quinta-feira, 30 de março de 2017

Secretário de Ordem Pública de SJB, reafirma atuação de forma integrada junto às forças policiais

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O secretário de Ordem Pública de São João da Barra, Maxwell Araújo, palestrou na reunião do Conselho Comunitário de Segurança, na noite de terça-feira, 28, na Câmara de Vereadores. O encontro, presidido pelo presidente do Conselho, Luiz Rocha, foi marcado pelo amplo debate sobre políticas públicas de prevenção à violência e ações de combate à desordem e à criminalidade.

“Atuaremos em consonância com as polícias Federal, Militar, Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Conselho Comunitário de Segurança”, declarou Maxwell, reforçando que ficaram subordinadas à pasta o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Guarda Civil, Defesa Civil, Postura e Correição Animal.

Os membros natos do Conselho, delegado da 145ª DP, Carlos Augusto Guimarães, e o comandante do 8º Batalhão de Polícia militar, tenente-coronel Fabiano Santos, explanaram sobre a importância da implantação de sistema de monitoramento com câmeras em pontos estratégicos do município. “É fundamental e imprescindível que seja utilizado no combate à criminalidade sistema de monitoramento com câmeras visando coibir atos ilícitos, e ajudar na prevenção e elucidação de crimes”, disse Carlos Augusto.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, e o psicólogo José Alexandre, apresentaram o projeto de prevenção e tratamento ao uso, abuso e dependências de drogas, em fase de elaboração e que será desenvolvido nas escolas. “Através deste projeto promoveremos a disseminação de conhecimento do conceito atual de dependência e substâncias abusivas para criação e manejo de estratégias de prevenção compreensivas e pragmáticas”, declarou Lúcia.

A criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas também foi debatida entre os participantes. “O objetivo é integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção ao uso de drogas”, explicou Lúcia.

Participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme, o gerente de Ordem Pública, Phillipe Nicácio Oliveira, e o comandante interino da Guarda Civil Municipal, Marcelo Reis. Também estiveram presente, o presidente da Câmara de Vereadores, Aluízio Siqueira, o diretor da Ong NDR, Vitor Hugo Leblon, o coronel reformado da PM, José Carlos Azevedo, além de membros do Conselho, funcionários municipais, empresários e pessoas da comunidade.








Fonte: Comunicação PMSJB