Mostrando postagens com marcador AEROMÓVEL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador AEROMÓVEL. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de junho de 2013

FUTURA ESTAÇÃO DO AEROMÓVEL NA 28 DE MARÇO

(Fotos: Ralph Braz)

O decreto publicado pela Prefeitura de Campos, na véspera do último feriado, tornou de utilidade pública várias áreas da cidade, com fins de desapropriação, para abrigar as estações do futuro aeromóvel. A previsão inicial é que seriam criadas duas estações na região mais nobre da cidade, uma delas em frente ao Shopping Avenida 28.


Para receber esta estação, uma área de 3.180,83 m² será desapropriada, na Avenida 28 de Março, em frente ao Shopping 28. Como o edital não é claro, houve uma certa confusão se ela seria do terreno da antiga Vasa, que pertence aos donos do Superbom, ou do terreno da esquina com a rua Manoel Teodoro, de propriedade da Campos Neon.



Na verdade, a área que será desapropriada engloba os dois terrenos. Ela fica entre o Hotel Comfort e a rua Manoel Teodoro, com 153,09 metros de frente e 20,14 de profundidade. Exatamente o filé mignon dos dois terrenos, que perderão a frente para a Avenida 28 de Março e a esquina.

A área é muito nobre e certamente os proprietários dos imóveis terão prejuízos, pois ainda que se pague o valor de mercado, o que não é certo e nem provável em uma desapropriação, as áreas perderão frente e valor. Mas, a coletividade sempre deve estar acima da individualidade.



Os proprietários também não podem se queixar de falta de oportunidades. Não foram poucas as sondagens de grupos interessados em empreender ali nestes anos. Nada aconteceu e os terrenos sempre foram subutilizados. É como diz o técnico Muricy Ramalho: “a bola pune”.


Fonte: Blog Ponto de Vista 

terça-feira, 14 de maio de 2013

AEROMÓVEL SOLUÇÃO PARA TRANSPORTE URBANO EM CAMPOS

(foto: Kaue Menezes)

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho conheceu, nesta terça-feira (14), em Porto Alegre (RS), a primeira linha do sistema de aeromóvel implantada no Brasil, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. A Prefeitura de Campos teve aprovado o projeto do aeromóvel no PAC 2, do Governo Federal, apontada como a melhor proposta de transporte de veículos leves sobre trilhos.

A prefeita Rosinha visitou a estação da Trensurb, em trecho que liga o aeroporto ao terminal, e o escritório da MPB/Coester, fundada por Oskar Coester, 83 anos, que apresentou o sistema do aeromóvel desenvolvido por sua empresa. O engenheiro Fernando Mac Dowell, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que assessora o município no projeto, acompanhou a apresentação.


(foto: Divulgação)

O projeto do aeromóvel de Porto Alegre tem um quilômetro de extensão, tendo recebido, em abril, o primeiro vagão com capacidade para 150 passageiros. Em fase final de construção, o aeromóvel ganhará, em julho, mais um vagão, dobrando a capacidade de usuários.

O projeto de Campos, explica Rosinha, aprovado pelo Governo Federal, prevê a implementação de 13 quilômetros de linha, com 11 estações do Aeroporto Bartholomeu Lyzandro até o Jóquei Clube. 'O nosso projeto vai trazer maior mobilidade e modernizar o trânsito de Campos. Agora, precisamos aguardar o governo federal e suas orientações sobre o convênio para o planejamento da obra", enfatizou Rosinha.

Acompanharam a prefeita Rosinha a deputada estadual Clarissa Garotinho; o presidente da Emut, Álvaro Oliveira e o seu diretor técnico Paulo Dias; os secretários Edilson Peixoto (Obras e Urbanismo), Sérgio Cunha (Comunicação Social), Linda Mara (Particular), e os diretores da PCE, Ricardo Gregório, Carlos Teller e Eduardo Massa.


Fonte: SECOM / PMCG