segunda-feira, 6 de março de 2017

Prefeitura de Campos celebra Semana da Mulher a partir desta segunda


Começa nesta segunda-feira (6), a programação da Semana da Mulher – “Dignidade e Direito: Esses são nossos presentes”, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A intenção é levar atividades às mulheres campistas, em especial as assistidas pelos programas sociais da secretaria, reafirmando a importância das políticas públicas do órgão para apontar caminhos de combate à violência contra a mulher e aumentar sua autoestima.

A programação conta com palestras, atividades recreativas e culturais e de orientação sobre saúde e cidadania. A primeira palestra, dia 6 de março, às 9h, acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III), na Beira Valão e terá como tema: “Violência de Gênero, Lei Maria da Penha e seus desdobramentos”. Será proferida pela presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Suellen André de Souza.

No segundo dia de atividades, na quarta-feira, dia 8, a palestra será com a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, que falará sobre “O Aniversário do Voto Feminino no Brasil”. Será na Câmara Municipal, a partir das 17h, direcionada a público-alvo específico. Na oportunidade, será feita homenagem especial à vice-prefeita Conceição Santana, pessoa com reconhecido trabalho prestado na área do serviço social.

— É muito gratificante no Dia Internacional da Mulher podermos celebrar o fato de termos como vice do prefeito não apenas uma mulher, mas uma mulher aguerrida e que sempre foi engajada na militância social — afirmou a secretária Sana Gimenes.

Também na programação na Câmara, intitulada “Primeiro Ato de Valorização e Empoderamento da Mulher na Atual Sociedade”, haverá debate e homenagens a mulheres de destaque, como as vereadoras Joilza Rangel e Cecília Ribeiro Gomes; a delegada da Delegacia da Mulher, Ana Paula Carvalho; e a promotora da Infância e Juventude, Anik Rebello Assed. Serão homenageadas ainda outras 47 mulheres indicadas pelos vereadores e pela Comissão de Direitos da Mulher da Câmara, presidida por Joilza.

Ainda na programação da quarta, uma equipe da SMDHS vai distribuir entre os frequentadores do Restaurante Popular, no Centro, das 11h às 15h, panfletos informativos de alerta contra a violência doméstica sobre a “Lei Maria da Penha“. Neste dia, o restaurante estará servindo um cardápio especial em homenagem ao Dia da Mulher.

Para o último dia do evento, na sexta-feira, dia 10, estão programados diversos serviços e atrações culturais durante todo o dia, no espaço da Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Haverá estande para encaminhamento de emissão de Carteiras de Trabalho e cadastro no Espaço da Oportunidade; estande para serviços de saúde, como medição de glicose e pressão arterial, entre outros, e ainda estandes para exposição e venda de artesanatos de todo o município e produtos agroecológicos de mulheres de assentamentos rurais, além de orientação sobre Direito Previdenciário, com uma equipe da Superintendência do Idoso.

Na parte cultural, estão confirmadas exposições de materiais da Biblioteca Municipal, da Casa de Cultura de Goitacazes e do Museu Histórico de Campos, além de doações de livros. E fechando a programação, haverá recreação infantil e apresentações da banda feminina K-bide e da cantora sertaneja Karen Moraes.

Para a secretária Sana Gimenes, o objetivo não é apenas homenagear as mulheres, como normalmente ocorre na data, “mas ir além do campo simbólico e desenvolver um evento que trate do empoderamento feminino, oferecendo serviços que promovam a cidadania e a dignidade das mulheres. Esperamos que esse seja o começo de uma ação ampla de efetivação dos direitos humanos das mulheres em nosso município”.






Fonte: Comunicação PMCG