Mostrando postagens com marcador Secretaria de Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Secretaria de Saúde. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de março de 2014

SAÚDE DE SJB RECEBE DUAS VANS PARA TRANSPORTE DE PACIENTES

São João da Barra passará a contar com um reforço na frota para atendimento ao setor de saúde. Adquiridos junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, dois novos veículos (vans) serão utilizados no transporte de pacientes que necessitam de tratamento médico fora do município. A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28, na cidade de Macaé, com as presenças do governador Sérgio Cabral e do vice Luiz Fernando Pezão.

O município possui atualmente um serviço permanente de transporte de pacientes para cidades como Itaperuna, Rio de Janeiro e São Paulo, com uma demanda semanal que ultrapassa 100 pessoas. O transporte vinha sendo realizado por três veículos.

Com capacidade para 16 pessoas e ar condicionado, cada uma das vans custou aos cofres do Estado R$ 98.895,02. Foram contemplados 91 municípios fluminenses, com investimento total de R$ 17.801.103,60, viabilizado por meio de emenda parlamentar. Para São João da Barra, elas foram de autoria dos deputados Paulo Melo e Felipe Peixoto.

Os carros chegam ao município com documentação regularizada e com termo de doação assinado pela prefeitura. O Documento Único de Arrecadação foi pago pela secretaria de Estado de Saúde, com o município arcando, como contrapartida, com seguro e manutenção.

Além da secretária Denise Esteves, representou o prefeito Jose Amaro de Souza Neco na solenidade de entrega dos veículos o chefe de gabinete Antônio Neves. Também estiveram representados os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, e São Fidélis e São Francisco de Itabapoana.


Fonte: ASCOM

sexta-feira, 7 de março de 2014

SJB ABRE PROCESSO SELETIVO COM MAIS DE 600 VAGAS NA SAÚDE

(Foto: Ralph Braz)

A prefeitura de São João da Barra está com inscrições abertas para o processo seletivo da secretaria de Saúde a partir de hoje, dia sete até a próxima quarta-feira, dia 14. As inscrições estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes Municipal Arlindo Aquino, na Rua João Patrício, s/n, Centro. Com mais de 600 vagas distribuídas entre os níveis fundamental e superior, as oportunidades variam entre R$778,68 e R$ 5.944,53. De acordo com a coordenação, o processo seletivo tem validade de dois anos.

As vagas são destinadas para a contratação de Médico Clínico Geral (ambulatório e plantonista), Médico Anestesista, Cardiologista, Pediatra (ambulatório e plantonista), Obstetra (plantonista), Psiquiatra, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Odontólogo, Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), Farmacêutico, Técnico de Farmácia, Professor de Educação Física, Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Médico Radiologista, Técnico em Radiologia, Técnico em Imobilização, Nutricionista, Apoio Administrativo, Maqueiro, Oficineiro (Artesanato), Eletricista e Operador de Rádio de Telecomunicação.

Para se inscrever, os candidatos devem apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor com comprovação de Regularidade com a Justiça Eleitoral, comprovante de residência, certificado de reservista (apenas para os homens), documentação comprobatória de Carteira de Habilitação relativa à função pretendida, quando necessária, diploma ou certificado de escolaridade reconhecido pelo MEC, no qual habilita para o exercício da função pretendida, documentação comprobatória de experiência profissional na área com no mínimo de 06 (seis) meses, original e/ou cópia autenticada, que deverá ser entregue até o ato da entrevista, PIS/PASEP, comprovante de naturalização, caso o candidato não seja brasileiro e currículo profissional atualizado.

A segunda etapa do processo consistirá em entrevista que será realizada na sede da Policlínica, na Rua Barão de Barcelos, 88, Centro, (em frente à rodoviária) entre 9h e 17h. No dia 18/03 serão entrevistados os candidatos que tiverem as iniciais dos nomes de A a F. No dia 19/03, a entrevista seguirá com os candidatos das letras G a L. No dia 20/03 será a vez das letras M e N. E para finalizar a etapa de entrevistas, no dia 21/03 serão os candidatos das letras O a Z.

Maiores detalhes sobre o processo seletivo acesse o site da prefeitura no endereço eletrônicowww.sjb.rj.gov.br



Fonte: Ascom

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL DIA 28



A campanha de vacinação contra raiva animal será realizada no próximo dia 28, último sábado deste mês, das 9h às 17h. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, montou uma estratégia com cerca de 100 postos espalhados pelo município, em áreas estratégicas. As unidades serão divulgadas nos próximos dias.

A expectativa é imunizar cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos, de acordo com o coordenador da campanha, o veterinário Márcio Muniz. A última campanha foi realizada em 2009, ocasião em que foram vacinados cerca de 75 mil animais.

- Todos os cães e gatos acima de um mês de vida devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis. É muito importante que os donos dos animais participem da campanha – disse o veterinário.


Fonte: ASCOM

sexta-feira, 7 de junho de 2013

COMEÇA NESTE SÁBADO CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIO



Começa neste sábado (8) e vai até o dia 21, a 34ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Em Campos, a Secretaria de Saúde abre oficialmente a campanha às 9h de sábado, na UBS do Parque Aldeia, com o “Arraiá do Zé Gotinha”. A meta do município é vacinar 28.978 crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). 

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, chama a atenção dos pais para a importância da imunização dos filhos. “A vacinação é o método mais eficaz de proteção das crianças contra a paralisia infantil, evitando a disseminação do poliovírus, que provoca a doença. No Brasil, a poliomielite está erradicada desde 1990; mas o vírus ainda circula em 16 países. Este ano, o Ministério da Saúde apresentou uma preocupação extra com a transmissão do vírus, devido a grandes eventos que acontecerão no Brasil e que atrairão milhares de pessoas de diferentes partes do mundo, inclusive de regiões onde o poliovírus ainda circula. Assim, lembro que é um ato de amor dos pais levarem seus filhos para serem vacinados”, destacou.

Conforme informação do diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a meta do município de Campos é imunizar 3.011 bebês de 6 meses; 6.021 de 1 ano; 6.467 crianças de 2 anos; 6.666 de 3 anos e 6.813 de até 4 anos de idade. “O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo a proteção coletiva. A vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus e só é contra-indicada para crianças que apresentarem febre, diarreia, vômito e imunodeficiência”, falou o diretor.

Arraiá do Zé Gotinha na Aldeia – Em Campos, neste sábado, a criançada que participar da abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será recepcionada com festa na UBS do Parque Aldeia, durante o “Arraiá do Zé Gotinha”, que vai começar às 9h e prosseguirá até às 17h. Além de receberem proteção à saúde com a vacina, a meninada terá direito a muitas brincadeiras, como pula-pula, brindes e até a participar de um casamento caipira.


Fonte: Secom PMCG

terça-feira, 28 de maio de 2013

H1N1: CONFIRMADOS CINCO CASOS EM CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)

Cinco casos de H1N1 foram confirmados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Todos os contaminados são casos 'ambulatoriais', ou seja, pessoas que não estão internadas. A confirmação dos casos é do superintendente de Saúde Coletiva de Campos, Charbell Kury. Entre os cinco pacientes, dois são gestantes. Na cidade ainda não existe nenhum caso de internação. Todos os cinco pacientes contaminados iniciaram o tratamento logo no início da doença.

Para o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, algumas medidas simples podem evitar o contágio da doença.
Lavar as mãos várias vezes é importante para evitar o H1N1 (Foto: Reprodução EPTV)

“É muito importante ter cuidados básicos de higiene como lavar sempre as mãos, não compartilhar copos e talheres em locais públicos e colocar a mão na boca na hora de tossir e espirrar”, informou Charbell.

Segundo o médico Dr. Luiz José de Souza, diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos, o mais importante é que as pessoas procurem um médico assim que os sintomas surgirem.

“Quem tiver sintomas de gripe precisa procurar logo o médico. É preciso fazer o exame em até três dias de suspeita e se confirmar é preciso começar o tratamento imediatamente. No caso da H1N1, a infecção secundária é mais grave, porque a pessoa pode desenvolver a pneumonia. Quando se trata a doença logo no início, risco é bem menor. O correto é que o tratamento comece em até cinco dias após o surgimento dos sintomas”, comentou o médico.

Os principais sintomas de H1N1 são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse.


Fonte: InterTV

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONTÍNUA A FALTA DE VACINAS NOS POSTOS DE CAMPOS


(foto: Ralph Braz)

Continua em falta nos posto de saúde de Campos, as vacina contra Hepatite A e a varicela (capatora). O fato foi denunciado no dia 27 de abril. Na ocasião a secretaria de Saúde informou que novas doses iriam está disponíveis a partir do dia 20 de maio, mas não foi o que nossa equipe de reportagem ouviu dos pais que foram ao Centro de Referencia e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) na tarde da última quarta-feira.

— Essa é a terceira vez que venho ao posto para tentar vacinar minha filha contra Hepatite A e sou informada e orientada pelas enfermeiras que a vacina ainda não chegou e que só teria na próxima semana. Isso é um absurdo. Disponibiliza de graça para que então? Para quando à população vier procurar, ouvir que está em falta — disse a doméstica Fabiana Ribeiro, 39 anos.

A vacina contra a Hepatite A é aplicada em duas doses e destinada às crianças maiores de um ano, foi lançada em Campos em março de 2011. O município foi o primeiro no Brasil a implantar esta imunização em seu programa municipal de vacinação. A doença aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV), geralmente de curso benigno é transmitido por alimentos mal preparados e água contaminadas por fezes contendo o vírus. 

Em nota a secretaria de Saúde informou que todas as vacinas disponibilizadas estão com estoques regularizados, podendo ter ocorrido falta eventual em alguma unidade da Saúde. Quanto a vacina contra varicela a assessoria disse que a renovação de todos os estoques será regularizado até o final deste mês.


Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 9 de maio de 2013

PRORROGADO VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM CAMPOS

(foto: Ralph Braz)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será prorrogada em Campos, por mais alguns dias. A informação é do Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio. O Ministério da Saúde encerra a campanha nesta sexta-feira (10), em todo o país.

- Em relação à vacinação de crianças e idosos, a cobertura foi satisfatória. Mas estamos preocupados especialmente com as gestantes, que são um dos principais grupos de riscos, o mais suscetível às complicações da gripe, como pneumonias, e à gripe suína, provocada por um dos vírus da Influenza, o H1N1, e que, em 2009, em Campos, causou diversas internações e até óbitos de gestantes. Por isso, na próxima semana, continuaremos com a vacinação, para melhorar os índices de cobertura também de puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, que estão muito aquém de nossa meta – informa o secretário.

De acordo com Venâncio, se necessário, a Secretaria de Saúde trabalhará a busca ativa dos grupos. “Os detalhes serão acertados pela Superintendência de Saúde Coletiva, mas não podemos nos acomodar com um índice insatisfatório de vacinação contra a influenza e queremos atingir a meta e proteger as pessoas desses grupos que compõem o público-alvo da gripe contra os três subtipos do vírus influenza, lembrando que esses vírus provocam agravos nos quadros de gripes e podem levar à morte”, destaca.


Fonte: Site Dr. Paulo Hirano

INAUGURADA EM CAMPOS A NOVA UTI DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO




A Prefeita Rosinha entregou na manhã desta quinta-feira (09), a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Ferreira Machado, que leva o nome do médico e ex-deputado federal Sadi Coube Bogado. A nova UTI conta com 32 leitos, sendo 24 divididos no sistema de box e 8 leitos de Unidade Intermediária (UI). 

A nova unidade, construída de acordo com as normas da Anvisa, conta, ainda, com um moderno sistema de climatização central com filtros de proteção bacteriológica, com sistema de câmeras em todos os seus acessos e corredores, proporcionando maior segurança para pacientes e acompanhantes, e com duas Centrais de Monitorização de Sinais Vitais dos pacientes, ligadas a todos os leitos. 

Participaram da solenidade de inauguração, o vice-Prefeito r Chicão, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, o Promotor de Justiça, Marcelo Lessa, o Bispo Dom Fernando Riffan, vereadores, demais autoridades e servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

O superintendente do Hospital Ferreira Machado, Ricardo Madeira, agradeceu à Prefeita pela realização. “Gostaria de agradecer à prefeita pela sua preocupação com a saúde e com os pacientes que merecem cuidados especiais”. O secretário de saúde, Geraldo Venâncio, disse estar entusiasmado: ”A inauguração desta UTI é um marco na área da saúde”, afirmou. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Campista, disse que a nova UTI do HFM representa uma mudança conceitual. “Fizemos tudo de acordo com as normas da Anvisa. Realizamos um processo seletivo interno buscando os servidores mais capacitados em terapia intensiva para atuação na nova UTI. Entendemos que o serviço público tem que ter qualidade e humanismo”, afirmou Sebastião. 

O vice-Prefeito, Dr Chicão, disse estar feliz com os avanços na área da saúde no município. “Este governo tem procurado, de todas as formas, avançar na área da saúde. Vocês verão uma UTI dentro dos padrões, com leitos de isolamento e boxes individuais, diminuindo os riscos de infecção. Gostaria, também de agradecer a todos os profissionais que atuam na saúde. Trabalhar na área da saúde é uma doação”, disse o vice-prefeito. 

A Prefeita destacou que Campos é o município do Estado do Rio de Janeiro que possui o maior número de leitos de terapia intensiva por habitantes. “Com estes 32 novos leitos, vamos estar mais a frente. Esta é uma unidade de primeiro mundo. O Hospital Ferreira Machado vai virar uma referência em trauma e ortopedia. Todas as cirurgias nestas áreas serão realizadas aqui”, informou a prefeita. 

Rosinha falou sobre os avanços e novas realizações na área da saúde. “A saúde de Campos melhorou. Descentralizamos a marcação de consultas e exames, temos o maior catálogo de remédios do Estado, com mais de 300 itens. Já orçamos e vamos licitar a obra para a construção de uma nova emergência para o HGG, estamos construindo o novo Hospital São José, em Goytacazes, e já licitamos e vamos dar a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital de Travessão”, garantiu a prefeita.


Fonte: Secom PMCG