quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VEÍCULO CAI EM TELHADO DE CASA EM PETRÓPOLIS

(Foto: Marco Oddone/ Petro News)

Na tarde desta quinta-feira (28) um acidente assustou moradores no bairro Bataillard ,em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Segundo testemunhas, um veículo seguia pela rua principal da localidade, quando o motorista perdeu a direção e caiu de uma altura de aproximadamente 40 metros, no quintal de uma casa. O telhado do imóvel ficou danificado. Cinco crianças estavam no local, na hora do acidente, mas ninguém se feriu.

Duas pessoas estavam no carro. O carona não sofreu nenhum ferimento. Já o motorista, Marcos Paulo Vieira, de 36 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o hospital Santa Teresa. Ele sofreu uma fratura na coluna e uma perfuração do tórax. A assessoria do hospital informou que o estado de saúde dele requer cuidados.


Fonte: Inter TV (G1)

ENGAVETAMENTO DE TRÊS VEÍCULOS DEIXA TRÂNSITO LENTO NA BR-101

(Arquivo/ foto: Ralph Braz)

Três veículos se envolveram em um engavetamento no KM 65 da BR-101, sentido Norte, na tarde desta quinta-feira (28/02), em Campos. Os veículos envolvidos foram uma Hilux preta, placa KXT – 5001, um caminhão Volkswagen modelo 8-150 branco e uma caminhonete Mitsubishi modelo L 200 cinza, placa NCX 1010.

Segundo informações do comerciante Davis Peçanha dos Santos, 36 anos, no momento do engavetamento o trânsito estava parado. “Estava de carona na Hilux com o trânsito parado, quando o caminhão bateu na traseira do carro em que eu estava. Com o impacto da batida nosso carro bateu na traseira da caminhonete”, disse o comerciante.

Ninguém se feriu e os danos foram somente materiais. O trânsito ficou lento com o engavetamento.


Fonte: Ururau

ENGENHEIRA ENCONTRADA MORTA EM RIO DAS OSTRAS

(fotos: REPRODUÇÃO FACEBOOK)
Uma mulher de 24 anos, identificada como Angélica Mara, foi encontrada morta em Rio das Ostras, na tarde de quarta-feira.

Segundo o irmão da vítima, João Martins, no dia 26 de fevereiro de 2013, pela manhã, ela teria saído para trabalhar em Macaé, mas não teria chegado ao destino e nem voltado para casa.


João informou também que a irmã morava em Macaé a dois anos por motivo de trabalho. Ela era formada em Engenharia Química e trabalhava em uma empresa terceirizada da Petrobras.

O corpo foi encontrado com sinais de enforcamento, presa a uma árvore. Um carro de uma empresa particular foi encontrado próximo ao corpo. O caso é investigado na delegacia de Rio das Ostras. Segundo a delegada Carla Tavares, nenhuma hipótese foi descartada, mas de acordo com depoimentos de pessoas ligadas à vítima, a principal suspeita é de suicídio. "Estamos aguardando o laudo cadavérico para dar continuidade às investigações", disse.



Segundo informações da família, Angélica entrou numa depressão profunda desde o término de um relacionamento.

O sepultamento acontecerá em Natal, Rio Grande do Norte, cidade onde nasceu e vive sua família.

FAMÍLIA AGRADECE O APOIO

“Gostaria de agradecer pelo carinho e pelo apoio que eu e minha família temos recebido de todos você. Mas de fato aconteceu o Pior. Minha irmã mais nova, Angélica Mara, faleceu. Uma moça linda, educada, inteligente, trabalhadora, estudiosa, dedicada. Uma moça especial de um coração belíssimo. De muitos amigos e com muito amor pra dar. Que sonhava estudar, se formar e ter uma boa profissão para ajudar sua família, sua mãe e seus irmãos, uma musicista autodidata, de vários idiomas, enfim de vários dons e muito conhecimento, que amava a vida, gostava de passear, conhecer novos lugares e ser feliz. Muito querida por todos os seus familiares, amigos de escola, faculdade, e trabalho. Uma mulher de atitudes. Que cometeu erros sim, muitos, mas que nunca deixou de sonhar, e de buscar sua felicidades, uma pessoa apaixonante. Minha linda irmã nos deixou”, postou, João Martins, irmão de Angélica.

SEPULTAMENTO
O velório iniciará domingo, às 5h (03/03), no centro de velório Vila Flor (rua Xavier da Silveira, 488), de onde sairá às 10h para o cemitério Morada da paz, em Emaús.


Fonte: Folha da Manhã/ Terceira Via/ O Paralelo

BENTO XVI ENCERRA SEU PAPADO



Bento 16 deixou o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília) desta quinta-feira (28), encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início às 20h no horário local.

No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida. Aconvocação formal para os cardeais eleitores se dirigirem a Roma será feita amanhã.

Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.

Pela manhã, Bento 16 se reuniu com os cardeais presentes em Roma para se despedir. Na ocasião, ele prometeu obediência ao seu sucessor.





Ao chegar à residência de verão papal de Castel Gandolfo, Bento 16 agradeceu da sacada de seus aposentos à multidão de fiéis que foi até o local recepcioná-lo. Sob aplausos, Bento 16 disse que era grato pelo afeto e carinho recebidos.


"Estou feliz por estar com vocês e da vossa simpatia que me fazem muito bem, obrigado pela vossa amizade, vosso afeto", afirmou Bento 16 ao dirigir algumas poucas palavras ao público estimado, inicialmente, em cerca 7.000 fiéis.




"Esse dia meu é diverso daqueles outros. Eu sou ainda pontífice, mas, depois das 20h [horário local] não sou mais", disse.

Ele acrescentou ainda que irá trabalhar pelo bem comum com "todas as suas forças": "Vamos à frente pelo bem da Igreja, pelo bem de todos". Antes de se retirar, ele deu a benção aos fiéis presentes.


Fonte: UOL

TRE-RJ DETERMINA NOVO RECADASTRAMENTO ELEITORAL EM SJB

(Igreja Matriz de SJB/ Foto: Ralph Braz)

O Procurador Regional Eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro acolheu denúncia do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e determinou o Recadastramento Eleitoral em São João da Barra.

O Procurador pediu a revisão do eleitorado do município de São João da Barra. Tal pedido se da por conta de uma possível fraude nas eleições municipais. O número de eleitores é muito próximo ao de habitantes. São 32.192 eleitoras segundo dados do TRE e 35. 595 habitantes segundo dados do IBGE. 

Para existir esse número de eleitores que realmente moram no município, só se as crianças votassem. Aliás, nem isso. É uma fraude descarada. O Procurador acatou as denuncias do PRB e determinou o recadastramento eleitoral na 37º Zona Eleitoral em São João da Barra. A notícia já está sendo amplamente divulgada no município de São João da Barra.


Fonte: A Mosca Azul

CARRO PERDE CONTROLE SOBE EM CANTEIRO E DEIXA MOTORISTA FERIDA

(Fotos: Campos24horas)

Uma professora perdeu o controle da direção do seu Fox, cor prata, placa MSZ-0525, subiu o canteiro entre as duas vias da Avenida Nilo Peçanha, em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Campos(Cesec), e se feriu. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira(28/02), por volta das 9 horas.

Segundo a Polícia, a professora municipal Cristiane Ferreira Siqueira, de 42 anos, passou mal ao volante do carro, subiu no canteiro e voltou para a pista da Avenida Nilo Peçanha. Um dos PMs disse que o carro não tombou por sorte da motorista, que usava cinto de segurança.


Cristiane foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado(HFM). Ela trabalha no CRIAN e na Secretaria Municipal de Educação.


Fonte: Campos24horas

STF DERRUBA LIMINAR E LIBERA VOTAÇÃO DE VETO À LEI DE ROYALTIES

Ministro Luiz Fux (foto: Felipe Sampaio/SCO/STF)

Por seis votos a quatro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira derrubar a liminar que impedia que o Congresso Nacional colocasse em votação, em regime de urgência, o veto presidencial à nova Lei de Royalties. Os ministros, entretanto, não discutiram uma fórmula para que deputados e senadores deliberem sobre a lista com mais 3.000 vetos represados no Legislativo por mais de uma década.

O julgamento na corte foi marcado por duras críticas à omissão dos parlamentares ao acúmulo de vetos à espera de apreciação. "É muito sério que se registrem tais situações de clara omissão constitucional, de claro descumprimento de um dever impositivo. A inércia das instituições compromete a força da Constituição e provoca uma desvalorização, representa um desprezo ao que a Assembleia Nacional Constituinte soberanamente decidiu", afirmou o decano da corte, Celso de Mello.

Formaram maioria para derrubar a liminar os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, José Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Do lado oposto, ficaram Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Joaquim Barbosa - favoráveis à apreciação dos vetos presidenciais em ordem cronológica.

Na sessão plenária desta quarta, o STF apenas discutiu se confirmava ou não a decisão liminar do ministro Luiz Fux. No futuro, após ouvir argumentos do Ministério Público, o plenário do Supremo deverá encaminhar ao Congresso a recomendação para que os vetos sejam apreciados assim que chegarem ao Parlamento. Ministros estimam que a corte também deverá, na análise de mérito do caso, declarar inconstitucional parte do regimento interno da Casa para que as regras internas do Congresso se adequem à exigência da Constituição - entre outros pontos, os vetos serão votados no prazo de trinta dias.

No fim do ano passado, uma liminar concedida pelo ministro Luiz Fux impediu que o Congresso levasse à votação imediata do veto da presidente Dilma Rousseff sobre a nova Lei de Royalties - mesmo após o Congresso ter aprovado sua urgência. Na época, o magistrado informou que a decisão judicial obrigaria que os vetos presidenciais fossem apreciados na ordem que chegaram ao Parlamento, e não conforme a vontade política dos congressistas. 

A derrubada isolada do veto à Lei de Royalties foi articulada por deputados e senadores de estados que não produzem petróleo e permitiria a distribuição dos royalties de campos novos e daqueles já licitados e garantiria a divisão dos benefícios também a estados e municípios que não têm o insumo em seu território. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), no entanto, recorreu ao STF contra a decisão de votar em regime de urgência o veto presidencial envolvendo os royalties e obteve a decisão provisória do ministro Fux. Desde a manifestação do STF, parlamentares afirmaram que, até que todos os vetos fossem apreciados em plenário, a decisão do ministro paralisava todas as votações no Congresso, incluindo o Orçamento Geral da União.


Fonte: VEJA

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MESMO COM DOADORES, FALTA DE MÉDICOS DE MÉDICOS IMPEDE TRANSPLANTE DE RIM DE CRIANÇAS


Foi-se o tempo em que a maior dificuldade para um doente renal crônico era conseguir um doador compatível, capaz de dar-lhe um órgão e uma vida livre das cansativas e doloridas sessões de diálise. Diante da falta de médicos no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), que não realiza mais transplantes, pelo menos 900 pessoas aguardam na fila para receber um novo órgão. 

Para piorar ainda mais a situação, o Centro estadual de Transplantes, recém-inaugurado, atende apenas adultos. Crianças e adolescentes seguem sem atendimento para transplante. A unidade, inaugurada por Sérgio Cabral na semana passada, recebeu R$ 3 milhões de investimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mãe de Marcos Paulo Barbosa Pinto Junior, de 5 anos, Samira Tavares tem medo do filho morrer antes de conseguir um médico para a realização do transplante. Marquinhos, como o menino é carinhosamente conhecido, já conseguiu um doador - seu próprio pai. O HFB, no entanto, não tem previsão para a cirurgia, já que pelo menos 16 médicos deixaram a unidade federal para trabalhar no Centro de Transplantes em busca de melhores salários oferecidos pelo governo estadual. 

"O meu filho merece a vida normal de uma criança de cinco anos. Ele já teve que retirar um rim e uma costela, e também não tem o canal que liga o rim à bexiga. Todo o tratamento vem sendo feito no HFB. É um absurdo o transplante no hospital acabar porque não há médicos para atender. No caso das crianças é ainda pior", reclamou a mãe de Marquinhos.

Depois de receber uma denúncia do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed), o defensor público da União, Daniel Macedo, pretende responsabilizar judicialmente o secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde e o diretor do Hospital Federal de Bonsucesso, Flavio Adolpho, caso alguma criança ou adolescente que consta na fila de transplante morra antes da cirurgia. 

"Já oficiei o diretor do hospital e quero saber quantas crianças se encontram nesta situação. Não dá para aguardar atendimento sem saber quando os médicos vão vir para trabalhar no HFB. Qualquer diz desperdiçado pode ser tarde demais", diz Macedo. "Se alguma criança morrer antes do transplante, o Ministério vai ter que ser responsabilizado".


Fonte: Jornal do Brasil

PADRE INDICIADO POR ESTUPRO TINHA HIDROMASSAGEM DE CORAÇÃO EM CASA PAROQUIAL


(Foto: Bruno Gonzalez / Extra)

Em uma entrevista chocante, a jovem que acusa o padre Emilson Soares Corrêa de estupro revela detalhes dos abusos. X., de 19 anos, contou ao EXTRA que fez sexo com o pároco pela primeira vez quando ele a convidou para ver filme pornô na banheira de hidromassagem que o religioso tinha na casa paroquial.

Qual foi a primeira relação sexual sua com o padre?

Ele falava que me amava, me chamava para passear, mas nunca achei que tinha maldade. Um dia, ele me chamou para tomar banho na casa dele, dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Ele tinha uma hidromassagem em formato de coração lá. Havia uma TV também, e botou filme pornô. Eu tinha 15 anos.

Mas ele obrigou você?

Ele falou que era apaixonado por mim e pediu para fazer sexo comigo. Fiquei transtornada. Sentia um amor de pai e disse que não ia conseguir deitar na cama com ele. Acabei convencida. Ele garantiu que ia me dar várias coisas.

Até hoje, quanto ele gastou com você em presentes?

Ele me deu duas motos, um Fiat Tempra 99, reformou minha casa. Só essa reforma custou uns R$ 12 mil. Atualmente, está tudo quitado. A segunda moto foi quitada em novembro, mesmo mês da denúncia. Ainda está em nome dele. Ele já deve ter gasto em torno de uns R$ 40 mil. Pagou até curso profissionalizante de R$ 4 mil para mim.

Ele contou qual era o salário como padre?

Dizia que ganhava cerca de R$ 1.500.


Ao ser confrontado pelo pai da jovem com o vídeo em que aparece fazendo sexo com ela, o padre se limilitou a dizer: "Você poderia me desculpar?"

As imagens foram feitas pela menina com celular, na casa paroquial da igreja Nossa Senhora do Amparo, em São Gonçalo.


Fonte: EXTRA

POLÍCIA MILITAR APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS E ARMA

(Foto: Campos24horas)

Em patrulhamento de rotina na tarde desta quarta-feira (27/02) na comunidade “Oriente” em Campos Policiais militares do GAT I apreenderam, grande quantidade de drogas. O material foi encontrado em um terreno baldio que foram deixados por suspeitos que ao avistarem a viatura da PM apreenderam fuga deixando para trás um total de 500 gramas de cocaína; 500 gramas de maconha. O caso foi registrado na
134ª DP (Centro), porém ninguém foi preso.

Ainda na manha de hoje (27/02), Policiais Militares do Serviço de Inteligência (P/2) da guarnição do SGT PM Nilson e SD PM Nobre juntamente com a equipe do GAT II comandada pelo 1º SGT Rogério prenderam, após denuncia anônima, na Rua 26 de janeiro nº 28 no bairro Parque Santa Rosa em Guarus, Jhonys Rangel Aprigio, de 25 anos por porte ilegal de arma de fogo. O caso foi encaminhado para a 146ª DP (Guarus) onde o acusado foi autuado e preso.

Também na manhã desta Quarta-Feira (27/02) foi preso um homem por assalto a mão armada a um funcionário da Petrobrás no Parque Dom Bosco em Campos. Climério Ribeiro Neto, de 28 anos rendeu o petroleiro em frente a um banco da cidade e bateu o revólver no vidro do carro quando a vítima deixava a agencia bancária. O acusado roubou joias avaliadas em R$ 20 mil reais, mas no momento do roubo a vítima pediu ajuda e populares acionaram o 190 da PM. Após buscas da supervisão de Oficial do 8º foi apreendido na Av. 28 de Março com o mesmo um revólver cal. 32 com cinco munições com as joias. O caso foi encaminhado para a 134ª DP (Centro).


Fonte: Comunicação Social do 8º BPM

ENCONTRADO O CORPO DO MENINO DESAPARECIDO EM CAMBUCI

(Foto: Reprodução Facebook)

O Corpo de Bombeiros de Cambuci localizou na tarde desta quarta-feira o corpo do menino Yuri Castro Santos, 6 anos, que estava desaparecido desde domingo, quando participou, junto com sua família, de uma excursão ao parque aquático do município. O corpo estava preso na manilha de uma das piscinas do parque. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estão no local.

(Fotos: Folha da Manhã)

Na tarde de hoje o delegado titular de Pádua, Filipi Poeys Lima, da 136ª DP, chegou ao local e pediu que a administração do parque aquático esvaziasse uma das piscinas que ainda tinha 30% de água devido a um entupimento. Para desentupir teria sido usado um vergalhão que ao ser retirado tinha pedaços de pele humana.



A manilha precisou ser quebrada para retirada do corpo e, para isso, acionaram a prefeitura do município que mandou uma retroescavadeira. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Pádua.

A família do menino Yuri, que é de Cabo Frio, não apareceu no local, nem na delegacia. Segundo o delegado a avó, responsável pela criança, teria passado mal com a notícia.


Fonte: Folha da Manhã

PAPA BENTO XVI SE DESPEDE



Após a celebração de sua última audiência pública como líder da Igreja Católica, Bento XVI se reuniu nesta quarta-feira com líderes estrangeiros em um salão privado no Vaticano. Ele se encontrou com capitães-regentes da República de San Marino e o presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic, e o ministro-presidente da Baviera, Horst Seehofer – região onde o papa nasceu, na fronteira com a Áustria. Mais cedo, diante de aproximadamente 200 mil pessoas e com aspecto sereno, o Pontífice pediu aos fiéis presentes na Praça São Pedro e que acompanhavam o evento pela mídia que orem pelos cardeais e pelo sucessor ao Trono de Pedro. Ele reconheceu "a gravidade e raridade de sua decisão". Comovido ao olhar a multidão, ele sorriu e disse que a Igreja Católica continua viva.


Fonte: O Globo

TRÊS ACIDENTES NESTA QUARTA NA BR-101 DEIXA QUATRO FERIDOS

(fotos: Daniela Nascimento / Terceira Via)

Três acidentes mobilizaram equipes de resgate na manhã desta quarta-feira (27 de fevereiro), na BR-101, em Campos. O primeiro deles, segundo os Bombeiros, foi uma colisão entre um caminhão e um ônibus, no trecho de acesso à cidade, próximo ao Shopping Estrada.


De acordo com os bombeiros, o caminhão colidiu na traseira do ônibus e três pessoas ficaram feridas sem gravidade. As vítimas foram atendidas no local e liberadas.

Poucas minutos depois, outro acidente foi registrado. O motorista de um veículo de passeio perdeu o controle da direção, desceu pelo acostamento e derrubou uma cerca de arame às margens da BR-101, também no trecho em frente ao Shopping Estrada.


Segundo a equipe da Autopista Fluminense, empresa que administra a rodovia, o motorista abandonou o carro e fugiu do local.

(Foto: Carlos Grevi/ Ururau)

Em outro trecho da rodovia, no Km 82, uma caminhonte capotou. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor, Antônio Carlos Paes da Silva, perdeu o controle da direção numa curva, e capotou. O veículo seguia em direção ao Rio de Janeiro e na hora do acidente chovia forte. Socorristas da Autopista Fluminense também participaram do atendimento à vítima que foi levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos.



Fonte: Terceira Via/ Ururau

COLISÃO ENTRE CAMINHÃO E CARRO NA BR-356 EM SJB DEIXA POLICIAIS FERIDOS


(foto: SJB online)

Na manhã desta quarta-feira(27), uma colisão entre carro e caminhão na BR 356 deixou um policial ferido.

O militar Daniel Carvalho, 36, estava indo trabalhar em São João da Barra quando aconteceu o acidente entre Barcelos e o trevo de Caetá.

(Foto: Campos24horas)

O policial que estava no santana placa GSK 7046, foi socorrido e levado para o Centro de Emergência de São João da Barra.

Os policiais iriam fazer segurança no Porto do Açu e estavam no Santana placa GSK-7046, que bateu com o caminhão baú placa KUW-1731, cujo motorista fazia uma ultrapassagem num ponto não permitido.

Os policiais foram socorridos para o Hospital Ferreira Machado(HFM). O estado de um deles inspira cuidados.

Fonte: SJB online

SALINIZAÇÃO EM SJB: OSX DIZ QUE OBRAS FORAM INTERROMPIDAS

(foto:  ANI)

O problema da salinização da água doce usado por agricultores do 5º Distrito de São João da Barra e denunciada por pesquisadores da Universidade do Norte Fluminense (Uenf), voltou a ser alvo de discussões entre os pesquisadores da Uenf, representantes da OSX, LLX, USP, UFRJ, Firjan, Instituto do Meio Ambiente (Inea) e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Baixo Paraíba. A reunião, no Centro de Ciências Ambientais, da Universidade, considerada técnica, foi a portas fechadas sem a presença da imprensa. De imediato, a OSX informou que as obras foram interrompidas, estudos estão sendo realizados, além de monitoramento de toda área atingida.

Segundo secretário executivo do Comitê de Bacias, José Gomes de Siqueira, a reunião foi para fortalecer os entendimentos das ações que já estão sendo realizadas para amenizar a situação.

— O Comitê quer dar um respaldo a sociedade de que a situação não está esquecida e de que as ações estão sendo feitas para solucionar o problema. As discussões são para fortalecer os entendimentos — disse o secretário do Comitê das Bacias.

Para o gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da OSX, Heraldo Albuquerque, as medidas para solucionar o problema já foram tomadas e uma das principais foi a interrupção de todos os lançamento feitos de drenagem ligando a área onde fora depositado o material dragado ao mar e o monitoramento das áreas atingidas. Outro ponto informado pelo gerente foi os estudos técnicos que estão sendo feitos por especialistas em hidrogeologia que vão apontar as causas e também as soluções para todos os problemas.

— Não podemos deixar que essa situação fique sem resposta para a sociedade. Os estudos de águas subterrâneas já começaram e vão identificar os erros. Mas, temos que deixar claro que o monitoramento está sendo realizado em todas as frentes de trabalho — disse Haroldo Albuquerque.

Já o pesquisador da Uenf, Carlos Eduardo Rezende, disse que somente os estudos técnicos que estão sendo realizados vão dizer se a situação voltará ao seu ciclo normal. “Os estudos são profundos e estão sendo realizados por especialistas em hidrogeologia, com conhecimento técnico. Somente esses estudos vão dizer se a situação encontrada de salinização voltará ao normal”, informou ele.


Fonte: Folha da Manhã (Jane Ribeiro)

POLÊMICA: OBRA DE EIKE BATISTA NA MARINA DA GLÓRIA É APROVADA

(Foto: Ricardo Moraes)

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou projeto de obra de reforma na Marina da Glória, no aterro do Flamengo, no Rio, apresentado pelo grupo EBX, do empresário bilionário Eike Batista. A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo" no sábado.

A aprovação não significa que as obras já possam começar, mas dá sinal verde para que a REX, braço do EBX que cuida dos empreendimentos imobiliários, inicie o detalhamento das intervenções.

Como a área é tombada, a reforma só pode começar após aprovação pelo Iphan do projeto executivo --detalhamento do que será feito.

O projeto está em sua terceira versão, após críticas de arquitetos e desaprovação do órgão federal de patrimônio. Desde 2010, a empresa de Eike tenta realizar as obras.

No novo projeto, está prevista a construção de um edifício de 15 metros de altura e intervenções em uma área de 20.000 m² com a construção de um centro de convenções e reforma da área de lojas já existente.

A nova versão diminui à metade a área construída --antes previa-se obra de 40.000 m². E, segundo a empresa, respeita o tombamento do parque.

O projeto do arquiteto Afonso Eduardo Reidy para o parque do aterro do Flamengo é tombado desde 1965. Qualquer intervenção na área de 1,2 milhão de metros quadrados depende do Iphan.


POLÊMICA

O projeto do grupo EBX chegou a ser aprovado em 2010, quando arquitetos e urbanistas o criticaram dizendo que ele desfiguraria a área tombada. A empresa o reapresentou em julho passado, quando foi rejeitado pelo Iphan, que criticou cinco pontos. Após novas mudanças, foi aprovado em janeiro.

A arquiteta Andrea Redondo, ex-presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do Rio, afirmou que a principal crítica ao projeto é relacionada ao uso que se quer dar à área.

"O parque do Flamengo é uma área pública e, pelo projeto de Reidy, com equipamentos culturais. Não é lugar para centro de convenções e shopping", afirma ela.

A EBX diz que serão realizadas audiências públicas durante o licenciamento ambiental da obra, após aprovação definitiva do Iphan.


Fonte: UOL

CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPOS DEBATE SAÚDE E CLIMA ESQUENTA



Durante a sessão da Câmara de Campos(26), um debate entre os vereadores da base do governo e da oposição. O assunto abordado era a polêmica Saúde da planície. Rafael Diniz (PPS), ao informar os colegas parlamentares que esteve junto do vereador Fred Machado (PSD) em visita ao Caps III, Centro de atendimento questionado na matéria do “Jornal Nacional”, da TV Globo, acabou ressuscitando o tão contestado tema. 

— Estive com Fred, nesta terça, na unidade e pudemos constatar que alguns reparos estão sendo feitos. O que indica a situação ruim que o local se encontrava. Mas pelo menos estão corrigindo o erro — disse Rafael, que não parou por aí. “Tenho um grande respeito pelo secretário de Saúde Geraldo Venâncio, mas ele se mostrou extremamente infeliz em sua declaração. Ele afirmou, numa sexta-feira, que iria resolver o problema apenas na segunda. Mas todos sabem que o centro funciona aos sábados e domingos, e que esse problema deveria ser levado mais a sério. Fora o fato do secretário desconhecer a situação, como ele disse, há também uma ação do Ministério Público desde 2009”, encerrou. 

Em seguida, o líder do governo na Câmara, Paulo Hirano (PR), subiu a tribuna para debater o assunto no qual se definiu um especialista. 

— Muitas pessoas dizem coisas sem saber, sem o conhecimento técnico daquilo o que dizem. Mas posso provar com números que a cidade evoluiu desde que assumimos a Saúde. Quando fui secretário, me desdobrei. Nós pegamos uma cidade sem estrutura e transformamos no que é hoje. Peço desculpas aos colegas, mas quero ver quem discute sobre essa aérea comigo — disse Hirano em discurso fervoroso. 

Já Thiago Virgilio (PTC) resolveu alfinetar a ex-prefeita de São João da Barra, Carla Machado, irmã do vereador Fred Machado. “Vi um artigo da ex-prefeita de SJB criticando a Saúde de Campos. Mas convenhamos, ela não fez um hospital ou um posto médico. Que moral ela tem para falar de nossa cidade?” disse. O mais experiente vereador da oposição, Nildo Cardoso (PMDB), deu um fim nas picuinhas. 

— Engraçado, não estamos fazendo nada ainda. Temos nossos próprios problemas, como; dengue, transporte e muitas outras coisas extremamente atuais. Mas alguns companheiros preferem ficar antecipando o debate de 2014” disse Nildo.


Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

VEREADORA AUXILIADORA: "POPULAÇÃO DEVE TER ACESSO A ESCALA DE PLANTÕES COM NOME DE MÉDICOS"

(Foto: ANI)

Segundo informações da jornalista Márcia Lemos, com o objetivo de evitar falhas e práticas irregulares nas instituições municipais de saúde e assegurar a população o direito de saber quem está escalado para trabalhar no dia e horário especificados, a vereadora Auxiliadora Freitas (PHS) apresentará ainda esta semana na Câmara Municipal de Campos um projeto de lei tornando obrigatória a afixação nos hospitais, em local visível ao público, da escala de plantão com os nomes dos médicos, suas especialidades e carga horária.

A medida exige também que à hora de entrada e saída dos profissionais seja especificada. 

Ainda na sessão desta terça-feira, a vereadora teve requerimento aprovado para que seja realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 07 de março, às 10 h no Plenário da Câmara, onde a prefeita Rosinha Garotinho será convidada especial. 


Fonte: Momento Verdadeiro | Informações de Márcia Lemos

PAIS JOGAM "CARA OU COROA" PARA DOAR RIM AO FILHO DOENTE

(Foto: The Sun)

Cara ou coroa é um jogo de sorte que costuma decidir, no máximo, quem dá a saída de bola num jogo de futebol. Pois em Birmingham, na Inglaterra, decidiu a vida de uma criança. Foi jogando uma moeda para o alto que Kiran e Muntzair Younis decidiram quem iria doar um rim para salvar o filho Adam, segundo o jornal inglês “The Sun”.

A criança nasceu com síndrome nefrótica congênita, que paralisou a filtragem do sangue e o fez ter que retirar o rim esquerdo com apenas nove meses de idade. Os médicos não davam mais do que 1 ano e meio de vida para Adam, mas ele seguiu firme. Até que em junho de 2011 seu rim direito também teve que ser retirado. Foram seis meses de hemodiálise, até que os pais tiveram que tomar uma decisão para realizar o transplante que salvaria a vida do menino:

— Nós estávamos fora do hospital e os médicos deram-nos um prazo para decidir quem iria doar. Nós discutimos sobre isso e chamamos a minha mãe, que disse para jogarmos uma moeda para o alto. Meu marido atirou-a. Foi como em câmera lenta, eu estava pensando “Por favor, Deus, que seja eu” — declarou Kiran Younis.

Mas o vencedor do cara ou coroa, além de Adam, foi o pai. Muntzair Younis doou um dos seus rins para o filho e largou o emprego em um restaurante só para cuidar dele.

— Como um pai, eu queria ser o único a ajudar. Estou muito orgulhoso dele — disse Muntzair, que tem mais dois filhos com Kiran.

Hoje com quatro anos, Adam começou a ir para a escola em setembro do ano passado e pintou um desenho comovente chamado “Do meu papai”, que será exibido no Hospital Infantil de Birmingham para celebrar os seus 150 anos.

— Já nos disseram que Adam pode precisar de um transplante no futuro, então eu sei que sou eu quem jogo — completa a mãe do menino, Kiran.


Fonte: Extra

DEPUTADO PUDIM PRENDE CORONEL DO BOMBEIRO E OUTROS 31 MILITARES NA ALERJ

(Foto: Campos24horas)

Uma reunião entre bombeiros, policiais militares e deputados terminou em confusão no fim da tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Um grupo de cerca de 100 militares e suas famílias reunia-se com os deputados Marcelo Freixo e Janira Rocha, do PSOL, e com Geraldo Pudim e Clarissa Garotinho, do PR. Em pauta: a PEC 300, que estabelece patamares únicos de remuneração para policiais e bombeiros em todo o país, e a anistia dos líderes grevistas de 2012.

A confusão começou quando, ao fim do encontro, Pudim e os militares foram para o Palácio Tiradentes, onde fica o plenário da Alerj. O parlamentar afirma ter visto que homens à paisana fotografavam o grupo, posicionados nas escadarias e ao redor do Palácio Tiradentes.

Pudim deu voz de prisão a um coronel dos Bombeiros identificado como Jorge Benedito. Ele seria, segundo o deputado, o líder do grupo que captava imagens. “Percebi uma movimentação estranha e identificamos 32 agentes da P2 e do B2 (serviços reservados da PM e dos Bombeiros). A Alerj estava cercada por Arapongas. Perguntei o motivo das fotos, mas o coronel só me disse que estava trabalhando. Dei voz de prisão”, disse Pudim. “Chamei a polícia. Eles serão levados para a 5ª DP)”, disse.

De acordo com Pudim, agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia estão sendo vistos na Alerj já cerca de uma semana. "Eles querem identificar os militares que denunciam os abusos que acontecem nos quartéis. E a assembleia não pode ser conivente com isso".

O coronel e um subordinado estão detidos por seguranças da Alerj. Um tenente-coronel da PM foi à Assembleia para uma reunião na sala da presidência da Casa. Procuradas pelo site de VEJA, as assessorias de imprensa do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar não se manifestaram. 

O líder da greve dos bombeiros no Rio de Janeiro, Benevenuto Daciolo, em 2011, integrava o grupo que foi à Alerj conversar com parlamentares. Daciolo foi expulso da corporação por ter organizado uma série de protestos no estado, entre eles a invasão ao Quartel General, e por ter sido acusado de incitar o movimento grevista de fevereiro de 2012. Na ocasião, o cabo foi flagrado em escutas telefônicas combinando a nacionalização do movimento da categoria comMarco Prisco, então líder da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia. Daciolo foi levado para a 5º DP(Centro). 

Na semana passada, o site de VEJA mostrou que os Bombeiros espionam facebook e e-mails de militares para identificar e prender os que criticam a corporação. Na última segunda-feira, um grupo de 20 bombeiros foi preso por discutir pelo facebook e e-mails pessoais questões consideradas internas pelo Corpo de Bombeiros.

Fonte: VEJA

CARRO CAPOTA NA BR-040 EM ITAIPAVA E INTERDITA ESTRADA

(foto: Danilo Gomes)
Motorista que seguia pela Rodovia Federal BR-040, na tarde de segunda-feira (26), perdeu o controle do veículo, invadiu a pista contrária, chocou-se contra as pedras à margem da via, e capotou, ficando com as rodas para cima.

O acidente aconteceu por volta das 17h15, na altura do Castelo de Itaipava. Não há informações sobre os feridos.

Fonte: Petro News

PADRE TINHA RELAÇÕES SEXUAIS COM MENOR EM CASA PAROQUIAL E SERÁ INDICIADO POR ESTUPRO


(Foto: Reprodução)

Foram seis anos de uma relação de abusos que a jovem, hoje com 19 anos, quer esquecer. Com o padre Emilson Soares Corrêa, indiciado por estupro de vulnerável, a vítima resolveu falar sobre seu drama que começou aos 13 anos.

- Eu sentia nojo. Ele nunca deveria ter feito isso comigo. O pior é que ele mantinha relações sexuais comigo e depois celebrava missa, dava hóstia na boca dos outros - conta a jovem.

As relações começaram quando Emilson era pároco da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Cubango, em Niterói. Depois, quando ela se mudou para a casa da mãe, em São Gonçalo, o padre também foi transferido para uma paróquia próxima, a Nossa Senhora do Amparo, no bairro Antonina.

(foto: Andréa Machado / Extra)

Era na casa paroquial das duas igrejas que o padre abusava dela, sua afilhada de batismo. Para convencê-la a ficar com ele, o padre oferecia presentes:

- Logo depois do meu batizado, quando eu tinha 13 anos, ele começou os abusos. Passava a mão no meu corpo, me oferecia vários presentes, tomávamos banhos juntos... O ato sexual começou quando eu tinha uns 15,16 anos. Ele dizia que ia me dar uma moto, depois um carro, arrumou a minha casa...

Emilson Soares Corrêa foi indiciado pelo estupro da irmã da jovem que decidiu desabafar. A menina, hoje com 10 anos, foi abusada quando tinha 7 anos.

O EXTRA teve acesso a um vídeo, feito pela vítima mais velha, que mostra Emilson fazendo sexo com uma adolescente em plena casa paroquial. Segundo a vítima, que armou a situação para denunciar o padre, a garota teria 15 anos.

Em petição enviada à delegacia, Emilson confessa ter mantido relações sexuais com a mais velha das duas irmãs, mas só a partir de quando ela completou 18 anos. Segundo o texto, ele "se sentiu envolvido emocionalmente" com a menina.

A delegada Marta Dominguez, que abriu o inquérito, explica que a denúncia só leva em consideração o estupro da irmã mais nova. Segundo ela, o caso da outra menina não se enquadra no crime: a vítima já tem mais de 14 anos, e não ficou provado que houve ameaça.


Fonte: Extra

EM SÃO FIDÉLIS, POLÍCIA PRENDE MAIS DOIS E APAGA SIGLA DO TRÁFICO


(Foto: Campos24horas)

Na manhã desta terça-feira(26/02), policiais civis da 141ª Delegacia Legal , com o apoio de equipes da prefeitura de São Fidélis, apagaram siglas da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro) em muros e outros pontos das duas principais células do tráfico de drogas na cidade, os bairros Chatuba e Usina.

O delegado titular da 141ª DP de São Fidélis, Rodrigo Maia, informou que as comunidades deixaram de ser controladas pelo tráfico de drogas.

Mais dois foragidos da Operação Apocalypse presos

Os acusados de tráfico de drogas Leonardo do Nascimento Gama, 24 anos, e Breno Nascimento Carneiro, 26 anos(fotos ao lado) se entregaram na tarde de ontem na 141ª Delegacia Legal. Na última quinta-feira, a Polícia prendeu 25 acusados de tráfico durante a Operação Apocalypse. Agora, a Polícia procura dois chefes do tráfico que estão foragidos.


Foto: Campos24horas

PROIBIDO VENDA DE ÁLCOOL LÍQUIDO


(foto: Fernanda Oliveira)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (26), resolução que proíbe a fabricação, distribuição e venda, de álcool líquido com graduação acima de 54º GL. A medida determina, ainda, que as empresas recolham os produtos existentes no mercado.

Segundo a agência, a decisão é resultado da decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que em julho de 2012 se manifestou pela legalidade da resolução da Anvisa, de 2002, que proibia a venda do produto.

Em janeiro deste ano, no entanto, o TRF-1 informara que a medida não teria validade até que fossem julgados pelo tribunal recursos pendentes relacionados ao tema.

TRF-1 decidiu validar uma resolução da Anvisa de 2002 que proibia a "fabricação, exposição à venda ou entrega ao consumo, do álcool etílico de alta graduação, ou seja, acima de 54° GL". Com a resolução, somente o álcool gel poderia ser comercializado ou álcool líquido com teor menor do que 54º GL, ou seja, menos inflamável.

Após a decisão, a Anvisa deu prazo de 180 dias para a adequação do setor produtivo, que terminaram em 28 de janeiro. Com isso, diz a agência, a venda do álcool líquido estaria proibida a partir de 29 de janeiro.

Anvisa informou que entende que a medida é válida. Dessa forma, as empresas que descumprirem a proibição estariam sujeitas a multas que podem variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

A Anvisa informou que a fiscalização ficará a cargo das vigilâncias estaduais e municipais que serão comunicadas sobre a nova norma. A proibição da venda do álcool líquido com gradução maior que 54° GL, segundo a Anvisa, tem o objetivo de reduzir o número de casos de queimaduras e ingestão acidental.


Fonte: G1

VALE-CULTURA PODERÁ PAGAR TV A CABO

(A ministra da Cultura, Marta Suplicy.Foto:Ailton de Freitas/Agência O Globo)

Na semana em que a presidente Dilma Rousseff deve assinar o decreto que regulamenta o vale-cultura — benefício de R$ 50 que poderá ser dado pelas empresas brasileiras aos trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos para consumo de atividades culturais realizadas em todo o território nacional —, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, surpreende o setor com uma novidade: o dinheiro do vale poderá ser usado também para o pagamento de mensalidades de TV por assinatura.

Marta explica que a regulamentação que Dilma deve assinar hoje em Brasília será um “documento bem genérico” e que o detalhamento operacional relativo ao uso do benefício só virá mesmo nos próximos meses, por meio de portarias que um grupo de trabalho criado no Ministério da Cultura (MinC) redigirá até junho, quando o benefício deve entrar realmente em vigor.


Fonte: O Globo

MULHER MORRE DEPOIS DE COLIDIR COM ÁRVORE NA BR-356 EM ITAPERUNA

(Arquivo/ foto: Ralph Braz)

Uma idosa de 65 anos morreu ontem, após perder o controle do veículo que conduzia e colidir com uma árvore, na BR 356, em Itaperuna. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher seguia para Raposo, lugar onde morava. Ela estava sozinha no veículo. Quando o socorro chegou ao local, a vítima já estava sem vida. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso registrado na 143ª DP (Itaperuna).


Fonte: Folha da Manhã

EM SEU BLOG GAROTINHO PEDE VOTOS PARA QUE SEU FILHO GANHE VIAGEM AO ESPAÇO



"Mande o Garotinho para o espaço", pede o deputado federal e ex-governador do Rio em seu blog. Segundo ele, há quem queira mandá-lo para a Lua ou para Marte há algum tempo.

"Esse com certeza é o desejo de vários políticos já faz algum tempo. Alguns adversários meus se pudessem me mandariam para Marte, para a Lua, e talvez para a ionosfera (uma das camadas da atmosfera). (...). Agora eles têm a chance de mandar o Garotinho para o espaço", diz Anthony Garotinho, em post publicado hoje (25).

Em seguida explica a brincadeira: na verdade, ele pede aos leitores de seu blog que votem em seu filho, Anthony Matheus Garotinho, em um concurso que escolherá 22 pessoas para fazer um voo suborbital na nave privada Lynx, da empresa privada XCOR Aerospace, previsto para 2014.

O concurso foi lançado pela marca de desodorantes AXE. Para conseguir uma vaga na viagem, os participantes precisam angariar votos por meio das redes sociais. Qualquer um pode se inscrever na "Academia Espacial Axe Apollo" --basta montar um perfil com foto e dizer ao mundo porque merece ir ao espaço.

Segundo o pai, Anthony Matheus merece estar entre os escolhidos porque "é um garoto superespecial e neste ano está se formando em engenharia. Anthony Garotinho adora matemática, física e desde pequeno dizia que queria ser cientista e astronauta".

No site do concurso www2.axeapollo.com/pt_BR/, o filho do deputado federal aparece em 80º lugar, com 641 votos.

"No início fiquei preocupado com a reação dos leitores do blog a essa iniciativa do meu filho, mas depois pensei: quem gosta de mim vai dar uma força para Anthony, quem não gosta talvez se sinta motivado de mandar pelo menos um Garotinho para o espaço. (...) A promoção ainda vai levar alguns dias e enquanto ela durar vou manter um link no alto do blog à direita para que meus admiradores e inimigos, cada um por seu motivo, ajudem a mandar o Garotinho para bem longe", afirma.

De acordo com a empresa, os oito brasileiros mais populares vão passar por uma competição em São Paulo com provas físicas e psicológicas, em maio. Os dois vencedores brasileiros vão para os EUA se juntar ao time dos finalistas do mundo todo em dezembro, quando serão submetidos a testes com gravidade zero, força centrífuga e a um voo supersônico.


Fonte: Folha de São Paulo

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LISTA DOS VENCEDORES DO OSCAR 2013

Daniel Day-Lewis vence Oscar de melhor ator por 'Lincoln' (Foto: AFP PHOTO/Robyn Beck)

Como Affleck não estava no páreo do prêmio de melhor diretor, o Oscar da categoria acabou nas mãos do taiwanês Ang Lee” por “As aventuras de Pi” (“The life of Pi”). Entre todos os concorrentes ao prêmio de melhor filme, a produção de US$ 120 milhões baseada em romance de Yann Martel, é o longa de maior rentabilidade na bilheteria. Sua receita mundial: US$ 583 milhões. Sobraram ainda para o filme os troféus de melhor fotografia (do chileno Claudio Miranda), trilha sonora e efeitos especiais, o que fez dele o mais premiado da noite, com quatro vitórias.

Ben Affleck recebe o Oscar de Melhor Filme por 'Argo' (Foto: AFP PHOTO/Robyn Beck)

Recordista de indicações, concorrendo em 12 frentes, “Lincoln” teve que se contentar com duas láureas, a de melhor ator (esperadíssima) para o inglês Daniel Day-Lewis, e a de direção de arte (design de produção). A melhor atriz, como esperado, foi Jennifer Lawrence, de “O lado bom da vida” (“Silver linings playbook”), que tropeçou ao subir ao palco para receber o prêmio.

Na seara dos coadjuvantes, o australiano Christoph Waltz foi premiado por seu desempenho no faroeste “Django livre” (“Django unchained”), que trouxe ainda para Quentin Tarantino a estatueta de melhor roteiro original. Já Anne Hathaway foi oscarizada por “Os miseráveis” (“Les misérables”), o bem-sucedido musical de Tom Hooper, que ainda venceu nas categorias maquiagem e mixagem de som.

Pela sétima vez desde que Oscar de melhor longa de animação foi criado, em 2002, a categoria contemplou o estúdio Pixar, parceiro da Disney, laureado desta vez por “Valente” (“Brave”). É incomum a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deixar passar empates. Mas este ano foi aberta uma exceção. Na categoria melhor edição de som, foram laureados “007 - Operação Skyfall” e “A hora mais escura”. O longa de James Bond ganhou o prêmio de canção por “Skyfall”.

Veja a lista com os vencedores do Oscar 2013

Filme: “Argo”, de Ben Affleck

Diretor: Ang Lee (“As aventuras de Pi”)

Atriz: “Jennifer Lawrence (“O lado bom da vida”)

Ator: Daniel Day-Lewis (“Lincoln”)

Atriz coadjuvante: Anne Hathaway (“Os miseráveis”)

Ator coadjuvante: Christoph Waltz (“Django livre”)

Roteiro original: “Django livre”

Roteiro adaptado: “Argo”

Filme estrangeiro: “Amor”, de Michael Haneke (Áustria)

Fotografia: “As aventuras de Pi”

Montagem: “Argo”

Figurino: “Anna Karenina”

Maquiagem e penteado: “Os miseráveis”

Documentário: “Searching for Sugar Man”, de Malik Bendjelloul

Longa de animação: "Valente", de Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell

Efeitos especiais: “As aventuras de Pi”

Trilha sonora: “As aventuras de Pi”

Canção original: “Skyfall”, de “007 — Operação Skyfall”, de Adele

Direção de arte (Design de produção): “Lincoln”

Curta-metragem de ficção: "Curfew", de Shawn Christensen, “Paperman” (animação) e “Inocente”, de Sean Fine e Andrea Nix (documentário)

Mixagem do som: “Os miseráveis”

Edição de som: “007 — Operação Skyfall” e “A hora mais escura” (empate)


Fonte: O Globo

UM MORTO E DOIS FERIDOS EM COLISÃO NA BR-101

(ARQUIVO/ Foto: Ralph Braz)

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente registrado no Km 55 da BR 101, conhecida como "rodovia da morte", por volta de 00h desta segunda-feira, próximo ao aeroporto. De acordo com informações do Corpo de Bombeiro, o acidente foi entre uma moto e um carro de passeio, o condutor da moto, identificado como José Alvarenga Ribeiro, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. Já os dois integrantes do veículo, um homem de 26 anos e uma mulher de 25, foram encaminhados para o Hospital Ferreira Machado (HFM). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).


Fonte: Folha da Manhã

domingo, 24 de fevereiro de 2013

EM CUBA: RAÚL CASTRO É REELEITO, E DIZ SER O ÚLTIMO MANDATO

O ex-ditador cubano, Fidel Castro, que surpreendeu ao comparecer à abertura da nova
Assembleia Nacional, em Havana(foto: Ismael Francisco/Reuters)
O general Raúl Castro, 81, anunciou, neste domingo, que esse será seu último mandato como ditador de Cuba. O anúncio foi feito em um discurso ao novo Parlamento do país, pouco após ter confirmado o segundo mandato, com duração de cinco anos.

Com isso, Raúl deve entregar o poder a um sucessor em 24 de fevereiro de 2018.

Conforme a imprensa oficial cubana, a decisão está de acordo com a intenção de Raúl de limitar os cargos políticos a um máximo de dez anos.

Também neste domingo foi escolhido o novo "número dois" do regime, o vice do Conselho de Estado, Miguel Diaz-Canel, que fará 53 anos em abril que vem. O político é engenheiro elétrico de formação, ex-ministro da Educação e herdeiro político do presidente, com vistas a projetar o único regime comunista do Ocidente para o futuro.

Na sexta-feira (23), Raúl brincou sobre uma possível aposentadoria durante encontro com o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, em Havana. "Vou renunciar. Vou completar 82 anos, tenho direito de me aposentar. Vocês não acreditam?", disse, rindo.

Desde que sucedeu ao irmão Fidel oficialmente, em fevereiro de 2008, Raúl promoveu reformas consistentes, sobretudo inserindo elementos de economia de mercado no sistema estatal, sem ameaçar o poder do Partido Comunista Cubano (PCC).

Também promoveu reformas sociais, como uma nova lei migratória que libertou em janeiro os cubanos das permissões de viagem e a autorização desde 2008 para comprar telefones celulares e computadores, assim como para se hospedar em hotéis, que até então eram reservados aos turistas estrangeiros.

Todas estas reformas são migalhas para a oposição, que continua exigindo liberdade de expressão, liberdade de associação e direito à manifestação perante um regime que considera todo opositor um "mercenário" pago pelos EUA --país que mantém um embargo financeiro contra a ilha há mais de 50 anos.

Fidel governou o país por 49 anos e reapareceu no domingo na sessão de abertura da Assembleia Nacional, depois de se ausentar repetidamente devido a uma doença grave que sofreu em 2006.


Fonte: Folha de São Paulo

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO OSCAR 2013 SERÁ TRANSMITIDO PELA TNT E GLOBO


A 85ª cerimônia de premiação do Oscar, que acontece neste domingo (24), será transmitida pelas emissoras TNT e Rede Globo. O canal fechado vai começar a transmissão ao vivo a partir das 20h30, com o pré-show mostrando a chegada dos artistas que desfilam pelo tapete vermelho. Já na Globo, que detém os direitos do Oscar para sinal aberto no Brasil, a exibição começa logo após o Big Brother Brasil. Pela primeira vez, a Globo terá um espaço exclusivo no tapete vermelho do teatro, em Hollywood. O correspondente Hélter Duarte mostrará a chegada das celebridades que participam da maior premiação do cinema mundial, em flashes ao vivo, a partir do Fantástico. A transmissão será apresentada por José Wilker e Maria Beltrão.


Fonte: Metro 1

COLISÃO ENTRE DOIS CARROS NA BR-101 DEIXA QUATRO FERIDOS

(foto: Folha da Manhã/  ANI)

Um acidente no km 39 da BR-101, deixou quatro pessoas feridas, uma delas em estado grave, por volta das 11h deste domingo (24/02), próximo à localidade de Ribeiro do Amaro, em Campos dos Goytacazes.

De acordo com informações da Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia, o Fiesta de cor prata e placa HKQ-1321, de Belo Horizonte, em Minas Gerais seguia em direção à Campos quando teria colidido de frente com a lateral do Gol vermelho de placa MTZ-7567, de Vitória, no Espírito Santo e que seguia no sentido oposto, ao tentar entrar em um posto de gasolina, na pista oposta, próximo à praça de pedágio de Guandu.

Com o impacto da colisão, o Gol caiu em um barranco ao lado da pista com sentido norte e o Fista, após rodar na pista ficou atravessado entre o acostamento e a pista, também com sentido norte.

Ambos veículos eram ocupados por um casal que foram socorridos pela ambulância da Autopista e levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM), uma das vítimas em estado grave.

O trânsito chegou a ficar interrompido, mas foi liberado em meia pista. Quem trafega com sentido a Vitória segue pela pista com sentido a campos e quem trafega com destino a Campos, pelo acostamento da mesma pista. Autopista e Policia Rodoviária Federal (PRF), permanecem no local.


Fonte: Folha da Manhã/ Ururau