sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cheque Cidadão: três vereadores são cassados e ficam inelegíveis por 8 anos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Três vereadores eleitos envolvidos no esquema do Cheque Cidadão foram cassados nesta sexta-feira (13), após o juiz Eron Simas proferir as sentenças. São eles: Roberto Pinto (PTC), Jorge Rangel (PTB) e Ozéias (PSDB), que chegou a ser preso durante a Operação Chequinho, um desdobramento da Operação Vale Voto, no mês de outubro de 2016.

Além da cassação, o magistrado julgou procedente a representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) e decretou a inelegibilidade dos três vereadores pelo prazo de oito anos, já contando com o pleito de 2016.

O juiz ainda cassou o diploma e anulou todos os votos atribuídos aos vereadores na última eleição.


Investigações

As investigações da Polícia Federal apuraram possíveis irregularidades e uso eleitoral do programa Cheque Cidadão, e foram deflagradas depois que o Ministério Público Estadual(MPE)distribuiu ações contra 37 candidatos a vereador em Campos–11 dos quais foram eleitos–, que teriam sido beneficiados pela utilização indevida do programa municipal.

NÃO DIPLOMADOS 

Um oficial de Justiça acompanhado por agentes da Polícia Federal estiveram no Teatro Trianon, no último dia 19 de dezembro, para dar ciência a seis vereadores eleitos que eles não serão diplomados na noite desta segunda-feira(19) por decisão judicial. São vereadores que figuram como réus no processo do caso Cheque Cidadão. Assim, somente 19 dos 25 eleitos e seus respectivos suplentes foram diplomados.

Os seis vereadores eleitos que não foram diplomados são: Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB), Thiago Virgílio (PTC), Linda Mara (PTC), Kellinho (PR) e Jorge Rangel (PTB). A decisão é do juiz Ralph Manhães, da 100ª Zona Eleitoral.





Fonte: Campos24horas