quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Santa Casa de Misericórdia de SJB: nascimento de menino marca reativação de maternidade

(Foto: Divulgação |Ascom)
Após a reativação da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, fechada desde agosto de 2016, nasceu na manhã desta quinta-feira, às 10h05, Thayllon Eraldo Rangel Bittencourt, filho do casal Yanka Belmiro Rangel, 18 anos, e Uanderson Bittencourt, 25 anos, residentes no Bairro da Chatuba, localizado no 1º Distrito do município.

Para o secretário de Saúde, Godofredo de Sá, o nascimento desta criança mostra a real necessidade da reativação deste importante serviço para as famílias sanjoanenses. “Nossa meta foi alcançada, a partir de hoje todas as famílias que necessitarem deste serviço terão acesso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde ou ou Programa Saúde da Família mais próximo e fazer o cadastro no pré-natal”, explicou.


A prefeita Carla Machado esteve pessoalmente com os pais e entregou o Certificado de Cidadão Sanjoanense, Caderneta da Criança e um kit maternidade, contendo orientações e materiais essenciais aos primeiros cuidados com o bebê. “Estamos felizes com a reativação da maternidade, que oferece condições dignas para o cidadão nascer em seu próprio município”, relatou Carla.

“Esse momento é único na vida de uma família e nós, enquanto poder público, cumpriremos o nosso papel rumo à humanização da saúde visando qualidade de vida para população”, comentou a prefeita, que decretou Estado de Calamidade Pública no sistema de Saúde de São João da Barra, por ter encontrado o município deficiente em ações e serviços na rede hospitalar e nas Unidades Básicas de Saúde.

(Fotos: Divulgação | Ascom)
Thayllon nasceu pesando 3.620Kg, no plantão dos obstetras Fernando Azevedo e Leonardo Sá, da pediatra Barbara Juncar e do anestesista Rogério Coutinho. “Outros profissionais como, técnico de enfermagem, enfermeiro, técnico de centro cirúrgico e enfermeira responsável acompanham os médicos diariamente nos plantões 24h de urgência e emergência para casos de parto ou qualquer intercorrência específica da gravidez”, finalizou a subsecretária de Saúde, Keth Fernandes.







Fonte: Ascom