terça-feira, 14 de maio de 2013

AEROMÓVEL SOLUÇÃO PARA TRANSPORTE URBANO EM CAMPOS

(foto: Kaue Menezes)

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho conheceu, nesta terça-feira (14), em Porto Alegre (RS), a primeira linha do sistema de aeromóvel implantada no Brasil, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Prefeitura de Campos teve aprovado o projeto do aeromóvel no PAC 2, do Governo Federal, apontada como a melhor proposta de transporte de veículos leves sobre trilhos.

A prefeita Rosinha visitou a estação da Trensurb, em trecho que liga o aeroporto ao terminal, e o escritório da MPB/Coester, fundada por Oskar Coester, 83 anos, que apresentou o sistema do aeromóvel desenvolvido por sua empresa. O engenheiro Fernando Mac Dowell, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assessora o município no projeto, acompanhou a apresentação.


(foto: Divulgação)

O projeto do aeromóvel de Porto Alegre tem um quilômetro de extensão, tendo recebido, em abril, o primeiro vagão com capacidade para 150 passageiros. Em fase final de construção, o aeromóvel ganhará, em julho, mais um vagão, dobrando a capacidade de usuários.

O projeto de Campos, explica Rosinha, aprovado pelo Governo Federal, prevê a implementação de 13 quilômetros de linha, com 11 estações do Aeroporto Bartholomeu Lyzandro até o Jóquei Clube. 'O nosso projeto vai trazer maior mobilidade e modernizar o trânsito de Campos. Agora, precisamos aguardar o governo federal e suas orientações sobre o convênio para o planejamento da obra", enfatizou Rosinha.

Acompanharam a prefeita Rosinha a deputada estadual Clarissa Garotinho; o presidente da Emut, Álvaro Oliveira e o seu diretor técnico Paulo Dias; os secretários Edilson Peixoto (Obras e Urbanismo), Sérgio Cunha (Comunicação Social), Linda Mara (Particular), e os diretores da PCE, Ricardo Gregório, Carlos Teller e Eduardo Massa.


Fonte: SECOM / PMCG