quinta-feira, 9 de maio de 2013

INAUGURADA EM CAMPOS A NOVA UTI DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO




A Prefeita Rosinha entregou na manhã desta quinta-feira (09), a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Ferreira Machado, que leva o nome do médico e ex-deputado federal Sadi Coube Bogado. A nova UTI conta com 32 leitos, sendo 24 divididos no sistema de box e 8 leitos de Unidade Intermediária (UI). 

A nova unidade, construída de acordo com as normas da Anvisa, conta, ainda, com um moderno sistema de climatização central com filtros de proteção bacteriológica, com sistema de câmeras em todos os seus acessos e corredores, proporcionando maior segurança para pacientes e acompanhantes, e com duas Centrais de Monitorização de Sinais Vitais dos pacientes, ligadas a todos os leitos. 

Participaram da solenidade de inauguração, o vice-Prefeito r Chicão, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, o Promotor de Justiça, Marcelo Lessa, o Bispo Dom Fernando Riffan, vereadores, demais autoridades e servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

O superintendente do Hospital Ferreira Machado, Ricardo Madeira, agradeceu à Prefeita pela realização. “Gostaria de agradecer à prefeita pela sua preocupação com a saúde e com os pacientes que merecem cuidados especiais”. O secretário de saúde, Geraldo Venâncio, disse estar entusiasmado: ”A inauguração desta UTI é um marco na área da saúde”, afirmou. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Campista, disse que a nova UTI do HFM representa uma mudança conceitual. “Fizemos tudo de acordo com as normas da Anvisa. Realizamos um processo seletivo interno buscando os servidores mais capacitados em terapia intensiva para atuação na nova UTI. Entendemos que o serviço público tem que ter qualidade e humanismo”, afirmou Sebastião. 

O vice-Prefeito, Dr Chicão, disse estar feliz com os avanços na área da saúde no município. “Este governo tem procurado, de todas as formas, avançar na área da saúde. Vocês verão uma UTI dentro dos padrões, com leitos de isolamento e boxes individuais, diminuindo os riscos de infecção. Gostaria, também de agradecer a todos os profissionais que atuam na saúde. Trabalhar na área da saúde é uma doação”, disse o vice-prefeito. 

A Prefeita destacou que Campos é o município do Estado do Rio de Janeiro que possui o maior número de leitos de terapia intensiva por habitantes. “Com estes 32 novos leitos, vamos estar mais a frente. Esta é uma unidade de primeiro mundo. O Hospital Ferreira Machado vai virar uma referência em trauma e ortopedia. Todas as cirurgias nestas áreas serão realizadas aqui”, informou a prefeita. 

Rosinha falou sobre os avanços e novas realizações na área da saúde. “A saúde de Campos melhorou. Descentralizamos a marcação de consultas e exames, temos o maior catálogo de remédios do Estado, com mais de 300 itens. Já orçamos e vamos licitar a obra para a construção de uma nova emergência para o HGG, estamos construindo o novo Hospital São José, em Goytacazes, e já licitamos e vamos dar a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital de Travessão”, garantiu a prefeita.


Fonte: Secom PMCG