segunda-feira, 6 de maio de 2013

30 EMBARCAÇÕES DE SJB PASSAM SUFOCO EM ALTO MAR DEVIDO A FORTES VENTOS

(foto: Ralph Braz)

Pelo menos 30 embarcações passaram por momentos de sufoco em alto mar no município de São João da Barra nesta segunda-feira, 06, devido aos fortes ventos. A Estação de Comunicação Costeira de Apoio Marítimo (Escoam) da prefeitura do município mantém contato com as embarcações, até que elas aportem em local seguro.

A Escoam conseguiu informação da última embarcação do município que está em alto mar por volta das 16h. “O Amanhecer”, conduzida por Josias Leite Neto, tinha sido visto pela última vez a cerca de 44 KM da costa e ficou sem fazer contato por aproximadamente oito horas.

Segundo Nilson Pessanha de Souza, coordenador da Escoam, o mar ficou muito agitado devido às fortes rajadas. A estação entrou em contato com cerca de 30 embarcações que estavam em alto mar. Todos os barcos são de São João da Barra e cidades próximas.

Souza informou que os condutores das embarcações já tinham sido avisados que o vento forte poderia chegar a qualquer momento. “Muita gente passou sufoco, mas já tínhamos informados sobre o mau tempo. A gente passa a previsão metrológica três vezes por dia”, acrescenta.

Silvana Ribeiro Gomes, Silvana Golfinho, mantém uma estação de rádio particular e colabora no contato com os pescadores. Ela conta que grande parte dos barcos de Atafona já está em segurança. A maior preocupação era com a embarcação O Amanhecer. “Eles tinham sido vistos pela última vez muito longe da costa. São pescadores de peroá que decidiram continuar no mar”.

A Estação de Comunicação Costeira de Apoio Marítimo é um serviço da secretaria de Pesca de São João da Barra, que atende a pescadores que navegam pelo município. Além de São João da Barra, a Escoam atende aos pescadores dos municípios de São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Macaé e Marataízes/ES que navegam pelo mar sanjoanense.

A Escoam funciona todos os dias durante 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.segundo o coordenador da Estação, Nilson Pessanha de Souza, cinco funcionário revezam em escala de 24h por 72h.



Fonte: SJB online