segunda-feira, 6 de março de 2017

Prefeitura de Campos vacina contra febre amarela em localidades com áreas de mata atlântica

(Foto: Divulgação)
O bloqueio vacinal realizado neste final de semana em Rio Preto, localidade de Campos pertencente ao distrito de Morangaba, imunizou 2.167 moradores contra a febre amarela. A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, drª Andréya Moreira, informou que o município já atingiu a meta de 80% nesta etapa de vacinação, que é destinada aos moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde. Antes de Rio Preto, o bloqueio aconteceu no Imbé, onde foram vacinadas 500 pessoas. O trabalho segue nesta segunda-feira (06) com a vacinação dos moradores de Lagoa de Cima e Tapera, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lagoa de Cima.

Drª Andréya Moreira ressaltou a importância da procura da população e agradeceu aos moradores pela presença. “Gostaria de comunicar à população campista que o trabalho está efetivo. Tivemos um bom resultado na vacinação deste final de semana e pretendemos alcançar a meta de 100% no distrito de Morangaba. É muito importante essa conscientização das pessoas em estarem procurando a prevenção. De todas as localidades que realizamos as vacinas até o momento, Rio Preto superou as expectativas”, disse ao ressaltar que a expectativa era de aplicar 2.500 vacinas em todo o distrito de Morangaba.

A diretora de Vigilância em Saúde também parabeniza o empenho de todas as equipes de enfermagem e técnicos vacinadores, além dos administradores dos postos de saúde, que se dedicaram para que o trabalho acontecesse da melhor forma possível nesses dias.

A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.

Após Lagoa de Cima e Tapera, o bloqueio será realizado em Morangaba nesta terça-feira (7). A vacinação também será feita em Dores de Macabu nos dias 8, 9, 10, 13 e 14 de março. Nos dias 15 e 16, os moradores de Serrinha serão imunizados. Já nos dias 17, 20 e 21, a imunização acontece em Ibitioca.

Cabe lembrar que o bloqueio vacinal já foi realizado também em Santa Maria, onde foram imunizadas 2.684 pessoas, e em Santo Eduardo, onde 2.656 moradores receberam a dose da vacina contra a febre amarela. A vacinação também segue diariamente na Secretaria de Saúde para as pessoas que vão viajar para áreas de risco. Cento e cinquenta senhas são distribuídas, a partir das 7h30.






Fonte: Comunicação PMCG