A Prefeitura de Campos ainda não confirmou, mas, segundo informações extra-oficiais, chega a 2.400 o número de funcionários terceirizados demitidos na semana passada, o que deverá provocar um impacto na economia local. Segundo a Prefeitura, os concursados irão substituir os demitidos, mas, na opinião de pessoas ligadas ao setor econômico, serão milhares de reais que deixarão de circular por um bom tempo no comércio.
Essa é a opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcelo Mérida, que acredita que esse é um mo-mento de transição, mas que será resolvido dentro de poucos meses. “Impacto na economia sempre vai acontecer, mas acredito que não deverá interferir tão seriamente nos negócios dos comerciantes locais. Esse é um momento transitório, que em pouco tempo poderá ser solucionado”, informou Mérida.
O secretário municipal de Governo, Suledil Bernardino, informa que os dispensados estão sendo substituídos por concursados, na mesma proporção. “Se houver diferença para mais ou para menos, é muito insignificante. O funcionário estatutário tem margem de segurança maior, portanto, poderá fazer uso de crédito na praça, contribuindo para o movimento da economia local”, disse Suledil.
Concurso — Ano passado, a Prefeitura realizou concurso para 1.028 vagas. Primeiro, as provas foram marcadas para abril, mas acabaram suspensas depois de uma série de irregularidades no dia da realização.
Também em 2012, mais de mil pessoas (número também não oficial) foram dispensadas da Prefeitura. Elas foram contratadas através do Reda no período, segundo entendimento da Justiça, pré-eleitoral. Ação movida pelo advogado José Paes Neto questionou a contratação e, com parecer favorável do Ministério Público, a Justiça suspendeu todos os contratos.
Fonte: Jane Ribeiro/ Folha da Manhã