quinta-feira, 16 de março de 2017

Campos: Prefeitura vai vacinar toda a população contra febre amarela

(Foto: Divulgação)
A Vigilância em Saúde de Campos irá antecipar a ampliação da vacina contra a febre amarela para toda a população campista a partir de segunda-feira (20). Ao todo, 11 postos de vacinação estarão disponibilizando a vacina e, em cada um deles, serão oferecidas 500 doses inicialmente. A princípio, os pólos de vacinação serão nas unidades de Saúde de Ururaí, Hospital São José, Centro de Saúde Guarus, UBS Alair Ferreira, UPH de Travessão, CRTCA l e II, UPH de Farol de São Tomé, Secretaria de Saúde, UBS da Penha e UBS do Jóquei. O horário de vacinação nos postos será a partir das 8h. O cronograma de bloqueio vacinal segue normalmente nos distritos com áreas de mata e proximidades. Com a confirmação dos dois primeiros casos da doença no Estado do Rio, a secretaria de Estado de Saúde tomou a iniciativa de adotar de forma imediata novas medidas, além da vacinação já anunciada para todo o Estado e que será realizada de forma gradativa em todo o território fluminense. Nesta quinta-feira (15), uma reunião será realizada no Rio de Janeiro, onde serão passados mais detalhes sobre como acontecerá a estratégia de vacinação no Estado.

A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, ressalta que o município não registrou nenhum caso de febre amarela e que a imunização teve início neste ano desde janeiro. “Estamos preparados para a vacinação em massa. Vale ressaltar que a população não precisa entrar em pânico porque a vacinação no município é uma medida preventiva. É bom ressaltar também que as pessoas não precisam dormir em filas, nem chegar de madrugada nos postos de vacinação, pois todos serão vacinados”, comentou.

Ela acrescentou que com as 500 doses nos 11 pontos de vacinação serão oferecidos diariamente e, a medida que o Estado liberar mais doses, essa quantidade será ampliada gradativamente. No período de vacinação em massa, as pessoas não precisarão comprovar viagens para área de risco, como estava preconizado na primeira etapa de vacinação.

As novas ações, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, compreendem a antecipação da vacinação para 24 municípios estratégicos, dentre eles Campos. Para a vacinação dos habitantes destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16) para a SES, que fará a distribuição para os municípios. A estratégia foi alinhada durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, e o diretor de Bio Manguinhos, Artur Roberto Couto, na manhã desta quarta-feira (15) na Fundação Oswaldo Cruz.

Como forma de preparação para a vacinação em massa, uma capacitação para todos os técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde de Campos e das salas de vacina foi realizada nos dias 9 e 10. O treinamento aconteceu no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) e teve como objetivo preparar e atualizar os profissionais sobre a questão da febre amarela. Mais de 140 profissionais participaram dos dois dias de capacitação e estão aptos para atuarem nesse período de vacinação em massa.







Fonte: Comunicação PMCG