segunda-feira, 20 de março de 2017

Sábado com diversão nas escolas municipais de São João da Barra

(Foto: Divulgação)
O primeiro sábado letivo das escolas municipais de São João da Barra foi repleto de alegria, com muita diversão e interação entre as famílias. Os estudantes, em sua maioria, preferiram curtir um dia diferente no ambiente escolar, aproveitando as brincadeiras e as guloseimas preparadas com carinho pelos gestores, professores e equipe de apoio. O sábado letivo visa complementar a carga horária mínima prevista em lei e consta no calendário escolar 2017 do segmento regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendendo este ano 17 sábados.

A escola Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, 5° distrito, realizou a III Acolhida Fraterna, direcionada aos familiares e alunos. "É uma manhã diferenciada, sobretudo para os pais de alunos novos, que aproveitaram para conhecer e interagir com a equipe escolar. Essa parceria entre a escola e a família é a base para o sucesso do aluno durante o ano letivo", afirmou o diretor Alcy Viana. Uma banda formada por alunos da instituição encantou os presentes com sua apresentação musical.

Ainda no 5° distrito, precisamente na Escola José Alves Barreto, em Mato Escuro, os alunos participaram de um piquenique no campo, e ainda confeccionaram pipas e muitas rabiolas. “Foi uma manhã muito bacana, com a presença dos pais. Aproveitamos os sábados letivos para atividades de recreação com os alunos, promovendo assim, maior interação entre eles”, pontuou a diretora Cláudia Oliveira. Na agenda da escola já consta um campeonato de vôlei que será disputado com a Escola Estadual Municipalizada Luiz Gomes da Silva Neto, de Enjeitado.

De acordo com a portaria 001/2017, em seu artigo 3º, os sábados letivos podem ser destinados a aula, assim como a culminância de projetos, gincanas, feiras, palestras, exposições, dentre outras atividades cívico-culturais. O próximo sábado letivo será no dia 1 de abril, com atividades em todas as escolas municipais.

O lúdico é de grande importância na educação, já que contribui com a construção do conhecimento, favorecendo a demonstração de sentimentos. “As brincadeiras tendem a melhorar o convívio entre as crianças, fazendo com que haja trocas, colaboração, respeito e trabalho em equipe, desencadeando a atenção, fundamental no processo de aquisição do saber”, disse a Secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira.





Fonte: Ascom PMSJB