quinta-feira, 23 de março de 2017

Campos tem 110.456 mil imunizados contra a febre amarela e vacinação terá apoio do Exército

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Atendendo ao convite da Câmara de Vereadores de Campos, a diretora da Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, esteve no Plenário do Legislativo nesta quarta-feira (22) para apresentar um balanço de todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo município na estratégia de vacinação contra a febre amarela. A médica, que é mestre em Medicina Tropical pela Fiocruz, informou que já são 110.456 mil pessoas imunizadas no município e que não há vírus circulante na cidade. Sobre o caso suspeito de uma jovem, que ficou internada em um hospital público do município, ela esclareceu que o exame descartou a febre amarela. O diagnóstico foi de leptospirose.

A diretora da Vigilância em Saúde anunciou que, a partir desta quinta-feira (23), o Exército estará reforçando a segurança nos 15 polos de vacinação. “Fomos até o major Bottrel (Guilherme Bottrel), comandante da 2ª Companhia de Infantaria] e, a partir desta quinta, estaremos com esse reforço do Exército”, informa. A vacinação segue das 8h às 16h.

Ela explicou todo o processo que envolve a doença, transmitida através da picada de mosquito e que, desde 1942, não há registro de febre amarela urbana. A médica lembrou que as estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde antecederam a propagação da doença nos primeiros locais onde houve registro, como os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

– Nossa estratégia começou pelas divisas nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria. Fizemos o cinturão da Mata Atlântica porque ficamos apreensivos. Antes de tudo ocorrer, estávamos desenvolvendo muitas ações. Houve uma cronologia e estivemos sempre à frente -, explicou, lembrando que a primeira reunião sobre o assunto com autoridades de saúde do Estado aconteceu no dia 26 de janeiro e, no dia 30, o bloqueio teve início em Campos.

A diretora da Vigilância em Saúde informa que, diariamente, estão sendo vacinadas cerca de 20 mil pessoas. Para os próximos dias, mais doses de vacina chegarão ao município, segundo Andréya. “Não há necessidade de pânico. Não fazemos parte de um alerta epidemiológico porque não temos vírus circulando na cidade e, quando saiu o resultado do macaco encontrado morto em Rio Preto, mais de 80% da população de lá já estava vacinada”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, lembrando que o animal foi encontrado no dia 07 e a vacinação teve início na localidade no dia 04.

Idosos – A médica voltou a falar sobre a necessidade da vacina ser aplicada em idosos, apenas, com indicação médica. “A vacina contra a febre amarela é uma vacina de vírus vivo atenuado. Não é um vírus morto como o da gripe, por isso, as vacinas só podem ser aplicadas em idosos com o atestado médico que garante que eles têm imunidade para isso”, explica.

Doação de sangue – A diretora da Vigilância em Saúde também reforçou a importância dos doadores de sangue irem ao Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado, antes de tomar a vacina contra a febre amarela. “Precisamos aumentar o estoque de sangue e, quem toma a vacina, não pode doar sangue em menos de 28 a 30 dias, portanto, todas as pessoas que forem doar sangue, receberão um comprovante para que, na hora de tomar a vacina, não precisem enfrentar fila”.





 Fonte: Comunicação PMCG