quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Centro de Saúde vacina viajantes para Minas, contra febre amarela

(Foto: Divulgação | Secom)
O Centro de Saúde reabriu o ambulatório dos viajantes nesta quinta-feira (19). Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, a secretaria municipal de Saúde de Campos está vacinando contra a febre amarela pessoas que estão com viagem marcada para Minas Gerais, que registrou casos recentemente da doença. Para a imunização, é necessária comprovação da viagem.

— Estamos aguardando oficialmente a nota da secretaria estadual em relação aos bloqueios. Atualmente, estamos com suporte de vacinas para as pessoas que se encontram nas restrições e estamos aguardando liberação de mais doses”, informa a diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira.

A imunização acontece a partir dos nove meses até os 60 anos. Não devem tomar a vacina os portadores de HIV, gestantes e pessoas que estiverem amamentando. A vacinação contra a febre amarela acontece na sala do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), no Centro de Saúde.

— O Ambulatório do Viajante é um apoio para quem vai viajar. Um infectologista fica durante o período de funcionamento, que acontece na quinta-feira, dando apoio e informando sobre que vacinas são necessárias, de acordo com cada região do Brasil e, também, de outros países — explica a coordenadora do setor, Adriana Soares.

O atendimento no Ambulatório do Viajante, também, pode ser agendado. pelos números 2726-1378, 2722-0805 e 2726-1350 (ramal 1306).

Entre as pessoas que foram vacinadas nesta quinta-feira está o caminhoneiro Neil Alves de Jesus. Ele trabalha transportando carga em todo o Brasil e tem uma entrega para fazer, na próxima semana, na divisa de Minas Gerais com a Bahia.

— Só no trajeto de Minas Gerais levo de um a dois dias. Então, é muito importante a prevenção neste momento — disse o caminhoneiro.






Fonte: Secom