sexta-feira, 10 de maio de 2013

PRIMEIRA ETAPA DA "REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO" DE CAMPOS, É ENTREGUE



A tão esperada primeira etapa da obra do Centro Histórico de Campos será inaugurada hoje, às 17h, e será concentrada apenas nas imediações da Praça Prudente de Moraes, onde está localizado o Chá-Chá-Chá — ontem foram instalação dos mobiliários urbanos (lixeiras, bancos, entre outros acabamentos) — já que outros trechos que interligam o Centro ainda estão em andamento, inclusive a conversão de redes ainda não foram instaladas. As obras de revitalização do Centro Histórico tiveram início em junho do ano passado e têm prazo de conclusão em três anos.

A praça Prudente de Moraes, no centro histórico de Campos, será entregue hoje, com pompa e circunstância. Seria uma obra de restauração. Pelo menos é assim que está anunciada, mas, na verdade o que houve foi uma recuperação do predio em si e instalação de novo mobiliário urbano em redor, com paisagismo, sinalização e iluminação, com cabeamento subterrâneo. Ficou bom.

O projeto de arquitetura criou ainda um adereço à construção, o que lhe deu um aspecto modernoso. Ficou ruim. Um anexo estranho. Cumpre lembrar que ali ficava a quitanda de dona Justina, mãe de Patrocínio. Não há nenhuma referência à este "detalhe".

Urbanização, reforma são uma coisa; restauração é outra completamente diferente. Se fosse uma restauração em regra, ficaria mais ou menos assim:



O engenheiro disse que, após a conclusão da área, a terceira etapa deve contemplar o trecho entre a rua Tenente Coronel Cardoso, Formosa, até a Rua João Pessoa.

Quanto à conversão de redes, Jefferson explicou que apenas duas concessionárias ainda não instalaram as fiações subterrâneas (Ampla e Oi). As demais (Embratel, Via Cabo e Ver TV), já realizaram a conversão. O engenheiro salientou que toda a parte civil, isto é, instalação de tubulações e caixas, já foi concluída, restando apenas à finalização da parte eletromecânica pelas empresas citadas. Jefferson informou que a aquisição dos cabos, que tratam de um material específico, é a causa para que as concessionárias ainda não tenham realizado as ligações subterrâneas, impossibilitando a remoção dos postes. “Estimamos que num prazo de 30 a 40 dias, as fiações subterrâneas estejam todas instaladas e o procedimento não atrapalhará as obras do Centro Histórico e tampouco danificará o que já foi feito. A Praça Prudente de Moraes (Chá-chá-chá) será inaugurada e está totalmente pronta”, afirmou o engenheiro Jefferson Barreto.

Em relação aos ambulantes, o coordenador de Fiscalização de Posturas, José de Ribamar Lima, informou que os camelôs só serão removidos do local assim que as obras do Camelódromo forem concluídas para que possam ser realocados para um local adequado.


Fonte: Blog do Fernando Leite/ Folha da Manhã