(UENF) |
Preocupado com os graves problemas decorrentes do processo de salinização das águas superficiais da região, provocada por obras do canal do estaleiro do Porto do Açu, nessa quarta-feira o presidente da OSX, Dr. Carlos Eduardo Bellot esteve na Uenf para uma importante reunião com o chefe do Laboratório de Ciências Ambientais Prof. Carlos Eduardo de Rezende. Durante o encontro, o Dr. Carlos Bellot deixou claro o seu comprometimento em atacar de frente o problema e gerar as condições necessárias para que haja uma transformação nos procedimentos atuais, registrando que foi a Uenf para poder discutir pessoalmente as questões ambientais que afetaram os ecossistemas aquáticos da região e obter outras informações que possam subsidiar futuras tomadas de decisão.
(Prof. Carlos Rezende, da Uenf, e Carlos Bellot, pres. da OSX / foto: fmanha) |
A disposição do Dr. Bellot representa um avanço na postura do grupo EBX diante das questões ambientais que envolvem a construção do complexo portuário no Açu.
Enfrentando o problema de frente, o CEO da OSX mostra que venceu a razão e a seriedade. Decisões desse porte, tomadas por um executivo tarimbado como Bellot, certamente não aconteceriam sem aval do big boss da EBX, Eike Batista.
Diante dessa abertura e avanço, abre-se a perspectiva que também se passe a reverter o principal impacto do projeto, a forma das desapropriações.
REUNIÃO dia 26
O encontro na Uenf foi o primeiro passo para uma determinante reunião marcada para o próximo dia 26, entre o presidente da OSX, Dr. Carlos Eduardo Bellot, técnicos da empresa, e representantes da Uenf, USP e UFRJ. Quando será formado um grupo para identificar as áreas sob influência da salinização, para combater seus efeitos e evitar que o problema se espalhe pelas águas superficiais da região.
Fonte: Blog Esdras (Folha da Manhã)