quarta-feira, 15 de maio de 2013

CAMPOS GANHA CENTRO PARA MENOR INFRATOR



O CAI atenderá adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, em conflito com a lei de cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O CAI terá alojamentos para 80 adolescentes, sendo um especialmente construído para atender a portadores de necessidades especiais, salas para atendimento técnico e para agentes socioeducativos e um espaço de conveniência, destinado à prática de atividades lúdicas.

Estão previstas as presenças de representantes do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), do vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e representantes do Pode Judiciário de Campos e região. A diretora da unidade será Marlene Pimentel Tavares, que comandou o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em Campos.

O novo Centro, também conhecido como CAI (Centro de Atendimento Intensivo), o primeiro de cinco anunciados pelo governo do estado para descentralizar o sistema de jovens “em conflito com a lei”, fará reduzir as transferências para unidades do Degase na capital, e é uma reivindicação antiga da população. Ele ocupa uma área de 22 mil metros quadrados (sendo quatro mil metros de área construída) margeando o Rio Paraíba do Sul, e terá capacidade para receber cerca de 90 crianças e adolescentes infratores, de 25 municípios do Norte e Noroeste, em regime de internação. Para trabalhar no local, foram contratados, através de concurso, 100 funcionários, que já fizeram treinamento no local.

Com a obra contratual orçada em R$11.4 milhões, mas com estimativa de custo anunciada em R$ 7.2 milhões, e inauguração prometida para março — e posteriormente para o dia 18 do mês passado —, o CAI-Campos dispõe de 13 blocos autônomos: um de saúde (com dois consultórios médicos, um de dentista, quatro para atendimento de familiares, postos de enfermagem, ambulatórios, consultório de psiquiatria), oficina multiuso, alojamento provisório, espaço ecumênico, quadra de areia, alojamento de agentes, área de administração, alojamentos I e II, escola da rede estadual, quadra poliesportiva, guaritas elevadas I e II, bloco de visita (com um pátio coberto e dois descobertos), e guarita externa para policiais militares.


Fonte: Folha da Manhã/ Campos24horas