terça-feira, 28 de março de 2017

SJB: curso na área de fabricação na indústria de alimentos

(Foto: Divulgação)
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que funciona na Subprefeitura de Sabonete, no 5° distrito de São João da Barra, está com inscrições abertas até o dia 29 deste mês para o curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, via setor de Trabalho e Renda, e a empresa Ferroport, instalada no Complexo Portuário do Açu.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação é direcionada aos formandos do curso de Fabricação de Massas de sal e de Biscoitos, e também aos profissionais autônomos da área alimentícia do 5° distrito, e as vagas são limitadas. Para a inscrição é necessário ter concluído o ensino fundamental e apresentar documentos de identidade; CPF; comprovante de escolaridade; título de eleitor e certificado de reservista (no caso de cursistas do sexo masculino).

As aulas serão ministradas de 3 a 6 de abril, às 14h, no Cras. O curso vai ensinar aos empreendedores que atuam na área de alimentos a trabalhar com boas práticas, visando a qualidade do produto. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão. "Nosso objetivo é proporcionar aos profissionais do ramo alimentício – da salgadeira, boleira, aos donos de restaurantes– qualificação e aperfeiçoamento na área de atuação", disse a coordenadora do CRAS, Helloysa Medeiros.

Dentre os assuntos que serão abordados estão a higiene durante o processo de fabricação, contaminação, limpeza, pragas; os perigos para a saúde trabalhando as noções básicas sobre microorganismos, assim como as doenças causadas por estes através dos alimentos; intoxicação alimentar; aspectos de higiene nas instalações; qualidade da água; higiene pessoal, limpeza, desinfecção e conservação.

De acordo com o superintendente municipal de Gestão e Investimento, Marcelino Souza, é importante esse tipo parceria da Prefeitura com as empresas instaladas no Porto do Açu. “Estamos iniciando uma série de parcerias. Hoje a Ferroport, através da questão da responsabilidade social, tem prestigiado nossa cidade com cursos de interesse da população, como o de Fabricação de Massas de sal e de Biscoitos. Agora, a continuidade da capacitação com o curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos. A população tem que aproveitar a oportunidade para se qualificar e, assim, alavancar a economia de suas famílias”, ressaltou.







Fonte: Comunicação PMSJB