Mostrando postagens com marcador Campanha de vacinação contra poliomelite. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Campanha de vacinação contra poliomelite. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIO TERMINA NESTA SEGUNDA


(Foto: Reprodução)
Esta segunda-feira é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. Crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem receber as gotinhas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a paralisia infantil.
A meta nacional ainda está longe de ser alcançada. Das 12 milhões de crianças esperadas, pouco mais de quatro milhões compareceram. O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção. A 36ª Campanha Nacional começou em 15 de agosto.

Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização já que, nos últimos dois anos, nove países registraram casos da doença.

Durante a campanha, as mães também têm a oportunidade de atualizar o calendário vacinal das crianças de até cinco anos, que não tomaram outra vacina da rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacinas que a criança ainda não tomou, é importante que os responsáveis levem o cartão de vacina da criança.






Fonte: Secom

sexta-feira, 7 de junho de 2013

COMEÇA NESTE SÁBADO CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIO



Começa neste sábado (8) e vai até o dia 21, a 34ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). Em Campos, a Secretaria de Saúde abre oficialmente a campanha às 9h de sábado, na UBS do Parque Aldeia, com o “Arraiá do Zé Gotinha”. A meta do município é vacinar 28.978 crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). 

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, chama a atenção dos pais para a importância da imunização dos filhos. “A vacinação é o método mais eficaz de proteção das crianças contra a paralisia infantil, evitando a disseminação do poliovírus, que provoca a doença. No Brasil, a poliomielite está erradicada desde 1990; mas o vírus ainda circula em 16 países. Este ano, o Ministério da Saúde apresentou uma preocupação extra com a transmissão do vírus, devido a grandes eventos que acontecerão no Brasil e que atrairão milhares de pessoas de diferentes partes do mundo, inclusive de regiões onde o poliovírus ainda circula. Assim, lembro que é um ato de amor dos pais levarem seus filhos para serem vacinados”, destacou.

Conforme informação do diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, a meta do município de Campos é imunizar 3.011 bebês de 6 meses; 6.021 de 1 ano; 6.467 crianças de 2 anos; 6.666 de 3 anos e 6.813 de até 4 anos de idade. “O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo a proteção coletiva. A vacina confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus e só é contra-indicada para crianças que apresentarem febre, diarreia, vômito e imunodeficiência”, falou o diretor.

Arraiá do Zé Gotinha na Aldeia – Em Campos, neste sábado, a criançada que participar da abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será recepcionada com festa na UBS do Parque Aldeia, durante o “Arraiá do Zé Gotinha”, que vai começar às 9h e prosseguirá até às 17h. Além de receberem proteção à saúde com a vacina, a meninada terá direito a muitas brincadeiras, como pula-pula, brindes e até a participar de um casamento caipira.


Fonte: Secom PMCG