sábado, 23 de fevereiro de 2013

PACIENTES SÃO AMONTOADOS EM CORREDORES DE CENTRO PSIQUIÁTRICO EM CAMPOS

(foto: Folha da Manhã/ ANI)

O Jornal Nacional exibiu na noite de sexta-feira (22), reportagem sobre as condições desumanas dos pacientes dos CAPS - Centro de Atendimento Psiquiátrico - da prefeitura de Campos.

A denúncia foi feita por um irmão de uma paciente, que, com o telefone celular revelou imagens da maior degradação humana. Homens e mulheres doentes se amontoam nos corredores e fazem suas refeições com os pratos nas mãos. Na unidade não há água filtrada.

Entrevistado, o secretário de Saúde de Campos, Geraldo Venâncio, disse que desconhecia a realidade do CAPS e já designou um assessor para fazer no Centro os reparos necessários, a partir da próxima segunda feira, 25.

REPORTAGEM DO JN

Pacientes que deveriam receber tratamento psiquiátrico no norte do estado do Rio estão amontoados nos corredores da unidade de saúde. A denúncia está na reportagem de Rildo Herrera.

As imagens feitas com uma câmera escondida no vídeo ao lado mostram os problemas mais graves no Centro de Atenção Psicossocial de Campos, no norte fluminense, o CAPS.

Para chegar a um dos quartos, o funcionário precisa passar por cima dos internos deitados no corredor. As poucas camas de solteiro e colchonetes são divididos pelos pacientes.

Na hora do almoço, todos comem com os pratos sobre as pernas. O produtor do Jornal Nacional foi até a cozinha e pediu um copo d’água.

Homem: Nós não temos água filtrada, mas...
Mulher: Nós aqui temos muita "farta".
Produtor: Farta?
Mulher: Farta tudo, bastante coisa.

Foi o irmão de uma paciente quem denunciou as péssimas condições do centro. "Eu me sinto numa situação muito humilhante vendo a minha irmã e outros doentes mentais sendo tratados como animais em uma instituição que se diz que é para recuperar pessoas. Pelo contrário, eles tratam as pessoas como bicho. Dormem no chão, comem no chão e não tem dignidade humana nenhuma".

Os CAPS foram criados há pouco mais de dez anos para humanizar o atendimento às pessoas com transtornos mentais, evitando as internações em hospitais psiquiátricos. A verba para a manutenção dos centros é enviada pelo Governo Federal a estados e municípios, que são os responsáveis pela administração das unidades.

O psiquiatra Francisco Carlos Rodrigues ficou chocado com as imagens, que considerou absurdas: "O atendimento diário é para que o paciente recupere a capacidade dele viver socialmente sem tratamento fica meio difícil. Uma situação, o cara fica deitado no chão. Como que ele está melhorando? Se esta instituição atende desta forma, ela está nos padrões de 1970, 1980".

A Secretaria de Saúde de Campos administra quatro unidades, mas o secretário, Geraldo Venâncio, diz que desconhecia a situação: “Na segunda-feira, nós vamos intervir com um colega clínico, especialmente o sub-secretário vai permanecer lá até que esses reparos sejam feitos a partir de segunda-feira de manhã”.


Fonte: Blog Fernando Leite/ JN (G1) / Folha da Manhã