quarta-feira, 8 de maio de 2013

ACCIONA EXPLICA PARALISAÇÃO DE OBRAS NO PORTO AOS FUNCIONÁRIOS



Os funcionários da Acciona foram formalmente notificados sobre a paralisação das obras no estaleiro da OSX, no Superporto do Açu. Todos os trabalhadores de campo, como peões e técnicos, compareceram ao Estádio Ary de Oliveira e Souza (Goytacaz), em Campos, na manhã desta quarta-feira, 08.

Na portaria do estádio, o clima era de insegurança entre os trabalhadores. Um funcionário alegou que a forma com que a empresa conduziu a paralisação da obra é uma medida para evitar novos manifestos de funcionários, como aconteceu no mês de abril. A empresa tem colaboradores de diversas partes do Brasil e outros países.

Renê Soares trabalha na construção do estaleiro há três meses. Ele acredita que a condução desse processo de paralisação está sendo bem elaborado pela Acciona. Para Renê, o encontro com os funcionários é uma forma de conscientizar a todos sobre as possibilidades futuras. “A gente veio aqui em busca de informação. Precisamos saber se os funcionários vão ter uma luz no fim do túnel”.

Aos trabalhadores que compareçam ao estádio, a empresa notificou que ficarão em casa, recebendo todos os benefícios por tempo indeterminado. Comunicou ainda que acredita no restabelecimento dos serviços em breve, por isso optou por não dispensar nenhum funcionário.

Segunda-feira, 6, a Acciona suspendeu temporariamente os serviços firmados com a OSX. Trabalhadores da empresa espanhola, por iniciativa da própria Accciona, não retornam ao canteiro de obras desde terça-feira, 7. Mais de mil funcionários estão nessa situação.

"A Acciona informa que reuniu hoje (08/05) os colaboradores de mão de obra direta no projeto da OSX, com o objetivo de informá-los sobre a suspensão temporária das atividades e assegurar a manutenção do contrato de trabalho.

Em respeito aos seus colaboradores, a empresa presta os esclarecimentos necessários para tranquilizá-los neste momento.



A empresa se compromete a continuar a informá-los à medida que surjam novos fatos sobre a situação. 

A suspensão temporária do contrato somente se aplica na construção da Unidade de Construção Naval (UCN) e não no resto das obras de construção dos quebra-mares e cais na entrada do Porto do Açu, cujas obras se encontram em andamento normal, com o ritmo previsto e cronograma adiantado".

Através de nota à imprensa, a OSX Construção Naval S/A esclarece que segue negociando com a Acciona iniciativas pertinentes ao contrato de prestação de serviço vigente, conforme a adaptação do ritmo de implantação do estaleiro ao atual cenário do mercado no País. A expectativa da OSX é que ambas as partes definirão em conjunto os passos subsequentes, dentro dos objetivos comuns que as unem. A OSX reitera ainda que os ajustes que estão sendo realizados fazem parte de um processo de adequação à atual carteira de encomendas, devendo tal adequação abranger também serviços de apoio e serviços terceirizados. As obras do estaleiro seguem concentradas nas áreas e estruturas necessárias ao desenvolvimento dos projetos em carteira.



Fonte: SJB online