quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DER E CAPITANIA DOS PORTOS VISITAM ÁREA ONDE SERÁ CONSTRUÍDA PONTE LIGANDO SJB E SFI

(Foto: Secom )
Na manhã desta quarta-feira, 20, uma equipe da secretaria de Obras e Planejamento do município de São João da Barra, recebeu o engenheiro presidente do Norte Fluminense do Departamento de Estrada e Rodagens (DER), Ivan Amaral Figueiredo.

Esta foi a última visita técnica antes do processo de licitação da construção da ponte que fará ligação entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Representantes da Marinha também estiveram no local, para averiguar o fluxo de navegação que garante a segurança.

Na questão ambiental, a obra já tem uma licença prévia do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A secretaria de Pesca do município também já deu o parecer favorável. A certidão de conformidade diz que o local traçado é em zona rural, não possui prédios e casas por perto que impeçam a construção da ponte.

O sargento Neto e o cabo Emerson que atuam na Capitania dos Portos de São João da Barra, acompanhados do engenheiro do DER / Norte Fluminense Ivan do Amaral Figueiredo, o subsecretário de Transporte de São João da Barra Felipe Quintanilha, o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra Adriano Martins e os engenheiros da Secretaria de Obras de São João da Barra Luiz Fernando e Carlos Augusto, visitaram nesta quarta-feira (20/02) o local onde será construída a ponte que ligará os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. 

O encontro foi agendado visando a realização de uma vistoria com o intuito de adquirir subsídios de elaboração de um parecer da Marinha do Brasil / Capitania dos Portos de São João da Barra sobre o ordenamento do espaço aquaviário e segurança de navegação.

“Demarcamos a latitude e longitude do local englobando os dois lados das cabeceiras da ponte, tiramos fotos, fizemos um relatório de toda área vistoriada”, comentou o sargento Neto que reunirá toda a papelada na sede da Capitania dos Portos de onde será emitido o parecer da Marinha dando o aval para construção da ponte.

O engenheiro do DER/Norte Fluminense, Ivan do Amaral, declarou que está aguardando outros pareceres como o do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), da ANA (Agência Nacional das Águas) e de algumas secretarias do município de São João da Barra. “Após essa fase de liberação, que é considerado o último procedimento técnico durante o processo de licitação, vamos realizar, provavelmente, no mês de março uma visita técnica. O objetivo é explicar todo o procedimento de construção da ponte com a presença dos responsáveis técnicos das firmas que concorrerão à licitação”, explicou Ivan.


"É importante ressaltar que o projeto antigo da ponte é de 7 km de viaduto passando em uma área que fica totalmente alagada no período de cheia do Rio Paraíba do Sul e a construção de um dique para substituir determinados trechos seria inviável na questão ambiental".

Ivan ressalta que o projeto atual da ponte é de 1344 metros e não vai interferir em nada na questão do meio ambiente, além disso, a mudança de local de construção da ponte não vai prolongar muito a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, que será aumentará em apenas 4,5 KM.

O engenheiro da Secretaria de Obras Carlos Augusto informou que já foram realizadas as sondagens do terreno para ver o dimensionamento dos pilares e a secretaria Municipal de Pesca já emitiu o Nada Opor. A certidão de conformidade da área informando que o traçado das cabeceiras está em Zona Rural será emitida em breve pela Secretaria de Obras. “O tabuleiro da ponte terá um comprimento de 1344 metros e uma largura de 16,20 metros englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre”, detalhou.


Fonte: Secom PMSJB/ SJB online/ Ururau