sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CORDÃO DO BOLA PRETA ABRE O CARNAVAL SANJOANENSE


(Arquivo Carnaval 2012/ foto: Ralph Braz)

A tradição de começar o carnaval na sexta-feira mais uma vez se cumpre em São João da Barra. Na abertura oficial, marcada para 20h30, muita diversão já está garantida. Desfile do rei Momo junto à rainha e musa do carnaval, Bandinha 2001, blocos de embalo e o Cordão do Bola Preta são os grandes acontecimentos da noite que dá início ao melhor carnaval do interior do estado.


O Cordão do Bola Preta invade a avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, que nos dias de folia se transforma na avenida do samba, à 0h. A banda vai percorrer toda avenida em cima do trio elétrico e em seguida toma o palco para continuar comandando a festa até às 2h, quando a banda TB-6 assume a folia. Tradicional no carnaval carioca, esse é o segundo ano que o Cordão do Bola Preta abre o carnaval sanjoanense.

Foi um grande sucesso a participação do Cordão do Bola Preta no carnaval do ano passado. A pedidos, estamos trazendo outra vez o bloco com a certeza de que teremos outra abertura animada e contagiante, comentou Flávio Raposo, secretário de Turismo.


Cordão do Bola Preta – O Cordão do Bola Preta foi fundado em 1918 por um grupo de amigos e é o mais antigo bloco de rua do carnaval carioca. Em 2011 se tornou o maior bloco carnavalesco do mundo, arrastando dois milhões de pessoas pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Tradicionalmente, sai no sábado de carnaval, partindo da Candelária até a Cinelândia. O uniforme oficial é uma roupa branca com bolas pretas e a Marcha do Cordão do Bola Preta, composta por Vicente Paiva, é a música do bloco: “Quem não chora, não mama, segura meu bem, a chupeta. Lugar quente é na cama ou então no Bola Preta. Vem pro Bola, meu bem, Com alegria infernal! Todos são de coração! Todos são de coração foliões do carnaval”.

A banda que acompanha o Bola Preta foi criada em 1960 pelo maestro Sodré. Após seu falecimento, os Maestros Arquimedes, Dino e Quintanilha assumiram o comando. Hoje, o posto pertence ao Maestro Carlinhos. A banda é composta por 26 músicos que anima a folia com as tradicionais marchinhas de carnaval.


Fonte: Secom / PMSJB