(Foto: Divulgação Ascom) |
Os Coordenadores de Enfermagem do município de São João da Barra, Gina Chacar Rangel e Pedro Bastos iniciaram as visitas nas unidades na manhã da quarta-feira(11), onde se apresentaram a enfermagem dos postos, logo após iniciaram levamento das condições de trabalho das equipes de enfermagem, sendo passado as novas diretrizes para os servidores públicos municipais.
Fez parte também da equipe dos Coordenadores o Ouvidor da Secretaria de Saúde, Ralph Braz, que aproveitou a oportunidade para ouvir as demandas de pacientes e dos servidores.
Na visita foram avaliados as condições em que foram encontradas as unidades entregues pela gestão anterior, sendo anotadas e fotografadas, para que seja visto a atual realidade e necessidade das unidades.
Depredação e abandono
As unidades apresentavam uma série de problemas estruturais. Algumas áreas, como o repouso masculino e a emergência, estão com os aparelhos de ar condicionado quebrados.Ventiladores de teto só foi encontrado as bases.A coordenador Gina Chacar e Pedro Bastos constaram diversas irregularidades.
"Vimos as unidades poderiam estar funcionando de forma adequada, mas está parado, servindo de entulho para materiais e equipamentos que poderiam estar em funcionamento e não estão por falta de manutenção. A gente roda o hospital e vê toda uma estrutura precária e abandonada"_ relatou Gina Chacar.
A intenção da inspeção é verificar a situação das unidades hospitalares visitadas, que foram ao posto de Urgência do Açu, de Mato Escuro e Barcelos.
Decreto de Calamidade na Saúde
A prefeita Carla Machado decretou, na sexta-feira (06), estado de calamidade pública no Sistema de Saúde e estado de estado de Emergência Econômica Financeira em São João da Barra.
Em um dos decretos, Carla cita o agravamento da crise financeira no estado, além do município devido ter herdado uma situação financeira ‘caótica’ da gestão anterior.
No decreto da saúde, está autorizada a contratação temporária de pessoal, em caráter excepcional, com vistar a suprir as necessidades de todo o Sistema de Saúde, observadas as disposições legais pertinentes, bem como realocar servidores públicos visando melhor atendimento as necessidades da Secretaria de Saúde.
Além disso, também foi autorizado o Poder Executivo a lançar mão da legislação vigente para que possa atender às necessidades resultantes da situação declarada dentro dos limites de competência da administração pública, inclusive promover compras emergenciais de equipamentos, medicamentos, insumos e suprimentos.
Fonte: Ascom Saúde