quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Encontro de Kitesurf em Grussaí, São João da Barra


(Foto: Divulgação)
A praia de Grussaí, em São João da Barra, recebe no sábado, 28, a primeira edição do Encontro de Kitesurf do Norte Fluminense. O evento terá início às 9h e irá reunir, entre o Posto dos Mineiros e o Polo Gastronômico, cerca de 50 atletas divididos em duas modalidades: Big Air, que exige manobras com a maior altura, e Regata, uma corrida nas categorias Iniciante e Open, masculino e feminino.

O Kitesurf vem conquistando, a cada dia, mais adeptos em São João da Barra. Atualmente 15 praticantes desenvolvem suas manobras nas águas das lagoas de Iquipari, Grussaí, rio Paraíba do Sul e por todo litoral. No encontro em Grussaí, participarão praticantes de outras cidades da região, como Campos dos Goytacazes, Macaé e, também, do estado do Espírito Santo.

– São João da Barra possui um potencial natural para a modalidade. Temos praticantes espalhados pelos mais diversos pontos. Quem curte velejar prefere as lagoas e o rio Paraíba, já quem gosta de arriscar umas manobras temos todo o litoral com vento propício – explica o atleta Edipo Paes, que organiza o evento com apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura de São João da Barra.

O Kitesurf: é um esporte que utiliza uma pipa (comummente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue se deslocar (orçar ou arribar) escolhendo um trajeto, pegando ondas ou realizando saltos. Este esporte, relativamente recente, encontra-se num momento de grande popularidade e em crescente prática no Brasil, e no mundo.






Fonte: Ascom