quarta-feira, 15 de maio de 2013

CONSTATADAS IRREGULARIDADES NO HOSPITAL SÃO JOSÉ EM CAMPOS

(Foto: Folha da Manhã)

Em virtude da constatação feita pelo vereador Jorge Magal(PR) de que usuários do Hospital São José, em Goitacazes, na Baixada Campista, enfrentavam problemas, foi anunciada a mudança nos cargos de direção da unidade. A decisão foi anunciada na manhã desta quarta-feira(15/05), durante uma reunião que ocorreu no hospital, da qual participaram o presidente da Fundação Municipal de Saúde(FMS), Sebastião Campista, e vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Paulo Hirano, Gil Vianna, Abdu Neme e Dona Penha.

Sebastião Campista informou que medidas em caráter de urgência estão sendo adotadas e confirmou a substituição da direção administrativa e clínica da unidade.

(Foto: Everaldo Cabral)

“O gabinete da Fundação Municipal de Saúde ficará, por enquanto, responsável pelo comando do hospital. Há um planejamento que a médio prazo terá o efeito desejado e vai solucionar os problemas, além da construção do novo hospital, que é um desejo da prefeita Rosinha Garotinho”, disse Campista. Ele ainda adiantou que será montada uma “ouvidoria”. “Três médicos vão avaliar as queixas dos usuários, a fim de que possamos adotar medidas a curto prazo”, enfatizou.

Foi preciso haver uma fatalidade com o sobrinho do vereador Magal para que os inúmeros problemas do Hospital São José, em Goitacazes, viessem à tona. Vereadores da base do governo realizaram uma reunião, na manhã desta quarta-feira (15 de maio), no local. Além deles, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Campista, também esteve presente e constatou a completa falta de infraestrutura da unidade. Entre as principais irregularidades estão a falta de médicos e medicamentos, lixo hospital mal acondicionado, esgoto a céu aberto e até médicos que recebiam sem trabalhar (funcionários fantasmas).


O Vereador Magal ressaltou que uma comissão já foi montada para que todos os problemas sejam solucionados e que, a partir de hoje, o presidente da Fundação Municipal de Saúde atue pessoalmente na unidade. “A partir de agora, adotaremos medidas para combater todas as irregularidades que havia aqui dentro do hospital. Começamos substituindo a direção clínica, além de parte do setor administrativo, que também já foi afastada. Queremos o bem da população da baixada campista. É inadmissível que isso estivesse acontecendo”, desabafou.

(foto: Campos24horas)

O Presidente da Fundação de Saúde, Salvador Campista, disse que as obras já resistem por cerca de dez meses, mas que houve um atraso por conta da duplicação da RJ-216. “Foi preciso mudar o projeto por conta da estrada, o que acabou adiando a conclusão das obras” disse.

Ele ressaltou ainda que, se essa medida não fosse adotada, provavelmente apenas dois dos seis médicos estariam na unidade nesta quarta-feira. “Estamos providenciando a contratação de novos médicos. É preciso agir com prudência, mas não com omissão. Vamos ser duros para mudar essa realidade”, afirma.

Enquanto o hospital não tinha a menor condição de realizar atendimento, a população, mais uma vez, sofreu com o descaso das autoridades. Dona Vera Cristina de Souza, de 52 anos, é um exemplo disso. Ela contou que, por várias vezes, deixou ser atendida e teve que procurar outra unidade hospitalar para receber atendimento “Fui ao hospital hoje e não encontrei nenhum médico. Nas vezes que encontro, eu tenho que esperar quase duas horas para ser atendida. É um absurdo a maneira como somos tratados”, reclamou.


O Hospital São José continua com os atendimentos normalizados, mas, de acordo com as autoridades que estiveram no local, a situação do péssimo atendimento começará a mudar a partir desta quarta-feira.


Fonte: Terceira Via/ Campos24horas