sexta-feira, 17 de março de 2017

Combate à febre amarela no Estado


São João da Barra não integra os 25 municípios anunciados pela Secretaria de Estado de Saúde para a vacinação como medida imediata contra a febre amarela. Estão inseridas cidades das regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da Reserva Poço das Antas. São João da Barra não foi contemplado com a vacina por ter em volta alguns desses municípios, considerados áreas de bloqueio, além de não ter registrado nenhum caso da doença.

De acordo com a subsecretária municipal e Saúde, Keth Miranda, que participou nesta quinta-feira, 16, de reunião na cidade do Rio de Janeiro com representantes dos setores de Vigilância Epidemiológica e de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, a situação em São João da Barra não é para pânico.

– Caso haja alguma mudança, São João da Barra poderá ser contemplado com a vacinação, que acontece em Campos dos Goytacazes, município próximo e que faz parte da área de bloqueio no Estado. No momento, estamos realizando a imunização apenas para pessoas que forem viajar para áreas endêmicas – esclareceu a subsecretária.

Aedes Aegypt – O levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypt (LIRAa) foi realizado em São João da Barra entre os dias 6 e 10 de março. O resultado foi de 0,2, considerado de baixo risco para infestação do transmissor de doenças como febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.

– Medidas para controlar o mosquito vêm sendo adotadas, dentre elas as visitas diárias dos agentes de combate às endemias nos domicílios. É importante que os moradores abram suas residências para o trabalho dos agentes para o controle da forma jovem (larva) do mosquito e os serviços de perifocal com UBV portátil e o carro UBV pesado (fumacê) para controle espacial da forma adulta do mosquito – ressaltou Diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado.

A importância da parceria entre o Núcleo de controle de Zoonoses e a população, que tem um papel fundamental, pois ela também pode realizar em sua própria residência a vistoria necessária para eliminar possíveis focos, também e destacada por Marcos Machado.








Fonte: Ascom PMSJB