sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONTÍNUA A FALTA DE VACINAS NOS POSTOS DE CAMPOS


(foto: Ralph Braz)

Continua em falta nos posto de saúde de Campos, as vacina contra Hepatite A e a varicela (capatora). O fato foi denunciado no dia 27 de abril. Na ocasião a secretaria de Saúde informou que novas doses iriam está disponíveis a partir do dia 20 de maio, mas não foi o que nossa equipe de reportagem ouviu dos pais que foram ao Centro de Referencia e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) na tarde da última quarta-feira.

— Essa é a terceira vez que venho ao posto para tentar vacinar minha filha contra Hepatite A e sou informada e orientada pelas enfermeiras que a vacina ainda não chegou e que só teria na próxima semana. Isso é um absurdo. Disponibiliza de graça para que então? Para quando à população vier procurar, ouvir que está em falta — disse a doméstica Fabiana Ribeiro, 39 anos.

A vacina contra a Hepatite A é aplicada em duas doses e destinada às crianças maiores de um ano, foi lançada em Campos em março de 2011. O município foi o primeiro no Brasil a implantar esta imunização em seu programa municipal de vacinação. A doença aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV), geralmente de curso benigno é transmitido por alimentos mal preparados e água contaminadas por fezes contendo o vírus. 

Em nota a secretaria de Saúde informou que todas as vacinas disponibilizadas estão com estoques regularizados, podendo ter ocorrido falta eventual em alguma unidade da Saúde. Quanto a vacina contra varicela a assessoria disse que a renovação de todos os estoques será regularizado até o final deste mês.


Fonte: Folha da Manhã