segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde de São João da Barra emite nota oficial sobre vacinação contra a Febre Amarela



A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra informa que não há recomendação de vacinação indiscriminada da população do município, segundo o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, pois não possui registros de casos de Febre Amarela, nem se limita com as áreas atingidas, portanto não há motivo para pânico. No entanto, a vigilância da doença em nossa região foi intensificada, assim como as medidas preventivas primárias como a orientação ao uso de repelente e a prevenção de focos em residências, uso do carro fumacê e atuação dos agentes de endemias no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


A vacina contra a Febre Amarela está indicada somente para indivíduos que viajarão para as áreas de transmissão comprovada da doença, ou seja, áreas de circulação do vírus, a vacinação deverá ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem para que o organismo adquira imunidade. O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos que fazem uso de corticoides ou terapia, gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças com menos de seis meses de idade, pessoas alérgicas a proteína do ovo e/ou gelatina, pessoas com baixa imunidade.

A vacina estará disponível no Posto de Saúde Dr. José Félix de Sá (Rua João Francisco de Almeida, s/n-Centro/São João da Barra), às segundas e quartas feiras, de 9:00 às 16:00 horas. Podem ser vacinadas pessoas de 9 meses a 60 anos, e é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

• Documento de Identidade (com foto).

• Comprovante de destino (passagem, reserva em hotéis ou comprovante da residência do local de hospedagem.).

• Autorização médica para pessoas acima de 60 anos.

Se possível, as viagens para as áreas de risco, nesse momento, devem ser evitadas.