segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LISTA DOS VENCEDORES DO OSCAR 2013

Daniel Day-Lewis vence Oscar de melhor ator por 'Lincoln' (Foto: AFP PHOTO/Robyn Beck)

Como Affleck não estava no páreo do prêmio de melhor diretor, o Oscar da categoria acabou nas mãos do taiwanês Ang Lee” por “As aventuras de Pi” (“The life of Pi”). Entre todos os concorrentes ao prêmio de melhor filme, a produção de US$ 120 milhões baseada em romance de Yann Martel, é o longa de maior rentabilidade na bilheteria. Sua receita mundial: US$ 583 milhões. Sobraram ainda para o filme os troféus de melhor fotografia (do chileno Claudio Miranda), trilha sonora e efeitos especiais, o que fez dele o mais premiado da noite, com quatro vitórias.

Ben Affleck recebe o Oscar de Melhor Filme por 'Argo' (Foto: AFP PHOTO/Robyn Beck)

Recordista de indicações, concorrendo em 12 frentes, “Lincoln” teve que se contentar com duas láureas, a de melhor ator (esperadíssima) para o inglês Daniel Day-Lewis, e a de direção de arte (design de produção). A melhor atriz, como esperado, foi Jennifer Lawrence, de “O lado bom da vida” (“Silver linings playbook”), que tropeçou ao subir ao palco para receber o prêmio.

Na seara dos coadjuvantes, o australiano Christoph Waltz foi premiado por seu desempenho no faroeste “Django livre” (“Django unchained”), que trouxe ainda para Quentin Tarantino a estatueta de melhor roteiro original. Já Anne Hathaway foi oscarizada por “Os miseráveis” (“Les misérables”), o bem-sucedido musical de Tom Hooper, que ainda venceu nas categorias maquiagem e mixagem de som.

Pela sétima vez desde que Oscar de melhor longa de animação foi criado, em 2002, a categoria contemplou o estúdio Pixar, parceiro da Disney, laureado desta vez por “Valente” (“Brave”). É incomum a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deixar passar empates. Mas este ano foi aberta uma exceção. Na categoria melhor edição de som, foram laureados “007 - Operação Skyfall” e “A hora mais escura”. O longa de James Bond ganhou o prêmio de canção por “Skyfall”.

Veja a lista com os vencedores do Oscar 2013

Filme: “Argo”, de Ben Affleck

Diretor: Ang Lee (“As aventuras de Pi”)

Atriz: “Jennifer Lawrence (“O lado bom da vida”)

Ator: Daniel Day-Lewis (“Lincoln”)

Atriz coadjuvante: Anne Hathaway (“Os miseráveis”)

Ator coadjuvante: Christoph Waltz (“Django livre”)

Roteiro original: “Django livre”

Roteiro adaptado: “Argo”

Filme estrangeiro: “Amor”, de Michael Haneke (Áustria)

Fotografia: “As aventuras de Pi”

Montagem: “Argo”

Figurino: “Anna Karenina”

Maquiagem e penteado: “Os miseráveis”

Documentário: “Searching for Sugar Man”, de Malik Bendjelloul

Longa de animação: "Valente", de Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell

Efeitos especiais: “As aventuras de Pi”

Trilha sonora: “As aventuras de Pi”

Canção original: “Skyfall”, de “007 — Operação Skyfall”, de Adele

Direção de arte (Design de produção): “Lincoln”

Curta-metragem de ficção: "Curfew", de Shawn Christensen, “Paperman” (animação) e “Inocente”, de Sean Fine e Andrea Nix (documentário)

Mixagem do som: “Os miseráveis”

Edição de som: “007 — Operação Skyfall” e “A hora mais escura” (empate)


Fonte: O Globo