quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BENTO XVI ENCERRA SEU PAPADO



Bento 16 deixou o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília) desta quinta-feira (28), encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início às 20h no horário local.

No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida. Aconvocação formal para os cardeais eleitores se dirigirem a Roma será feita amanhã.

Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem.

Pela manhã, Bento 16 se reuniu com os cardeais presentes em Roma para se despedir. Na ocasião, ele prometeu obediência ao seu sucessor.





Ao chegar à residência de verão papal de Castel Gandolfo, Bento 16 agradeceu da sacada de seus aposentos à multidão de fiéis que foi até o local recepcioná-lo. Sob aplausos, Bento 16 disse que era grato pelo afeto e carinho recebidos.


"Estou feliz por estar com vocês e da vossa simpatia que me fazem muito bem, obrigado pela vossa amizade, vosso afeto", afirmou Bento 16 ao dirigir algumas poucas palavras ao público estimado, inicialmente, em cerca 7.000 fiéis.




"Esse dia meu é diverso daqueles outros. Eu sou ainda pontífice, mas, depois das 20h [horário local] não sou mais", disse.

Ele acrescentou ainda que irá trabalhar pelo bem comum com "todas as suas forças": "Vamos à frente pelo bem da Igreja, pelo bem de todos". Antes de se retirar, ele deu a benção aos fiéis presentes.


Fonte: UOL