terça-feira, 28 de maio de 2013

H1N1: CONFIRMADOS CINCO CASOS EM CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)

Cinco casos de H1N1 foram confirmados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Todos os contaminados são casos 'ambulatoriais', ou seja, pessoas que não estão internadas. A confirmação dos casos é do superintendente de Saúde Coletiva de Campos, Charbell Kury. Entre os cinco pacientes, dois são gestantes. Na cidade ainda não existe nenhum caso de internação. Todos os cinco pacientes contaminados iniciaram o tratamento logo no início da doença.

Para o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, algumas medidas simples podem evitar o contágio da doença.
Lavar as mãos várias vezes é importante para evitar o H1N1 (Foto: Reprodução EPTV)

“É muito importante ter cuidados básicos de higiene como lavar sempre as mãos, não compartilhar copos e talheres em locais públicos e colocar a mão na boca na hora de tossir e espirrar”, informou Charbell.

Segundo o médico Dr. Luiz José de Souza, diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos, o mais importante é que as pessoas procurem um médico assim que os sintomas surgirem.

“Quem tiver sintomas de gripe precisa procurar logo o médico. É preciso fazer o exame em até três dias de suspeita e se confirmar é preciso começar o tratamento imediatamente. No caso da H1N1, a infecção secundária é mais grave, porque a pessoa pode desenvolver a pneumonia. Quando se trata a doença logo no início, risco é bem menor. O correto é que o tratamento comece em até cinco dias após o surgimento dos sintomas”, comentou o médico.

Os principais sintomas de H1N1 são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse.


Fonte: InterTV