terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PAIS JOGAM "CARA OU COROA" PARA DOAR RIM AO FILHO DOENTE

(Foto: The Sun)

Cara ou coroa é um jogo de sorte que costuma decidir, no máximo, quem dá a saída de bola num jogo de futebol. Pois em Birmingham, na Inglaterra, decidiu a vida de uma criança. Foi jogando uma moeda para o alto que Kiran e Muntzair Younis decidiram quem iria doar um rim para salvar o filho Adam, segundo o jornal inglês “The Sun”.

A criança nasceu com síndrome nefrótica congênita, que paralisou a filtragem do sangue e o fez ter que retirar o rim esquerdo com apenas nove meses de idade. Os médicos não davam mais do que 1 ano e meio de vida para Adam, mas ele seguiu firme. Até que em junho de 2011 seu rim direito também teve que ser retirado. Foram seis meses de hemodiálise, até que os pais tiveram que tomar uma decisão para realizar o transplante que salvaria a vida do menino:

— Nós estávamos fora do hospital e os médicos deram-nos um prazo para decidir quem iria doar. Nós discutimos sobre isso e chamamos a minha mãe, que disse para jogarmos uma moeda para o alto. Meu marido atirou-a. Foi como em câmera lenta, eu estava pensando “Por favor, Deus, que seja eu” — declarou Kiran Younis.

Mas o vencedor do cara ou coroa, além de Adam, foi o pai. Muntzair Younis doou um dos seus rins para o filho e largou o emprego em um restaurante só para cuidar dele.

— Como um pai, eu queria ser o único a ajudar. Estou muito orgulhoso dele — disse Muntzair, que tem mais dois filhos com Kiran.

Hoje com quatro anos, Adam começou a ir para a escola em setembro do ano passado e pintou um desenho comovente chamado “Do meu papai”, que será exibido no Hospital Infantil de Birmingham para celebrar os seus 150 anos.

— Já nos disseram que Adam pode precisar de um transplante no futuro, então eu sei que sou eu quem jogo — completa a mãe do menino, Kiran.


Fonte: Extra