sexta-feira, 17 de maio de 2013

COMISSÃO DA ALERJ VISITA LIXÃO EM CAMPOS

(Foto: Folha da Manhã/ ANI)

“Nunca soube que Campos estava assim”, disse a deputada estadual Janira Rocha (PSOL) em relação ao ex-catadores de lixo que atuavam no lixão da Codin e por motivo de fechamento do mesmo, estão recebendo apenas benefícios do governo. A deputada, que preside a comissão especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) criada para acompanhar e fiscalizar o cumprimento da Lei Federal de Política de Resíduos Sólidos, esteve nesta manhã em Campos e visitou o lixão.

Além do antigo lixão, a deputada visitou também o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) em Conselheiro Josino. A visita foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque; pelo secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral; os ambientalistas Sérgio Ricardo e Aristides Soffiati, entre outras pessoas. Na ocasião, a deputada Janira informou que uma data será marcada para uma reunião com as universidades que tenham pesquisas sobre a questão ambiental do lixão de Campos para discutirem o assunto.

De acordo com Janira, em Campos o que se vê é uma situação de violência. “Aqui o que vemos é uma tentativa de exclusão das pessoas no processo de implantação no mercado produtivo do lixo. O que vi aqui é diferente de outras cidades, como em Itaoca onde tem várias pessoas com hanseníase, tuberculose, que são doenças decorrentes do trabalho que são muito visíveis. As pessoas estão deixadas para trás”, explicou.

A ex-catadora Adriana Guedes da Silva, de 27 anos, contou que atualmente vive com a renda de R$ 164 proveniente do Bolsa Família. “Depois que fecharam o lixão, fui trabalhar na Vital (empresa que presta serviços de limpeza pública em Campos) e depois de três meses me mandaram embora. Não estão ligando para nós catadores”, contou.

Em nota enviada pela secretaria de Comunicação, a Prefeitura informou que a Vital Engenharia contratou ex-catadores, que hoje, com carteira assinada, trabalham como garis. Desde o fechamento do lixão da Codin, 150 pessoas foram contratadas e 2/3 desses funcionários são mulheres. “Além disso, foram oferecidos cursos na área da construção civil (técnicas de pintura, elétrica, alvenaria e solda) através do projeto “Reconstruindo o futuro”, uma iniciativa da Prefeitura de Campos, através da secretaria municipal de Trabalho e Renda, com apoio da concessionária Vital Engenharia. Grande parte dos 98 alunos que receberam certificado no último dia 10 era ex-catadores”, dizia a nota.


Fonte: Folha da Manhã