sábado, 4 de março de 2017

Estado investiga se febre amarela provocou morte de macacos em Campos

(Foto: Divulgaçaõ)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos aguarda a investigação da causa da morte de quatro macacos encontrados no Norte Fluminense, na região do Imbé, uma reserva estadual de Mata Atlântica. Eles foram recolhidos em estado de decomposição em uma mata de difícil acesso, na localidade de Rio Preto, distrito de Morangaba, em Campos, próximo ao Parque Estadual do Desengano. O local exato em que estavam fica distante cerca de duas horas do povoado da localidade.

De acordo com Jorge Amado de Almeida Santos, diretor do CCZ, não foi descartada a suspeita da febre amarela ter sido a causa da morte. Porém, ele acredita que os animais foram vítimas de caçadores que, depois, abandonaram os macacos por temerem algum tipo de doença.

O CCZ recolheu os animais, que foram congelados, inseridos em caixas isotérmicas e transportados por um carro oficial da Prefeitura de Campos para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, no Rio. O laudo com a causa da morte não tem prazo para ser emitido, segundo Jorgeamado.

Cerco da Vigilância Sanitária – A Vigilância em Saúde de Campos começou a vacinar moradores da região do Imbé contra a febre amarela. A imunização, que iria começar em Dores de Macabu no dia 08, faz parte do novo bloqueio determinado pela Secretaria de Estado de Saúde para atender a distritos que tenham áreas de Mata Atlântica e nas proximidades.






Fonte: Campos24horas