domingo, 8 de janeiro de 2017

Elvis Presley faria 82 anos neste domingo


O astro do rock Elvis Presley completaria 82 anos neste domingo. Nascido no Mississippi, nos Estados Unidos, dia 8 de janeiro de 1935, ele viria a se tornar conhecido em 1954, quando deu início à carreira.


O ídolo da música faleceu em 1977.

A voz potente, a força interpretativa e o estilo galã logo tornaram Elvis Presley um sucesso de público. As influências musicais vieram do country, gospel e blues. A carreira decolou na década de 50. Estilo e diversidade musical desafiaram as barreiras sociais e raciais daquele tempo. Elvis atuou em 33 filmes de sucesso. Apesar do status de celebridade, teve que servir nas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial.


Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935 em Tupelo, no Mississipi rural. Com ele nasceu um irmão gémeo, mas já sem vida. Filho único de Vernon e Gladys Presley, tinha 13 anos quando se mudaram para Memphis (Tennessee), mas por essa altura já a música lhe corria nas veias. Na juventude absorveu as influências do Blues, da Country e do Gospel, géneros musicais com que cresceu na comunidade religiosa e na Beale Street de Memphis, rua que frequentava na adolescência.


Elvis Presley começou a sua carreira discográfica em 1954 na lendária Sun Records, e apenas dois anos mais tarde já era uma estrela internacional. Além da música, participou em 33 filmes e protagonizou dezenas de atuações musicais que fizeram história na televisão. Vendeu mil milhões de discos e ganhou vários prémios, entre eles três Grammy (em 14 nomeações), mas a fama não lhe retirou a humildade: em 1958 interrompeu a carreia para responder à chamada do exército norte-americano.