quinta-feira, 9 de maio de 2013

PRORROGADO VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM CAMPOS

(foto: Ralph Braz)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será prorrogada em Campos, por mais alguns dias. A informação é do Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. O Ministério da Saúde encerra a campanha nesta sexta-feira (10), em todo o país.

- Em relação à vacinação de crianças e idosos, a cobertura foi satisfatória. Mas estamos preocupados especialmente com as gestantes, que são um dos principais grupos de riscos, o mais suscetível às complicações da gripe, como pneumonias, e à gripe suína, provocada por um dos vírus da Influenza, o H1N1, e que, em 2009, em Campos, causou diversas internações e até óbitos de gestantes. Por isso, na próxima semana, continuaremos com a vacinação, para melhorar os índices de cobertura também de puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, que estão muito aquém de nossa meta – informa o secretário.

De acordo com Venâncio, se necessário, a Secretaria de Saúde trabalhará a busca ativa dos grupos. “Os detalhes serão acertados pela Superintendência de Saúde Coletiva, mas não podemos nos acomodar com um índice insatisfatório de vacinação contra a influenza e queremos atingir a meta e proteger as pessoas desses grupos que compõem o público-alvo da gripe contra os três subtipos do vírus influenza, lembrando que esses vírus provocam agravos nos quadros de gripes e podem levar à morte”, destaca.


Fonte: Site Dr. Paulo Hirano