regra que impede trânsito e estacionamento de veículos na orla da praia.

A “Operação Orla Segura”, implantada nas praias de São João da Barra, com objetivo de promover a segurança de banhistas e ajudar a proteger o meio ambiente, teve início neste fim de semana e prossegue até o carnaval. A ideia é prevalecer às leis ambientais, através do ordenamento do gerenciamento costeiro, evitando o trânsito de veículos e ocupações desordenadas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, a operação consiste em campanha de conscientização ambiental, utilizando panfletos educativos, com orientações sobre o correto uso da faixa de areia. "Utilizaremos placas informativas de trânsito, impedido o acesso dos veículos à orla", frisou o secretário, ressaltando que a desobediência acarretará penalizações na forma da lei.

Durante o período do verão 2017, a execução da campanha educativa integrada, de conscientização ambiental, será desenvolvida em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Transporte e Trânsito, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Projeto Tamar.








Fonte: Folha da Manhã